Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Livro sobre máquinas superinteligentes e o futuro da humanidade será publicado no Brasil

Será que as máquinas de inteligência artificial podem superar os humanos? Para quem ficou curioso não se trata de nenhum livro de ficção científica. O livro Superinteligência (Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies), do filósofo sueco Nick Bostrom, que investiga o assunto, vai ser publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, em seu selo editorial Crânio. A obra vai contar com prefácio exclusivo escrito pelo físico, astrônomo, professor e escritor Marcelo Gleiser.

Publicado originalmente em setembro de 2014 pela Editora da Universidade de Oxford, o livro entrou para a lista de best-seller do New York Times. A obra foi altamente recomenda por Bill Gates e outros professores universitários.


"Longe de ser a espécie biológica mais inteligente possível, nós somos provavelmente melhores pensados como a espécie biológica mais estúpida possível capaz de começar uma civilização tecnológica – um nicho que investimos porque chegamos lá em primeiro lugar, não porque somos em qualquer sentido adaptados de forma otimizada para isto". – Nick Bostrom

Confira a sinopse do livro Superinteligência:


Superinteligência pergunta questões: O que acontece quando máquinas superam humanos em inteligência geral? Agentes artificiais irão nos salvar ou nos destruir? Nick Bostrom estabelece as bases para a compreensão do futuro da humanidade e da vida inteligente.

O cérebro humano tem algumas habilidades que faltam no cérebro de outros animais. É para essas habilidades distintivas que nossa espécie deve a sua posição dominante. Se os cérebros da máquina superarem os cérebros do homem em inteligência geral, então esta nova superinteligência pode se tornar extremamente poderosa – possivelmente além do nosso controle. Como o destino dos gorilas agora depende mais de humanos do que de sua própria espécie, do mesmo modo o destino da humanidade depende das ações das máquinas superinteligentes.


Mas temos uma vantagem: nós começamos a dar o primeiro passo. Será que vai ser possível construir uma semente de Inteligência Artificial, para projetar condições iniciais, de modo a fazer uma explosão de inteligência de sobrevivência? Como se poderia alcançar uma detonação controlada?

"A imagem da evolução como um processo que produz de forma confiável efeitos benignos é difícil de conciliar com o enorme sofrimento que vemos tanto no mundo humano quanto no natural. Aqueles que apreciam as realizações da evolução podem fazê-lo mais por uma perspectiva estética do que uma perspectiva ética. No entanto, a questão pertinente não é que tipo de futuro que seria fascinante para ler a respeito em um romance de ficção científica ou de ver retratado em um documentário sobre a natureza, mas que tipo de futuro seria bom para se viver: duas questões muito diferentes" – Nick Bostrom

Este livro profundamente ambicioso e original rompe uma faixa vasta de terreno intelectual difícil. Depois de uma viagem totalmente envolvente que nos leva para as fronteiras do pensamento sobre a condição humana e o futuro da vida inteligente, encontramos no trabalho de Nick nada menos que uma reconceitualização da tarefa essencial do nosso tempo.

“Nick Bostrom apresenta um caso convincente de que o impacto futuro da Inteligência Artificial é talvez a questão mais importante que a raça humana já enfrentou… Marca o início de uma nova era”  Stuart Russell, Professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, em Berkley.

“Vale a pena ler… Nós precisamos tomar muito cuidado com IA (Inteligência Artificial). Potencialmente mais perigosa do que armas nucleares” Elon Musk

“Esta soberba análise feita por um dos pensadores mais claros do mundo enfrenta um dos maiores desafios da humanidade: se a futura inteligência super-humana tornar-se o maior evento na história da humanidade, então como podemos garantir que ele não se torne o último?” Max Tegmark, Professor do MIT

Em março de 2015, Nick Bostrom participou de uma palestra no TED com o título "O que acontece quando nossos computadores ficam mais inteligentes do que nós somos?" ("What happens when our computers get smarter than we are?"). Ficou interessado? Assista ao vídeo abaixo!




Sobre o autor


Nick Bostrom, nascido como Niklas Boström, no dia 10 de março de 1973, é um filósofo sueco da Universidade de Oxford conhecido pelo seu trabalho sobre risco existencial e princípio antrópico. Ele é o diretor fundador do Instituto do Futuro da Humanidade (Future of Humanity Institute), um centro de pesquisa multidisciplinar que possibilita a um conjunto de matemáticos, filósofos e cientistas excepcionais a pensarem sobre prioridades e grandes questões para a humanidade. Nick Bostrom também dirige o Centro de Pesquisa de Inteligência Artificial Estratégica (Strategic Artificial Intelligence Research Center).

Com conhecimentos em física, neurociência computacional, lógica da matemática e filosofia e autor de mais de 200 publicações, Nick Bostrom é conhecido por seu trabalho em cinco áreas: Risco Existencial, O argumento de simulação, Antrópicos (desenvolvendo a primeira teoria matemática explícita de observação dos efeitos de seleção), Impactos da tecnologia do futuro, especialmente inteligência da máquina e Implicações do consequencialismo para a estratégia global.

Para conhecer mais sobre o autor, visite o site: http://www.nickbostrom.com/

A DarkSide Books ainda não divulgou a data de lançamento do livro Superinteligência. Para quem gosta de ler em inglês, Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies, de Nick Bostrom, pode ser encontrado na Amazon.


O primeiro livro que deve ser publicado pelo novo selo da editora DarkSide Books é o livro Onde Nascem os Gênios (The Geography of Genius: A Search for the World's Most Creative Places from Ancient Athens to Silicon Valley), do jornalista e autor de obras de não ficção Eric Weiner, que será lançado em novembro de 2016. Ficou curioso? Saiba mais: Livro sobre gênios da humanidade estreia nova linha editorial da DarkSide Books

E aí, gostou da novidade? Ficou curioso para ler? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana