Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: O Estranho Contato – Kelly Shimohiro

O livro O Estranho Contato, da escritora Kelly Shimohiro, de 208 páginas, foi publicado pela Editora Empíreo, em 2015. A obra de ficção científica se foca no público jovem adulto e conta a história de Ágatha Guiller, uma garota de 19 anos que começa a ter sonhos estranhos e recebe a visita de um misterioso parente que mora no exterior.


O Estranho Contato tem romance Young-adult, mas também tem uma pitada de fantasia e ficção científica. Ágatha, como muitos jovens de sua idade, não tem ideia do que quer para a vida, mas tenta passar a impressão de que tudo está sob controle. Do tédio ela mergulha em um universo de sensações antes desconhecidas, quando se encontra com Tom, e como muitas pessoas apaixonadas, sua perspectiva sobre as coisas acaba se transformando.

“E a única certeza que tenho é de quem eu quero. Agora, só preciso encontrar o melhor caminho, o mais rápido para estar perto dele. Eu sufoco a cada instante por causa dessa distância. Talvez eu suporte por mais um tempo, talvez não seja o suficiente. Tenho consciência do meu desespero, da minha insanidade e do perigo que me ronda nessa busca. Não me importo com nada disso, só em encontrá-lo. E beijá-lo. E tudo mais o que isso significa...”

Além de Ágatha e de Tom, Fred, o melhor amigo da menina ganha bastante peso na narrativa, principalmente por ser uma das únicas pessoas com quem ela pode conversar sobre os acontecimentos estranhos. Como toda jornada do herói, a heroína tem o seu ajudante, o fiel escudeiro que tenta acompanhá-la o tempo todo, mas tem suas próprias limitações de até quanto realmente pode ajudá-la.

O romance é narrado em primeira pessoa por Ágatha. A linguagem é bem clara e fluída, envolvendo o leitor e o transportando para as aventuras cheias de mistério, segredos e acontecimentos estranhos. A linha entre a fantasia e a ficção científica é bem tênue e apesar do romance ser um dos pontos que se destaca, todas as peças se encaixam e giram ao redor desta estranha relação entre Tom e Ágatha, bem como a trama vai desenrolando e outros personagens também são influenciados e atingidos pelas ocorrências.

A conexão entre Tom e Ágatha é instantânea, mas não tem como falar muito sobre os dois personagens sem revelar demais e acabar tirando a surpresa do leitor. Tom exerce uma influência forte nos sentimentos da menina e como toda história bem amarrada, Kelly Shimohiro fez uma ponte entre todos os eventos, e à medida que viajamos pelos pensamentos, memórias e narração de Ágatha, mais entendemos a teia que mantêm os personagens unidos e também os que os tornam tão diferentes.

“Ele me encara sorrindo, sem se desviar. Sorrio também. Uma sensação nova vai me atingindo aos poucos. É realmente estranho, mas é como se eu estivesse voltando para casa depois de um tempo excessivamente longo. Não me pergunte como, mas eu sabia que coisas extraordinárias podiam mesmo acontecer”.

A história do livro se passa no Brasil, em uma cidade fictícia, e tudo acontece numa velocidade tão rápida, que quanto mais o leitor descobre as verdades junto com Ágatha, mais ele deseja chegar ao fim, mas com aquela sensação de quero mais.

Não fui o único leitor que teve a impressão de que mais aventuras de Ágatha, Tom e Fred vem por aí. Para quem gosta livros de fantasia para jovens, O Estranho Contato me lembrou um pouco o estilo da escrita da Alyson Noël, autora da série Os Imortais. Tudo dá a entender de que este é o primeiro livro e pode ter continuação, pela maneira que a história termina, deixando muitas questões abertas que podem ser exploradas.

“Após séculos de espera, a minha vida começou. É como se eu tivesse vivido até agora em um estado dormente pré-vida, uma espécie de limbo”.

Kelly Shimohiro criou um universo gostoso de se aventurar e ao longo da leitura, dá aquela impressão de que ainda há muitas outras criaturas, personagens e locais que estão aguardando pela chance de serem revelados. O Estranho Contato foi mais uma aposta boa da Editora Empíreo que tem investido em divulgar obras de escritores talentosos e ajudado a oxigenar o mercado editorial nacional.

Sobre a autora – Kelly Shimohiro nasceu em Maringá, no Paraná. Hoje, mora em Londrina. Formou-se em Psicologia e trabalhou mais de uma década conhecendo realidades tão diversas, mundos paralelos que cada pessoa constrói para si. É apaixonada pela literatura desde sempre. E agora, lança seu primeiro romance O Estranho Contato. Também mantém um site literário http://irmasdepalavra.com.br/ (Também é possível comprar o livro através do site das Irmãs de Palavra).

Adicione O Estranho Contato à sua estante do Skoob!  

O livro pode ser comprado no site da Editora Empíreo

Para continuar por dentro das novidades do blog, curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira/ 

Comentários

  1. "Tudo dá a entender de que este é o primeiro livro e pode ter continuação, pela maneira que a história termina, deixando muitas questões abertas que podem ser exploradas." Olha, eu espero que tenha continuação mesmo, porque ser leitora curiosa e terminar com um livro assim não dá! Não pode! hahhaha

    Curti muito.
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postando Trechos,
      Também fiquei curioso! Espero que se tiver continuação, seja publicada logo.

      Beijos! Grato pela visita :D

      Excluir
  2. Oi Ben,
    Gostei bastante dessa capa *--*
    O livro parece ser muito bom, confesso que leria sim (iria demorar um tempo, porque a minha lista está imensa)
    Primeira vez aqui no blog estou adorando :)
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketelyn!
      Muito obrigado pela sua visita. Seja bem-vinda... Espero que volte mais vezes.
      Super te entendo. Estou com uma lista lotada para este início de 2016 :( Mas a gente vai dando um jeito e organizando aos poucos.
      Beijos.

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Ben, muito boa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge!
      Fico feliz que tenha gostado \o\
      Tenho certeza de que a autora também vai se alegrar.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana