Pular para o conteúdo principal

Destaques

Quem Matou Sara?: Série mexicana da Netflix prende a atenção do início ao fim

Para quem está procurando uma série de vingança, segredos e muitas reviravoltas, Quem Matou Sara? (Who Killed Sara?/¿Quién mató a Sara? ) é uma ótima indicação. A série mexicana foi produzida pela Perro Azul para a Netflix , criada por José Ignacio Valenzuela e com episódios dirigidos por David Ruiz e Bernardo de la Rosa . Se você gosta de séries com personagens complexos e situações dramáticas, sem abrir mão da ação, como Revenge, How To Get Away With Murder e The Sinner, Quem Matou Sara? Vai te conquistar do primeiro até o último episódio da primeira temporada e te deixar com gostinho de quero mais ao conferir uma prévia do que vem na próxima temporada. Depois de 18 anos na prisão por um crime que não cometeu, Alejandro Guzmán (Manolo Cardona) passou anos se planejando para o dia em que saísse e começasse sua jornada à procura da verdade e da justiça: se vingar do real culpado pela morte de sua irmã e daqueles que traíram sua confiança. Entre sua luta no presente para encontrar in

eBook do Curso: Escrevendo Ficção (Gotham Writer's Workshop)

Aqui estou eu, mais uma vez, trazendo uma dica de leitura para quem tem interesse em aprender mais sobre a arte da escrita. Minha recomendação do dia é o eBook Escrevendo Ficção, do Gotham Writer’s Workshop, traduzido para o português pelo autor Henry Alfred Bugalho. O conteúdo do livro digital foi um curso online de escrita de ficção, divulgado na Barnes & Nobles, em 2006.

Já li muitos livros sobre escrita de ficção, e poucos foram tão diretos quanto este material do curso. São 8 lições para quem deseja aprender e desenvolver a arte de escrever narrativas de ficção.

Só pelos títulos, dá para ter noção do conteúdo ministrado: A Verdade sobre Ficção; É quem você conhece; O método composto para criação de personagens; Usando perfis para conhecer seus personagens; Como revelar ao contar; Como revelar ao mostrar; A história é uma busca e Mais elementos da ficção.

Confira abaixo alguns dos tópicos discutidos ao longo do curso e que podem ser refletidos:

– Razões para Ler: Por que gostamos tanto de ler ficção?

– Personagens: Quando pensamos num livro, nos lembramos mais dos personagens ou da trama?

– Método de Composição de Personagens: Como criar seus personagens? De onde tirar ideias para construir seus perfis? O eBook traz uma lista bem bacana com informações que podem ser preenchidas pelo escritor para aprofundar o seu protagonista ou personagem redondo.

– Contar e Mostrar: Existe diferença entre contar (tell) ou mostrar (show)? Como revelar o seu personagem?

– Desejos e Conflitos: O que move o seu protagonista? Quais são seus obstáculos internos e externos?

– Ponto de Vista: Quem está narrando a história?

O eBook possui 110 páginas. Ao longo das lições, o leitor encontra uma visão geral, qual o tempo sugerido para completar a lição, os objetivos, atividades de reflexão e de escrita (para colocar em prática o que foi aprendido).

Levando em conta que o ebook é gratuito e foi o conteúdo de um curso, ele pode ser trabalhado bem – é claro, depende do interesse de quem está tentando aprender. É o tipo de material que se você for um escritor iniciante, é recomendável responder cada uma das atividades e analisar os elementos da ficção ensinados quando for ler um livro ou até mesmo quando for escrever o seu próprio conto ou romance.

Download: eBook – Escrevendo Ficção (Gotham Writer’s Workshop) - PDF

Encontrei este ebook, recomendado no blog Escriba Encapuzado, no qual o autor T. K. Pereira traz algumas dicas para escritores iniciantes. Além deste, ele recomenda outros quatro livros gratuitos. Então, se você tiver interesse, clique aqui!

Se gostou do post, comente e/ou compartilhe, para que eu possa continuar trazendo novidades para você sobre o universo da literatura, criação literária e ebooks gratuitos. Não custa nada ;-)

Confira abaixo alguns posts publicados aqui no Blog do Ben Oliveira com materiais gratuitos sobre Escrita Criativa:

Escrita: Ebook de Técnicas para combater o Bloqueio Criativo

Escrita Criativa - Importância dos parágrafos iniciais

Curso Online Grátis de Escrita Criativa

Guia de Primeiros Socorros para o Escritor Iniciante – Cristina Lasaitis

Comentários

  1. Adorei o seu blog, ótimas dicas! Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara! É sempre uma alegria grande receber visita, principalmente acompanhada de comentário... Assim dá para saber onde estou acertando ou errando.
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas. Qualquer sugestão, dúvida, só comentar.
      Abraços

      Excluir
  2. Ben, tb gostei do conteúdo. Continua, por favor...terias como colocar o curso completo Escrevendo Ficção pq não foi encontrada a página..obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nara! O Curso continua disponível no link do post.
      https://pt.scribd.com/doc/60211431/Escrevendo-Ficcao-com-Gotham-Writer-s-Workshop

      Ou esse: http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/3101353.pdf

      Abraço.
      Grato pela visita e boa leitura!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana