Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autovalidação

Deixar o passado no passado nem sempre era fácil, mas era necessário. Contava os dias na esperança de que tudo ficasse para trás de vez. Os dias pareciam mais longos. A ausência era preenchida com autovalidação. O que parecia fazer sentido antes, agora não era o que precisava. Há pessoas que fazem mais bem do que mal quando decidem se afastar.  Há afastamentos que parecem que vão durar a vida inteira, mas também há quem tenha escolhido simplesmente ficar. Ainda que não fosse imune aos problemas. Ainda que pudesse perder o controle. Ainda que temporariamente deixasse de ser quem ele era. Seria uma questão de parar de procurar nos lugares errados? Seria uma questão de aceitar que as pessoas são diferentes e o que parece tolerável para um, para o outro era muito pesado? Seria uma questão de saber abrir mão? Muitas perguntas que não tinha as respostas. Sabia de uma coisa: quem realmente queria estar perto, conseguia isso, mesmo quando exigia uma mudança no comportamento. De todo modo, ...

Escritores da Liberdade: Erin Gruwell fala sobre a experiência com seus alunos no TED Talks

Muitos que já assistiram ao filme Escritores da Liberdade (2007) devem se lembrar de uma professora que utilizou o poder da leitura e da escrita para mudar a vida dos seus jovens estudantes, mostrando-os como encontrar sua própria voz através de livros e de diários. O que talvez muitos não se lembrem ou não saibam é que a história foi baseada em fatos reais e se tornou inspiração para que outros professores pudessem transformar suas relações com os alunos em sala de aula e ajudar na formação de cidadãos.

Erin Gruwell Palestra Escritores da Liberdade no TED Talks

Erin Gruwell, a professora e presidente da Fundação Escritores da Liberdade (The Freedom Writers Foundation) participou de uma palestra no TED Talks, em 2011, contando sobre sua experiência em sala de aula no colégio Wilson High na cidade de Long Beach, Califórnia, no qual conheceu adolescentes que não gostavam de ler e escrever, tinham dificuldades de se expressarem e se comportavam violentamente.

A educadora percebeu as dificuldades iniciais e foi adequando suas aulas por meio de uma filosofia educacional que promovia e valorizava a diversidade. Muitos dos alunos tinham um histórico de criminalidade e violência em suas famílias e comunidades e estavam expostos aos conflitos de gangues, detenção juvenil e tráfico de drogas.

Dentro deste contexto de violência, muitos dos jovens perderam sonhos e perspectivas sobre seus futuros, principalmente por verem seus amigos e familiares morrendo, sendo presos, tendo filhos na adolescência e pelas dificuldades de se integrarem com as outras pessoas do colégio por causa do preconceito cultural: muitos eram de famílias de imigrantes e misturavam o inglês com o espanhol (Spanglish).

Inspirados por livros como O Diário de Anne Frank e O Diário de Zlata, ambos ambientados em cenários de guerra e perdas, Erin Gruwell  e seus alunos reuniram os textos e experiências e publicaram no livro The Freedom Writers Diary: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them, o qual se tornou base para o filme Escritores da Liberdade, estrelado por Hilary Swank no papel de Erin Gruwell e produzido pela Paramount Pictures.

Atualmente, o impacto de Erin Gruwell vai além dos seus alunos, ela fundou a Freedom Writers Foundation e ensina professores dos Estados Unidos como implementar planos de aula inovadores em suas próprias salas de aula. Erin é graduada pela Universidade da Califórnia – Irvine e mestrado pela Universidade Estadual da Califórnia de Long Beach e em ambas foi reconhecida pelas suas ações em prol da educação.

Para quem ficou curioso, o vídeo da palestra foi disponível no Youtube pelo TEDx Talks, mas infelizmente não estão disponíveis legendas em português. Assista abaixo ao vídeo TEDxConejo – Erin Gruwell – The Freedom Writers:



E você, já assistiu ao filme Escritores da Liberdade? Gostou da palestra? Comenta!


Mais lidas da semana