Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Lançamento: Sem Destino – Karina Dias

Depois do sucesso dos livros Aquele dia junto ao mar, As Rosas e a Revolução e Diário de uma garota atrevida, Karina Dias, premiada escritora de literatura homoafetiva, traz para o público uma nova trama. Desta vez, o primeiro livro de contos e poesias da carreira, Sem Destino, publicado pela Editora Metanoia, em 2016.


O livro Sem Destino será lançado no dia 18 de junho de 2016, a partir das 19h, no Frey Café e Coisinhas, localizado na Rua Frei Caneca, 703, em São Paulo (SP).

Baseado na história de amor que viveu com Paula, com quem esteve casada por 6 anos, o trabalho foi escrito após o falecimento da esposa. No prefácio do livro, o jornalista Leopoldo Rosalino, da rádio CBN adianta para o público que:

“Essa obra não é sobre prosa, nem sobre poesia. Apesar de ter prosa e poesia. Não é sobre estilo literário, nem métrica de grandes poetas, nem vocabulário vasto. Este livro é sobre alma”.

Confira: entrevista com a escritora Karina Dias

Conheça mais sobre o livro Sem Destino, da escritora Karina Dias:


Um casal apaixonado, como tantos, tinha sonhos, planos, metas. Mas, infelizmente o destino não permitiu que todos se realizassem.

Nos primeiros capítulos da obra, Karina Dias compartilha com seus leitores um pouco da história de amor que viveu com Paula, sua esposa que faleceu, em agosto de 2014. Apesar da separação precoce, o livro resgata a simplicidade dos primeiros encontros, traz à tona as sensações de borboletas no estômago ao vermos o ser amado, e, acima de tudo, mostra que os anos em que Elas viveram juntas foi intenso e valeu cada segundo de narrativa.

No processo de luto a autora desenvolveu uma coletânea de poesias, desnudando a falta que os casais homossexuais também sentem diante da perda. Cada linha foi escrita com o intuito de produzir uma literatura lésbica afirmativa, mostrando que dor e amor são vividos, simplesmente por seres humanos.
Ao fechar o livro, o leitor poderá meditar na frase que diz: “Sim, este livro é uma história de amor. Eterno enquanto possível, exatamente como as boas histórias reais...”

Um dos pontos fabulosos da trama é exatamente a interação que os leitores encontram. Existe um campo em branco para que cada pessoa possa escrever a sua própria história de amor e presentear.

Sobre a autora


Karina Dias é escritora, jornalista e pesquisadora. Mestre em Jornalismo Contemporâneo pela Faculdade Cásper Líbero e membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Comunicação e Sociedade do Espetáculo”. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas reside em São Paulo. Autora dos livros Aquele dia junto ao mar (vencedor, por votação popular, do Prêmio PapoMix 2014, na categoria Literatura LGBT), Diário de uma garota atrevida e As Rosas e a Revolução. Em 2011, participou da primeira antologia de literatura lésbica da América Latina, Voces para Lilith, com a publicação em espanhol do conto Al encuentro del amor. Em 2014, iparticipa da coletânea Orgias Literárias da Tribo (recebeu o “15º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade”). Em 2016, teve uma poesia publicada em Um Rio de Cores. Na Internet, publicou doze histórias, entre elas, De repente é amor, Encontros e Desencontros e Simplesmente irresistível.

Referência na literatura lésbica no Brasil, Karina Dias é objeto de pesquisa de Mestrado na Universidade Federal do Ceará. A socióloga Ismênia Holanda estudou a trajetória literária da autora, assim como a importância das suas histórias para as mulheres lésbicas brasileiras. A dissertação tem o título: "Escrever para si escrever, escrever sobre si: a literatura lésbica entre o virtual e o impresso”.

O livro Sem Destino foi publicado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura através do ProacSP.

Ficou interessado? Os livros da Karina Dias podem ser adquiridos em seu site oficial: http://www.karinadias.com.br/ 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da escritora Karina Dias.

Comentários

Mais lidas da semana