Pular para o conteúdo principal

Destaques

Observando Estrelas

As estrelas continuavam brilhando no céu, mas não conseguia alcançá-las. Havia encontrado uma estrela tão brilhante, mas quando tentou aproximar a visão, percebeu que ela já estava ao lado de outra estrela. Entre a surpresa e o choque, logo tentou se esquecer do que havia visto: era a única coisa que restava a fazer. A empolgação inicial de encontrar estrelas dera espaço a uma certa preguiça misturada à letargia. Sabia que elas estavam em algum lugar, bastava o tempo certo para que elas aparecessem, mas já não se sentia tão confiante em sua busca e pensara que ter ficado preso o suficiente em outros formatos estava atrapalhando seus êxitos. Queria uma estrela que servisse como uma musa, algo praticamente impossível de encontrar, mas que sabia que estava ali em algum lugar esperando por ele. Talvez as expectativas fossem altas e irreais, mas depois de se queimar e gelar pela realidade era tudo o que precisava. Estrelas, novas, brilhantes, estrelas que ainda não haviam tocado seu coração...

Resenha: Sombras e Nefastos – Ricardo Bellissimo

Sombras e Nefastos, do escritor Ricardo Bellissimo, é um romance epistolar (história desenvolvida através de cartas) de suspense, em que o leitor é tragado desde a primeira correspondência para um universo de chantagens, mistérios e mortes envolvendo a família Amaral. A obra de literatura nacional contém 120 páginas e foi publicada em 2003, pela Editora Via Lettera.

Livro Sombras e Nefastos, Ricardo Bellissimo
O livro cumpre o que promete em seu título.
Uma história, literalmente, sombria e nefasta.
Tudo começa com uma carta enviada por José Marcos, na qual o personagem acusa sua irmã, Ana Carla, de ter assassinado a própria mãe e ficado com o dinheiro da herança. José Marcos escreve sem pudores e revela um segredo de sua família, o incesto cometido pelo pai e encoberto pela mãe. Ao final da sétima página do livro o autor já fisgou seus leitores, por exemplo, com o trecho: “Uma carta longa sempre é incômoda, principalmente se o remetente for uma pessoa a quem você preferia ver morto”.

À medida que as cartas vão sendo trocadas, o leitor vivencia confissões, chantagens e conhece um pouco mais da personalidade problemática de cada um dos irmãos. Além de José Marcos, descrito como um esquizofrênico e da acidez e sinceridade perturbadora de Ana Carla, a narrativa também envolve o irmão Pedro Henrique, um homossexual marcado pelas sombras de sua família.

As correspondências entre os irmãos narram a obscuridade e podridão de vidas marcadas pelo incesto e silêncio, pela luxúria e dinheiro, pelos desejos e prazeres, pela loucura e solidão, pelo imoral e fetichismo. O leitor fica intrigado e não sabe a que ponto pode confiar ou não no que está sendo narrado. Os conflitos crescem deliciosamente e os personagens expõem suas desconfianças, incertezas e ameaças.

Não é possível ler Sombras e Nefastos sem mergulhar na história, sem sair da própria inércia. Não é o tipo de livro que você consegue ler e ficar indiferente às tragédias contadas. O leitor é empurrado ladeira abaixo nesta confusão familiar, envolvendo questionamentos sobre as mortes de Edgar e Dona Carmem, os pais dos três personagens. Os acontecimentos do passado, as emoções do presente e as preocupações e ambições do futuro dão pistas sobre o que está acontecendo e o leitor se vê em frente aos pontos de vista dos correspondentes, que, aliás, só aumentam ao decorrer do livro.

Entre confusões e revelações, o leitor entra na dança até se ver em um ponto sem saída. É preciso descobrir o que está acontecendo. Personagens desaparecem, morrem, surtam, fogem, traem – e Ricardo Bellissimo consegue conduzir o leitor até o final surpreendente. Do começo ao fim é possível se surpreender com a brutalidade das palavras que ao mesmo tempo em que golpeiam o estômago, a mente e a alma de quem está lendo, provocam uma sensação de catarse.

Sobre o autor – Ricardo Bellissimo nasceu em 1969, na cidade de São Paulo. Escritor, jornalista e historiador. Livros publicados: a novela Libido Siamesa (vencedora do prêmio I Festival de Literatura Universitária, 1998), o romance Sombras e Nefastos (2003), o romance Sufoco (2008) e Negro Amor.

Comentários

  1. Eu já li esse livro, é realmente maravilhoso, um suspense que devemos nos orgulhar de ter sido escrito por um autor brasileiro. Ricardo Bellissimo parece que escreve com uma faca ao invés de uma pena. E é isto o que mais me apaixonou neste romance. Já li tb Sufoco, do mesmo autor, que é outra porrada no estômago. Sua análise, Ben, foi muito sincera e compatível com que eu tb senti ao ler os livros deste autor. Bjs, Patrícia Coutinho (Vitória - ES)

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Fiquei impressionado com a escrita do Ricardo Bellissimo e com a espontaneidade dos personagens, seus conflitos e como eles se aceitam com suas falhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Ben, fiquei interessado em seu blog por causa deste autor, Ricardo Bellissimo, pois acabei de ler outro livro dele, o Negro Amor, que é incrível. Este romance tem inúmeros momentos de drama, de lirismo, de humor negro, e tudo escrito com uma honestidade e contundência absurdas. Fazia tempo que eu não lia um romance tão intrigante, e que me fez rir em muitos momentos, e, confesso, chorar em outros.
    E agora, pela sua resenha, e que gostei muito, quero ler também este Sombras e Nefastos. Deve ser mesmo, como você diz, outra porrada no estômago. Abraços, Fernando (São Paulo – SP)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Fernando! Obrigado pela visita e pelo comentário. Por enquanto só li o Sombras e Nefastos, mas devo começar a ler esta semana Sufoco. Já estou ansioso. Se este é o estilo do escritor, tenho certeza de que vou continuar gostando das outras obras. Abraços

      Excluir
    2. Legal Ben, vou visitar mais o seu blog e até já comprei o Sufoco e comecei a ler ontem mesmo à noite, e o livro já me pegou de jeito. Ao menos o livro é grande e assim vai demorar mais para acabar. Já estou sentindo mais porrada no estômago que vem aí pela frente. Literatura tem que ser assim, incomodar e chacoalhar o leitor da sua zona de conforto. Depois quero apreciar outras dicas literárias suas, já vi q vc tem bom gosto para livros. Abraços!!!

      Excluir
  4. Oi Ben, também amei este livro Sombras e Nefastos. Um raro suspense escrito com forte pulsão narrativa. Eu não conseguia parar de ler, mas também não queria que acabasse. Devorei o livro numa só noite. Li também Negro Amor, do mesmo escritor, e que me deixou igualmente sem fôlego. Muito bom, fazia tempo que não lia um livro que me emocionasse tanto. Adorei descobrir este autor, e agora quero devorar os outros livros de Ricardo Bellissimo que eu ainda não li. Adorei o seu blog e as suas dicas literárias. Bjs, Sylvia Cinara (Rio de Janeiro – RJ)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana