Pular para o conteúdo principal

Destaques

Jessica Jones: Dos Defensores aos Vingadores

SPOILER: JESSICA JONES AMA LUTAR SOZINHA, mas todos heróis trombam com ela. Começaremos em Manhattan, terminaremos na América Latina, Estados Unidos e Rússia; — Jessica Jones, você é uma trapaceira. Você sempre teve muitas vantagens. Permitiram que você cometesse erro atrás de erro. Você não consegue se controlar. Você não tem disciplina. Apenas força bruta! — O que você quer? — Matar você.  — Sei quem você é. Não é um segredo. — Então, você sabe que posso quebrar sua cara? [...] Não preciso da sua ajuda, nem você da minha [...] — Quando você se junta com maníacos, pessoas ao seu redor se machucam. Todo mundo tem sua história: um começo, um meio e um fim. —Jessica Jones, você pensou que poderia salvar o mundo, mas você tem medo de ter falhado. E falhou, porque você não é e nunca será. uma heroína.  — Você ainda é uma heroína se ninguém acredita nisso? — Como se eu desse a mínima para o que os outros pensam de mim...  Leia também: Livro sobre assassinos, serial killers e psicopatas que

Aplicativo: Guia Prático da Nova Ortografia Michaelis

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa entrará em vigor no início de 2016. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais foram as mudanças e para ajudá-las, um aplicativo da Michaelis, do Guia Prático da Nova Ortografia foi disponibilizado gratuitamente para dispositivos eletrônicos da Apple (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android (Smartphones e Tablets).

Bem prático e fácil de usar, o app guia da nova ortografia aborda as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

O guia foi elaborado de acordo com a 5ª edição do “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.

“Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países”, informa.

Entre os tópicos disponíveis no aplicativo estão: Mudanças no alfabeto (reintrodução das letras k, w e y), Trema (abolido, que só usa em palavras estrangeiras), regras de acentuação e uso do hífen.

A Nova Ortografia da Língua Portuguesa é cobrada nas provas de concursos públicos e também é essencial para os profissionais da escrita, como escritores, jornalistas, redatores, tradutores e demais áreas em que o domínio do bom português e o uso correto da linguagem são fundamentais. O aplicativo quebra um galho, estando sempre presente quando rola aquela dúvida sobre, se depois do novo acordo ortográfico, tal palavra é acentuada ou não ou se é separada por hífen, por exemplo.

Apesar de todo o desconforto de quem aprendeu as regras de acentuação e hífen de uma maneira e agora precisa reaprender ou das discussões de linguísticas e professores de Português se realmente vale a pena esta unificação da ortografia da língua portuguesa (escrita), é importante levar em conta de que as novas regras já deveriam estar em vigor desde o dia 1º de Janeiro de 2009 até 2011, mas foram prorrogadas três anos, pela presidente Dilma Roussef.

Enquanto não chegar 2016, as duas normas ortográficas poderão ser utilizadas, porém após o prazo, as determinações serão obrigatórias. Muitos livros, jornais e revistas brasileiros já estão adotando a nova ortografia.

Para quem tiver interesse em baixar o app guia prático da nova ortografia, seguem os links do iTunes e da Google Play.

Não deixe de conferir: Curso Online Grátis – Noções da Reforma Ortográfica

Comentários

Mais lidas da semana