Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

6 Filmes de Terror inspirados nos Casos Paranormais investigados por Ed e Lorraine Warren

Se você gosta de filmes de terror, provavelmente já assistiu algum inspirado nos casos de Ed e Lorraine Warren, o casal de especialistas em espíritos, demônios e fenômenos sobrenaturais. Ele e a mulher fundaram em 1952 a The New England Society for Psychic Research, com o propósito de investigar assombrações e ao longo dos anos, já pesquisaram mais de 10 mil casos de atividades paranormais. Ed Warren morreu aos 79 anos, em 2006, mas Lorraine Warren continua viva e, às vezes, concede entrevistas sobre as adaptações cinematográficas de seus relatos.
Ed e Lorraine Warren investigaram milhares de casos de atividades paranormais que inspiraram filmes de terror. Foto: Divulgação / Warrens.

Quando Ed estava vivo, ele e Lorraine Warren realizaram palestras sobre demonologia e atividades sobrenaturais em diversos lugares, construindo sua fama nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália. Entre os inúmeros casos investigados pelos investigadores paranormais estava o caso do Horror de Amityville, adaptado para o cinema em 1979 (entre várias sequências), 2005 (remake) e 2012 (documentário).

Leia também: 11 Livros sobre fenômenos paranormais investigados por Ed e Lorraine Warren



Lorraine Warren não só afirmou ser real o casa de Amityville, como já divulgou para a mídia que na época em que foram ajudar com a necessidade de um exorcismo, ela e o marido quase foram assassinados. Segundo informações do site The Demonologist, Lorraine disse que eles encontraram um verdadeiro espírito da perdição que conhecia todas suas vulnerabilidades e foram atrás deles, tentando arruinar suas vidas, mesmo após o fim do caso Lutz.
O Museu dos Warren contem centenas de objetos de casos investigados pelo casal. Foto: Divulgação / Warrens.

O caso de Amityville se tornou conhecido por causa de um livro escrito por Jay Anson em 1977 e do primeiro filme da franquia lançado dois anos depois. O casal George e Kathy Lutz se mudaram com seus filhos para uma casa onde um ano antes havia acontecido o assassinato de 6 membros da família DeFeo pelo filho mais velho Ronald DeFeo Jr, mais tarde condenado pelos homicídios.



Em entrevista ao Badass Digest sobre o filme Invocação do Mal (The Conjuring), em 2013, quando questionada se os casos de atividades paranormais têm aumentado nos últimos anos, Lorraine Warren respondeu que quanto mais velho um lugar, mais tragédias ocorreram e maiores são as atividades fantasmas.

Confira abaixo 6 filmes de terror inspirados nos casos dos Warren:


The Amityville Horror (Horror em Amityville, 1979) 


Após se mudarem para uma casa onde aconteceram terríveis assassinatos de uma mesma família, George, Kathy e seus filhos passam a viver uma forte experiência sobrenatural. As forças diabólicas que ali habitam perturbam a família e todos com quem se relacionam, inclusive o padre Delaney, durante 28 dias. No 28° dia, a família decide tomar uma atitude.


The Haunted (A Casa das Almas Perdidas, 1991)  


Quando a família Smurl se muda para sua nova casa na rua Chase, eles descobrem que o lugar está infestado com três espíritos e um demônio. O demônio quer destruir sua família. Constantemente desesperados, eles tentam pedir ajuda para a igreja que se recusa a fazer um exorcismo. Quando as coisas começam a ficar estranhas demais e eles não sabem o que fazer, eles decidem recorrer a mídia que acaba atraindo uma atenção indesejada.


*Ed e Lorraine Warren visitaram a casa e tentaram ajudar a família Smurl. Como a maioria dos casos, há algumas controversas.

The Amityville Horror (Horror em Amityville, 2005 – Remake) 


A partir do dia 13 de novembro de 1974, a comunidade de Amityville nunca mais iria ser a mesma. Numa enorme mansão da localidade, a polícia depara-se com o cenário mais arrepiante que poderia imaginar: uma família inteira foi assassinada. Passado um ano, a família Lutz muda-se para Amityville. Para a casa dos seus sonhos. Uma enorme mansão da localidade - a mesma onde ocorreram os assassinatos. Vinte e oito dias depois os Lutz saem daquela casa. Fogem de uma morte certa às mãos dos hóspedes indesejados que ainda lá vivem.


A Haunting in Connecticut (Evocando Espíritos, 2009)  


Baseado em fatos reais, o filme relata a história de Sara, uma mulher que se muda com sua família para uma casa onde funcionava uma funerária. Quando seu filho Matt passa a ser atormentado por espíritos do passado, Sara fará de tudo para proteger sua família.


*Lorraine Warren afirmou em entrevistas que era possível escutar sons de correntes.


The Conjuring (Invocação do Mal, 2013) 


Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.


*Ed Warren teve que realizar um exorcismo, mesmo não sendo ‘permitido’ pela igreja, para ajudar a família.


Annabelle (Spin-off de Invocação do Mal, 2014) 


Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.


*A boneca Annabelle verdadeira fica no museu dos Warren, protegida pelo vidro devido ao seu perigo.


Bônus: My Amityville Horror (2012) 


O Documentário conta a historia definitiva e verdadeira da casa mais temida do mundo. Em 13 de novembro de 1974, a casa de número 112 na Ocean Avenue, em Amityville, Nova York tornou-se um lugar temido pelos seus moradores, quando Ronald DeFeo, de 23 anos, matou sua família inteira sob circunstâncias misteriosas. Em Setembro de 1977, tornou-se um lugar temido pelo mundo todo quando o livro de Jay Anson, Horror em Amityville, foi publicado (e mais tarde adaptado para a popular série de filmes), trazendo à casa fama internacional e acesso imediato ao mundo das histórias sobrenaturais. Nem tanto por causa dos assassinatos de DeFeo, mas pela história do que aconteceu com a próxima família que moraria lá, um ano após o massacre. A família Lutz.


*O documentário mostra a casa de Ed e Lorraine Warren, onde fica o museu do casal de demonologistas e uma breve entrevista com a mulher.

Gostou das dicas? Qual dos filmes de terror acima você mais gostou? Comente e compartilhe o post! 

Comentários

  1. Adoro filmes de terror e depois de muitos anos sem encontrar um que me fizesse de fato sentir aquele arrepio na espinha foi lançando a alguns anos atras invocação do Mal, na minha opinião o melhor filme de terror da decada. A historia do trabalho dos Warren é fantastica e eu so conheci depois de assistir o filme. Adorei a postagem, sempre que tiver boas indicações de filmes de terror poste pra gente. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Concordo contigo. Gostei muito de Invocação do Mal e considero um dos melhores de terror dos últimos anos. Por terem sido inspirados em fatos reais, os filmes acabam sendo mais assustadores. Fico feliz que tenha gostado dos posts. Pode deixar, que tem mais novidades vindo por aí.
      Abraços

      Excluir
  2. serio,nao vejo a hora de assistir invocação d mal 2,claro que fico morrendo de medo ,mas por eles serem baseados em fatos reais me deixam ainda mais curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayna!
      Obrigado pela visita. Também estou bem ansioso. Falta pouco para a estreia de Invocação do Mal 2.
      Grato pelo comentário ;)

      Excluir
    2. Eu assisti ontem a estréia, e gente, melhor filme, a qualidade é ótima, foge dos clichês. É muito bom mesmo, super recomendo.

      Excluir
    3. Estou louco para assistir Invocação do Mal 2!
      Assim que der, vou ao cinema :D

      Excluir
    4. Eu assisti hoje e posso garantir que ta muitooooo bom Invocação do Mal 2, outro filme que considero atual e ja assisti ate sua segunda edição e gostei, foi o filme Sobrenatural.

      Excluir
  3. Poxa, é muito bom poder compartilhar essa emoção com pessoas que gostam de terror como eu, não consigo explicar o estado de euforia que fico quando assito invocação do mal, vejo repetidamente inumeras vezes e não me canso,VI recentemente o invocação do mal 2 que que concerteza subiu ainda mais em meu conceito, estou maravilhada com a competência do james van, dos atores e de toda a equipe, sou fã doentia de filmes de terror e tenho todo um carinho especial pelo "Invocação do mal" obrigada por me fazer sentir plenamente impressionada com as Cenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Muito obrigado pela visita.
      Adoro filmes de terror. Ainda não assisti Invocação do Mal 2, mas já estou com meu ingresso.
      Abraços

      Excluir
  4. Man eu já assisti muitos filmes de terror invocação do mal é muito bom e a história do casal Ed e Lorraine Warren é muito legal abraço aí man

    ResponderExcluir
  5. Esse comentário q tá unknown é meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João!
      Fui assistir Invocação do Mal 2 hoje... Que filme maravilhoso!
      Obviamente ficcionalizaram o caso e jogaram várias outras referências de filmes de terror, mas o produto final ficou magnífico. Se você gosta dos Warrens, saiba que já foi lançado um livro sobre eles no Brasil e será lançado outro em outubro. Os dois foram divulgados aqui no blog. Depois dá uma procurada!
      Também tem uma lista de livros que contam alguns dos casos investigados por eles.
      Abraço. Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Amei invocação do mal foi um dos melhores filme de terror que já assisti não vejo a hora de vê o 2,já vi outros filmes deles mais esse foi o melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo Invocação do Mal é ótimo! Gostei muito. Fiquei todo arrepiado no cinema. Ansioso para assistir A Freira e a possível sequência de Invocação do Mal.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Incrível... adoro filmes de terror... já assisti muitos durante a noite... o único que nao consegui assistir por medo mesmo e invocação do mal 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invocação do Mal 2 é muito bom! Estou ansioso para assistir ao terceiro filme.

      Excluir
  8. Olá amigo,eu sou fã por filmes baseados em fatos reais e principalmente sendo filmes de terror, "O Ritual" é um bom filme de terror.Mas, Invocação do mal 1 e 2 são os meus favoritos, agora vamos aguardar o terceiro filme em 2018. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ritual é bem nostálgico! Também gostei.
      Ansioso para a estreia de Invocação do Mal 3.
      Abraço

      Excluir
  9. Amo filmes de terro baseado em fotos reias. Espíritos demônios o sóbrio e o sobrenatural me fascina......

    ResponderExcluir
  10. Gente o caso mostrado no filme Sobrenatural💕tbm foi investigado por eles?

    ResponderExcluir
  11. Gente o caso mostrado no filme Sobrenatural💕tbm foi investigado por eles?

    ResponderExcluir
  12. parar de beber foi ótimo para mim hoje consigo dedicar mais tempo a mim mesma, inclusive para assistir filmes de terror que eu gosto muito e fazia anos que eu não assistia um que gostasse.

    ResponderExcluir

  13. "The Amityville Horror (1979) stands as a classic in the horror genre, weaving a chilling tale rooted in paranormal terror. With its eerie atmosphere and suspenseful storytelling, this film has left an indelible mark on horror enthusiasts, delivering a haunting experience that lingers long after the credits roll." ||New Jersey Careless Driving Statute||Monmouth County Reckless Driving Attorney

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana