Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Aplicativo: Guia Prático da Nova Ortografia Michaelis

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa entrará em vigor no início de 2016. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais foram as mudanças e para ajudá-las, um aplicativo da Michaelis, do Guia Prático da Nova Ortografia foi disponibilizado gratuitamente para dispositivos eletrônicos da Apple (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android (Smartphones e Tablets).

Bem prático e fácil de usar, o app guia da nova ortografia aborda as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

O guia foi elaborado de acordo com a 5ª edição do “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.

“Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países”, informa.

Entre os tópicos disponíveis no aplicativo estão: Mudanças no alfabeto (reintrodução das letras k, w e y), Trema (abolido, que só usa em palavras estrangeiras), regras de acentuação e uso do hífen.

A Nova Ortografia da Língua Portuguesa é cobrada nas provas de concursos públicos e também é essencial para os profissionais da escrita, como escritores, jornalistas, redatores, tradutores e demais áreas em que o domínio do bom português e o uso correto da linguagem são fundamentais. O aplicativo quebra um galho, estando sempre presente quando rola aquela dúvida sobre, se depois do novo acordo ortográfico, tal palavra é acentuada ou não ou se é separada por hífen, por exemplo.

Apesar de todo o desconforto de quem aprendeu as regras de acentuação e hífen de uma maneira e agora precisa reaprender ou das discussões de linguísticas e professores de Português se realmente vale a pena esta unificação da ortografia da língua portuguesa (escrita), é importante levar em conta de que as novas regras já deveriam estar em vigor desde o dia 1º de Janeiro de 2009 até 2011, mas foram prorrogadas três anos, pela presidente Dilma Roussef.

Enquanto não chegar 2016, as duas normas ortográficas poderão ser utilizadas, porém após o prazo, as determinações serão obrigatórias. Muitos livros, jornais e revistas brasileiros já estão adotando a nova ortografia.

Para quem tiver interesse em baixar o app guia prático da nova ortografia, seguem os links do iTunes e da Google Play.

Não deixe de conferir: Curso Online Grátis – Noções da Reforma Ortográfica

Comentários

Mais lidas da semana