Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas que não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em...

Ebook Grátis: Desbloqueio Criativo: Como Soltar a Imaginação – Ronize Aline

Minha dica do dia para quem lida com a dificuldade de escrever e com o bloqueio criativo é o eBook grátis, Desbloqueio Criativo: Como Soltar a Imaginação, da escritora, jornalista, crítica literária, professora universitária e blogueira, Ronize Aline. O material tem 33 páginas e traz dicas valiosas para escritores iniciantes, redatores, jornalistas ou qualquer profissional interessado em aprender a se expressar melhor através das palavras.

Além da introdução bacana da Ronize Aline, o livro digital está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo intitulado “Esse tal ‘bloqueio de escritor’”, a autora define o bloqueio criativo e cita seis elementos que podem reforçar a sensação incapacitante de escrever, como as atividades mentais repetitivas e os conteúdos repetidos.

Já no capítulo dois “Arrumando a casa (e a mente)”, Ronize explica algumas atividades desbloqueadoras para combater o bloqueio do escritor e otimizar o processo criativo, dividindo-as em seis componentes (cada um correspondendo a cada um dos elementos citados no capítulo anterior). Uma das dicas é: “... Experimentar outras atividades mentais, dessa forma seu cérebro é obrigado a sair da zona de conforto e encarar novos desafios”. Além das atividades, a escritora sugere 16 ações desbloqueadoras, desde atitudes simples como mudar a rotina até a importância de saber relaxar, para evitar o esgotamento mental.

O terceiro capítulo é voltado para as técnicas contra o bloqueio criativo. São 10 técnicas que podem ser praticadas diariamente, por pelo menos 15 minutos, para que o escritor possa exercitar o seu músculo da escrita, entre elas estão duas que eu gosto bastante: Escrita Livre (Escrever o que vier à mente, mesmo que não faça sentido) e a Livre Associação de Ideias (o termo é autoexplicativo). Essas técnicas de escrita criativa (creative writing) são bem sucedidas e procuradas nos cursos de escrita de ficção e de não ficção ministrados no Brasil e em outros países, sendo uma alternativa interessante praticá-las para quem está sem condições de pagar cursos profissionalizantes para escritores, visto que nesta parte mais vale o esforço de quem está tentando aprender (a parte prática) do que o conteúdo teórico.

“Estimulando o fluxo criativo” é o título do último capítulo do ebook e o que mais me cativou, pois já tinha noção dos outros conteúdos. Nesta parte do livro a autora deixa algumas recomendações e compartilha exercícios de Writing Prompts Criativos, abordando diferentes elementos da narrativa, como situações desafiadoras, desenvolvimento de diálogos, conflitos para os personagens e continuação de uma história. No total são 40 exercícios de Writing Prompts, 10 para cada um dos elementos.

Gostei tanto do ebook da Ronize Aline que só ter o material no meu computador não foi o suficiente. Imprimi o texto com as dicas, exercícios e técnicas de escrita criativa, para sempre que lidar com o maldito bloqueio criativo ter algum referencial do que fazer, além de fazer minhas próprias anotações e sublinhar os trechos importantes. Alguns dos exercícios eu praticava de maneira natural, outros que descobri podem fazer toda a diferença e vão me ajudar muito!

Nem preciso dizer que recomendo o livro, não é? Levando em conta que o conteúdo do ebook é ministrado em cursos e livros impressos e que a autora disponibilizou gratuitamente, nós, leitores, devemos ser muito gratos à Ronize Aline pelo material. Fica aqui a minha gratidão à colega escritora, jornalista e blogueira.


Bônus: No blog da Ronize Aline também tem um diagrama bacana para criação de plot, ajudando a planejar contos e romances levando em conta elementos de transformações dos personagens, como surgimento dos conflitos, clímax, resolução. Vale à pena fazer o download. Eu mesmo já salvei o arquivo no meu computador e devo imprimir em breve.

Como baixar o eBook Desbloqueio Criativo, da Ronize Aline? É fácil! Basta acessar o blog da escritora e se inscrever para receber as atualizações por e-mail. Quanto à Matriz de Plot, também gratuito, para baixar é preciso realizar um pagamento social (escolher uma das redes sociais para compartilhar o arquivo como pagamento: Facebook ou Twitter).

No link a seguir você encontra os dois conteúdos: http://www.ronizealine.com/recursos-gratuitos/

Foto: Sandro Torres / Divulgação.
Sobre a autora – Ronize Aline é autora dos livros infantis O Dono da Lua, publicado pela Editora Escrita Fina, em 2012 e Anete, nariz de chiclete, também publicado pela Escrita Fina, em 2013. Tem mestrado em Relações Internacionais pela PUC-RJ, doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, é redatora freelancer, preparadora de originais de livros para editoras e professora do curso de Comunicação Social.

Aproveitem o livro online grátis! E se gostarem da dica, não deixem de compartilhar o meu blog e o da Ronize Aline com seus colegas (interessados em Literatura ou escrita em geral) para que possamos trazer mais novidades! Abraços ;-)

Mais lidas da semana