Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Biografia sobre o escritor J. R. R. Tolkien será republicada no Brasil

A biografia do J. R. R. Tolkien era um dos livros da DarkSide Books que estava esgotado e que muitos leitores se perguntavam quando a editora iria republicar a obra no Brasil. Para os fãs do escritor de fantasia, uma novidade boa! A editora nacional de livros com temática sombria lançou uma edição comemorativa de 125 anos do nascimento de Tolkien, com nova capa e um pôster exclusivo do mapa da Terra Média.

O livro J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia (Tolkien: A Biography), de 256 páginas, do autor Michael White, reconta a história de vida do autor J. R. R. Tolkien, conhecido mundialmente por suas obras de literatura fantástica O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings), entre outras publicações literárias. A edição limitada é de capa dura. Michael White é um escritor britânico que mora na Austrália e escreveu diversos livros best-sellers internacionais, entre eles biografias sobre Tolkien, C. S. Lewis, Stephen Hawking e Asimov.


Saiba mais sobre o livro J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia:


A obra de Michael White acompanha a vida e a trajetória do escritor, começando por sua infância na África do Sul, seguida do retorno da família para a Inglaterra, onde os Tolkien estabeleceram-se em Birmingham, cidade que passava por uma rápida industrialização nos anos 1890, mas ainda era cercada por uma paisagem de tirar o fôlego. Este cenário que reunia e mesclava o coração industrial do Império britânico próximo a bosques e montanhas idílicas e selvagens foi determinante para as ideias e a escrita de Tolkien.

Já é clássico o momento inspirador quando era professor em Oxford e um dia, corrigindo exames, ao se deparar com uma página em branco que um aluno havia deixado no caderno de exercícios, Tolkien escreve de repente: “Em uma toca no chão vivia um Hobbit”. Bem à sua maneira, ele fica intrigado com aquilo e decide descobrir mais a respeito dos hobbits.

Escrito para os seus filhos, O Hobbit tornou-se um sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de exemplares mundo afora desde então e estabeleceu-se como “um dos livros mais influentes de nossa geração”.

Influência e paixão que só aumentaram com as adaptações para o cinema da trilogia de O Senhor dos Anéis, por Peter Jackson, e que voltam a atrair a atenção de todos novamente com o começo da nova trilogia de O Hobbit.



"Esta biografia apresenta Tolkien como alguém rápido e vivaz, amante do riso e preocupado com as menores e mais insignificantes fraquezas humanas... Uma biografia cativante.” – THE INDEPENDENT 

"Tolkien é meu mestre.”GEORGE R. R. MARTIN 

"Michael White apresenta de forma brilhante a vida do professor de Oxford que se tornaria um marco na literatura de fantasia."TOLKIENBRASIL.COM 

Sobre o autor 


Michael White é autor de 20 livros e ex-editor de ciência da revista britânica GQ e colunista do Sunday Express em Londres. Seus livros incluem a premiada biografia Isaac Newton: Último Feiticeiro (Record, 2000) e os best-sellers internacionais Stephen Hawking: Uma Vida para a Ciência (Record, 2005) e Leonardo: O Primeiro Cientista (Record, 2000), além de biografias sobre CS Lewis, Maquiavel, Galileu e Giordano Bruno. Saiba mais sobre o autor em seu site: michaelwhite.com.au.

Sobre o tradutor 


Bruno Dorigatti nasceu em Blumenau (SC) em 1978, é jornalista, editor, historiador e tradutor. Foi editor e repórter dos sites Portal Literal (2005-2010), Saraiva Conteúdo (2009-2011) e Rio Comicon (2011-2012). Traduziu, junto com Guilherme Costa, a adaptação para história em quadrinhos do romance de George R.R. Martin, A Guerra dos Tronos – Volume 1 (Barba Negra/LeYa, 2012); e o conto O hóspede de Drácula (DarkSide®Books, 2012), de Bram Stoker, em parceria com Maria Clara Carneiro.

O livro J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia está sendo vendido nas lojas Americanas e Submarino.

Comentários

Mais lidas da semana