Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Algum Dia — David Levithan

Pode o corpo alterar nossa percepção sobre a vida e o amor? E o que acontece quando todo dia mudamos de corpo e ainda assim tentamos manter um relacionamento? Em Algum Dia, do David Levithan, o leitor é levado a conhecer o desfecho da trilogia que encantou pessoas do mundo todo. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Galera Record, em 2020.

Compre o livro Algum Dia (David Levithan): https://amzn.to/3ifWxuE
Algum Dia foi um dos livros mais esperados por muitos leitores, entre eles: eu. Fui com muita expectativa na leitura. Não é que não tenha gostado do romance, mas senti falta de mais envolvimento entre os dois personagens principais. David Levithan nos deixa instigado por mais momentos entre Rhiannon e A, mas a narrativa acaba dando mais destaque para a condição do personagem sem corpo fixo.
"Agora eu sei: o amor não é tão simples. O amor nunca é sobre você dizer a si mesmo que deve fazer alguma coisa e então fazer. Nunca é sobre alguém te dizer que você deve fazer e por isso…

Escritores da Liberdade: Erin Gruwell fala sobre a experiência com seus alunos no TED Talks

Muitos que já assistiram ao filme Escritores da Liberdade (2007) devem se lembrar de uma professora que utilizou o poder da leitura e da escrita para mudar a vida dos seus jovens estudantes, mostrando-os como encontrar sua própria voz através de livros e de diários. O que talvez muitos não se lembrem ou não saibam é que a história foi baseada em fatos reais e se tornou inspiração para que outros professores pudessem transformar suas relações com os alunos em sala de aula e ajudar na formação de cidadãos.

Erin Gruwell Palestra Escritores da Liberdade no TED Talks

Erin Gruwell, a professora e presidente da Fundação Escritores da Liberdade (The Freedom Writers Foundation) participou de uma palestra no TED Talks, em 2011, contando sobre sua experiência em sala de aula no colégio Wilson High na cidade de Long Beach, Califórnia, no qual conheceu adolescentes que não gostavam de ler e escrever, tinham dificuldades de se expressarem e se comportavam violentamente.

A educadora percebeu as dificuldades iniciais e foi adequando suas aulas por meio de uma filosofia educacional que promovia e valorizava a diversidade. Muitos dos alunos tinham um histórico de criminalidade e violência em suas famílias e comunidades e estavam expostos aos conflitos de gangues, detenção juvenil e tráfico de drogas.

Dentro deste contexto de violência, muitos dos jovens perderam sonhos e perspectivas sobre seus futuros, principalmente por verem seus amigos e familiares morrendo, sendo presos, tendo filhos na adolescência e pelas dificuldades de se integrarem com as outras pessoas do colégio por causa do preconceito cultural: muitos eram de famílias de imigrantes e misturavam o inglês com o espanhol (Spanglish).

Inspirados por livros como O Diário de Anne Frank e O Diário de Zlata, ambos ambientados em cenários de guerra e perdas, Erin Gruwell  e seus alunos reuniram os textos e experiências e publicaram no livro The Freedom Writers Diary: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them, o qual se tornou base para o filme Escritores da Liberdade, estrelado por Hilary Swank no papel de Erin Gruwell e produzido pela Paramount Pictures.

Atualmente, o impacto de Erin Gruwell vai além dos seus alunos, ela fundou a Freedom Writers Foundation e ensina professores dos Estados Unidos como implementar planos de aula inovadores em suas próprias salas de aula. Erin é graduada pela Universidade da Califórnia – Irvine e mestrado pela Universidade Estadual da Califórnia de Long Beach e em ambas foi reconhecida pelas suas ações em prol da educação.

Para quem ficou curioso, o vídeo da palestra foi disponível no Youtube pelo TEDx Talks, mas infelizmente não estão disponíveis legendas em português. Assista abaixo ao vídeo TEDxConejo – Erin Gruwell – The Freedom Writers:



E você, já assistiu ao filme Escritores da Liberdade? Gostou da palestra? Comenta!


Comentários

  1. nao tem a palestra legendada nao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Como o vídeo é meio antigo, não tem. Algumas palestras do TED Talks foram traduzidas para vários idiomas... Geralmente, as 'principais'. Outras, infelizmente, não tem.
      Abraço

      Excluir
  2. Impossível não se emocionar e acreditar que é possível mudar a partir de nós mesmos e da nossa perspectiva.
    Especialmente neste momento de desmonte da educação no Brasil,desencadeada pelo golpe de estado há dois anos, eu quero crer que agentes multiplicadores como Erin Gruwell se levante para libertar essa geração tão cativa e alienada.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo; parabéns pelo blog, uma olhada rápida e já estou amando vou seguir nas outras redes e na medida do possível lerei tudo, tudinho.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria de saber onde posso compra o livro, pois so consigo ler livros de fatos reais, e se pode indica outros livros que siga o mesmo conceito. Obrigada desde já 😗

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana