“Vamos nos Desconhecer”. Você respondia não e dizia que era uma ideia ruim. Mas o tempo foi mais forte e quando menos nos demos conta, estávamos em um processo de afastamento e encerramento de ciclo. Não responder também era uma reposta. Não perguntar sobre como o outro estava. Não aceitar os limites do outro. Não entender que estava tudo bem discordar e continuar conversando. A verdade é que a permanência de ninguém está em nossas mãos. Não temos controle sobre quem vai, quem fica, mas podemos lembrar de ao menos termos tentado e as coisas não darem certas. Olhando assim, talvez até parecia que só havia uma tragédia. Mas a verdade era que aprendera com o outro, coisas úteis e também aprendera como não queria ser. Escrevia como uma forma de colocar o luto para fora. Escrevia como quem sabia desde o começo: um dia iríamos nos desconhecer, e não seria uma questão só de escolher, e sim de como a vida era. Havia me deixado mal acostumado. Sempre achando que estaria disponível. Até que...
Filme: Vida de Adulto – Jovem escritora, expectativas e a necessidade de amadurecer
No filme Vida de Adulto (Adult World) lançado em 2013, dirigido por Scot Coffey e roteiro de Andy Cochran, a atriz Emma Roberts interpreta Amy, uma jovem estudante que sonha se tornar uma grande poetisa. A comédia dramática aborda as dificuldades que a jovem escritora enfrenta para ver seus poemas publicados.
Amy tem a escritora Sylvia Plath como inspiração e acredita que pode se tornar uma poetisa famosa. Porém, quando as contas começam a apertar em sua casa e os pais se veem endividados com o financiamento estudantil da filha, eles mandam Amy acordar para a realidade e arranjar um emprego.
Depois de procurar anúncios de empregos nos jornais, Amy começa a trabalhar na Adult World, um sex shop – trocadilho com título e com a trama. A garota faz novos amigos e descobre que as coisas não são tão fáceis quanto ela imaginava.
Frustrada, Amy vê a esperança numa mentoria com o escritor Rat Billings (interpretado pelo ator John Cusack). O poeta é ácido e irônico, mas Amy não está disposta a desistir. O filme revela as dificuldades que muitos jovens têm na hora de fazer uma escolha: continuar dando um tiro no escuro e tentar conciliar um emprego para sobreviver ou simplesmente desistir. De uma forma ou de outra, a mensagem não é nova: o escritor precisa aprender a falhar, a viver e se decepcionar, antes de ter algo realmente bom para escrever.
Entre expectativas, sonhos e decepções, Amy acaba mostrando a importância de não desistir, continuar praticando a escrita, mesmo que o mundo ao seu redor pareça fechar as portas. Amy ainda é virgem e há muitas coisas que não sabe sobre a vida. Neste processo de amadurecimento, ela vai abrindo mais a mente e obtendo novas experiências.
No elenco também estão Evan Peters que interpreta Alex, o jovem com quem Amy trabalha junto e Armando Riesco que rouba a cena no papel de Rubia, uma drag queen que acaba se afeiçoando à protagonista e se tornando amigas.
Um ótimo filme para os jovens sobre a jornada do escritor. Muitas pessoas assistem a muitos filmes e leem livros em que escritores são descritos com glamour e esquecem o caminho de pedras que muitos deles percorrem diariamente. Não é fácil, não é instantâneo. Entre rejeições, solidões e ilusões, Amy descobre que é preciso dar um passo de cada vez e começar por algum lugar.
Assista ao trailer de Vida de Adulto (Adult World):
Gostou da recomendação de filme? Já assistiu? Não deixe de comentar e compartilhar o post! Em breve mais dicas de filmes com escritores.