Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Aniquilação: Filme do livro de ficção científica deve chegar aos cinemas em 2017

Alex Garland, o mesmo roteirista responsável pela adaptação do livro Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go), romance de drama distópico do escritor Kazuo Ishiguro, é o diretor cinematográfico da adaptação do livro Aniquilação (Annihilation), o primeiro da trilogia Comando Sul (The Southern Reach Trilogy), do autor Jeff Vandermeer. Atualmente em fase de pós-produção, o filme Annihilation tem previsão de estreia em 2017 nos Estados Unidos e ainda sem previsão para os cinemas do Brasil.
As atrizes Gina Rodriguez e Tessa Thompson. Foto: Instagram (@tessamaethompson) / Alex Garland.

Entre as atrizes principais do filme estão Natalie Portman, no papel da bióloga (a personagem principal é a narradora do livro) e Jennifer Jason Leigh, no papel da psicóloga (a personagem que parece saber muito mais sobre as missões do que ela revela).

Confira a sinopse do livro Aniquilação:


A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana.

Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição.

O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.

As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado... e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.



Em entrevista publicada na edição de julho de 2016 da Revista Lightspeed, publicação de ficção científica e fantasia, em entrevista ao The Geek’s Guide to the Galaxy, Alex Garland comentou que ele leu o livro Aniquilação e gostou muito. O escritor e roteirista contou que foi sugado para o livro, tanto por causa do aspecto de estado de sonho, “que eu achei incrivelmente sedutor e hipnótico”, além de ter gostado muito da premissa, atmosfera e do final da história.


No Brasil, o livro de ficção científica Aniquilação, de Jeff Vandermeer, foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2014, com tradução de Bráulio Tavares. Publicada originalmente em 2014 pela FSG Originals, a obra foi ganhadora do Prêmio Nebula (Nebula Award, uma das principais premiações para escritores de livros de ficção científica e fantasia).

Os livros 2 e 3 da trilogia Comando Sul, respectivamente, Autoridade (Authority) e Aceitação (Acceptance), foram publicados por aqui em 2015 e 2016.

Embora não tenham sido publicadas fotos de divulgação do filme Annihilation, as atrizes Gina Rodriguez e Tessa Thompson e o diretor de fotografia Rob Hardy divulgaram algumas imagens no Instagram.

Confira algumas fotos do filme Aniquilação:


Uma foto publicada por Tessa Thompson (@tessamaethompson) em

Uma foto publicada por Tessa Thompson (@tessamaethompson) em

Uma foto publicada por Gina Rodriguez (@hereisgina) em

Uma foto publicada por R o b H a r d y b s c (@rdhardy) em

Para quem ficou com vontade de ver mais fotos do set de Aniquilação, vale a pena visitar o Instagram do Robert Hardy (@rdhardy).


Sobre o diretor e roteirista 


Alex Garland nasceu em Londres, em 1970. Além de ter adaptado Não Me Abandone Jamais (2010), ele também é conhecido pelos filmes de ficção científica Ex Machina (2015), Dredd (2012) e Extermínio (2002).

Além de seus trabalhos no cinema, Alex Garland é autor do romance A Praia (The Beach), livro publicado originalmente em 1996, que foi adaptado para o cinema em 2000, pelo diretor Danny Boyle e adaptado por John Hodge. Sua obra literária lhe rendeu comparações com Jack Kerouac e o filme foi rodado na Tailândia, com o ator Leonardo DiCaprio no papel do protagonista. No Brasil, o livro A Praia foi publicado pela Editora Rocco, em 1999.

Sobre o autor


Jeff Vandermeer é editor e autor premiado. Seus livros já foram traduzidos para vinte idiomas e garantiram ao escritor três World Fantasy Awards, além de indicações para os prêmios Hugo, Nebula e Bram Stocker. Cresceu nas Ilhas Fiji e hoje mora em Tallahassee, na Flórida, com a esposa.

E você, já leu o livro Aniquilação? Ficou curioso para conferir o filme? Comente!
***
Não perca o último vídeo do canal do Blog do Ben Oliveira:

Comentários

Mais lidas da semana