A importância de escrever para organizar os pensamentos. Escrever ia muito além do mero desabafo no papel, muitas vezes era uma ótima maneira de deixar as emoções fluírem e ver os pensamentos se formando sobre determinados assuntos. Para um escritor, escrever era fundamental como respirar ou beber água, era o que dava fôlego para seguir a vida. Mas mesmo quem não é escritor pode se aproveitar da escrita como uma forma de ajudar na regulação emocional e se tornar mais consciente, era uma ferramenta gratuita e acessível que não substituía a terapia, mas poderia ser complementar, como outras atividades terapêuticas. Era escrevendo que se dava conta do que realmente estava pensando. Era dando forma às palavras que entendia suas próprias contradições e também a necessidade de auto-validação e autocompaixão. Era quando escrevia que se revelava humano: encarava suas forças, mas também entrava em contato com suas fragilidades. Escrevia para lembrar, escrevia para esquecer. Escrevia para dar or...
Escritores da Liberdade: Erin Gruwell fala sobre a experiência com seus alunos no TED Talks
Muitos que já assistiram ao filme Escritores da Liberdade (2007)devem se lembrar de uma professora que utilizou o poder da leitura e da escrita para mudar a vida dos seus jovens estudantes, mostrando-os como encontrar sua própria voz através de livros e de diários. O que talvez muitos não se lembrem ou não saibam é que a história foi baseada em fatos reais e se tornou inspiração para que outros professores pudessem transformar suas relações com os alunos em sala de aula e ajudar na formação de cidadãos.
Erin Gruwell, a professora e presidente da Fundação Escritores da Liberdade (The Freedom Writers Foundation) participou de uma palestra no TED Talks, em 2011, contando sobre sua experiência em sala de aula no colégio Wilson High na cidade de Long Beach, Califórnia, no qual conheceu adolescentes que não gostavam de ler e escrever, tinham dificuldades de se expressarem e se comportavam violentamente.
A educadora percebeu as dificuldades iniciais e foi adequando suas aulas por meio de uma filosofia educacional que promovia e valorizava a diversidade. Muitos dos alunos tinham um histórico de criminalidade e violência em suas famílias e comunidades e estavam expostos aos conflitos de gangues, detenção juvenil e tráfico de drogas.
Dentro deste contexto de violência, muitos dos jovens perderam sonhos e perspectivas sobre seus futuros, principalmente por verem seus amigos e familiares morrendo, sendo presos, tendo filhos na adolescência e pelas dificuldades de se integrarem com as outras pessoas do colégio por causa do preconceito cultural: muitos eram de famílias de imigrantes e misturavam o inglês com o espanhol (Spanglish).
Inspirados por livros como O Diário de Anne Frank e O Diário de Zlata, ambos ambientados em cenários de guerra e perdas, Erin Gruwell e seus alunos reuniram os textos e experiências e publicaram no livro The Freedom Writers Diary: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them, o qual se tornou base para o filme Escritores da Liberdade, estrelado por Hilary Swank no papel de Erin Gruwell e produzido pela Paramount Pictures.
Atualmente, o impacto de Erin Gruwell vai além dos seus alunos, ela fundou a Freedom Writers Foundation e ensina professores dos Estados Unidos como implementar planos de aula inovadores em suas próprias salas de aula. Erin é graduada pela Universidade da Califórnia – Irvine e mestrado pela Universidade Estadual da Califórnia de Long Beach e em ambas foi reconhecida pelas suas ações em prol da educação.
Para quem ficou curioso, o vídeo da palestra foi disponível no Youtube pelo TEDx Talks, mas infelizmente não estão disponíveis legendas em português. Assista abaixo ao vídeo TEDxConejo – Erin Gruwell – The Freedom Writers:
E você, já assistiu ao filme Escritores da Liberdade? Gostou da palestra? Comenta!