Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Infográfico: 5 Benefícios da Leitura Comprovados em Pesquisas

Apaixonados pela literatura, leitores leem pelo prazer de se aventurar por diferentes lugares, épocas e entrar na pele de diferentes personagens. Para alguns, a leitura de livros é uma necessidade diária, atividade que se tornou tão importante quanto navegar na internet ou assistir televisão são para muitos. Entre o encantamento das palavras e a imaginação, pesquisadores têm investigado os benefícios da leitura para a mente.

No Brasil, o índice de leitura ainda é baixo. Segundo a edição de 2015 da pesquisa Retratos da Leitura, houve um leve aumento da leitura no país: 4,9 livros lidos por ano em relação a 4 livros por ano, em 2011. Ainda de acordo com a pesquisa, as mães são as principais influenciadoras da leitura, em seguida acompanhada pelos professores e pais.

Na escola e na universidade, os livros, artigos, teses e demais textos são lidos por alunos pensando no aprendizado, discussões e desenvolvimento de pesquisas, entre inúmeras outras possibilidades. Mesmo nos ambientes de ensino, para muitas pessoas, a leitura é uma atividade ainda vista como obrigação e pouco desenvolvida como um hábito que deve ser levado para a vida inteira.

Mais do que um hobby, para muitos blogueiros literários e booktubers, por exemplo, a leitura acaba sendo inspiração para compartilhar indicações de obras e suas paixões por autores, personagens e histórias. Já para os escritores, ler é uma atividade essencial para desenvolver a criatividade e aprender mais sobre a escrita, técnicas e estruturas, bem como diferentes maneiras de explorar a linguagem textual.

Incentivar o hábito da leitura é algo que vai além de uma necessidade de manter o mercado editorial nacional oxigenado, ganhar dinheiro com a venda de livros. Ler faz bem em tantos sentidos, mas para aqueles que gostam de um empurrãozinho da ciência, não restam dúvidas: os livros são ótimas ferramentas para exercitar o cérebro, bem-estar, melhorar o aprendizado e a escrita e aceitar mais as diferenças. As pessoas estão envelhecendo mais do que antigamente e ter uma boa higiene mental pode ser benéfico para todos, além, é claro, de ajudar a prevenir doenças e custos com saúde pública.

Pensando em compartilhar os benefícios da leitura, criei um infográfico. Para quem não é muito fã de infográficos e prefere informações textuais, abaixo da imagem escrevi algumas das informações e citei algumas fontes para os interessados em saber mais sobre os estudos.

Confira o Infográfico com os 5 Benefícios da Leitura Comprovados em Pesquisas: 



*Gostou do infográfico? Compartilhe o post do blog e/ou compartilhe a imagem, mas não remova o crédito no rodapé.


1) Protege contra sintomas de demência


A leitura de livros, revistas e jornais, assim como outras atividades que ajudam a deixar a mente afiada, como o xadrez, palavras-cruzadas e quebra-cabeças, ajudam a proteger o cérebro. Segundo pesquisas, as pessoas que mais praticavam atividades de estimulação intelectual têm menos chances de desenvolver demência e Mal de Alzheimer em relação aos que não exercitam o principal órgão do sistema nervoso. Outro ponto preocupante nas pesquisas é que quanto menor o grau de escolaridade e alfabetização, maiores são as chances de perda da função cerebral, afetando a memória, raciocínio, linguagem, comportamento e até mesmo a personalidade.

Fonte: https://www.nia.nih.gov/alzheimers/publication/preventing-alzheimers-disease/search-alzheimers-prevention-strategies 


2) Reduz o estresse


Segundo um estudo realizado pela Universidade de Sussex, em 2009, a leitura pode reduzir até 68% do estresse e ser mais efetivo do que muitas outras formas de relaxamento, como a música. Entre os benefícios da leitura para quem deseja relaxar estão: reduzir os batimentos cardíacos, relaxar os músculos, reduzir a pressão sanguínea e a tensão.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/blog/live-long-and-prosper/201402/travelling-companions-the-healing-power-books

3) Desenvolve empatia


Um estudo realizado pela The New School em Nova Iorque encontrou evidência de que a leitura de ficção literária ajuda a desenvolver a habilidade de entender o que os outros estão pensando e sentindo (empatia). Segundo a pesquisa, como as obras literárias se focam na psicologia de personagens e seus relacionamentos, o leitor passa a entender melhor diferentes personalidades, reduzindo o preconceito.

Fonte: https://www.scientificamerican.com/article/novel-finding-reading-literary-fiction-improves-empathy/


4) Exercita o cérebro



Segundo especialistas em linguagem da Haskins Laboratories e da Tufts University, assim como os músculos se beneficiam dos exercícios físicos, o cérebro se beneficia com a leitura, conectando diferentes circuitos neurais como os da visão, linguagem e aprendizagem associativa. Os pesquisadores lembram que mesmo quando o conteúdo da leitura é superficial, o ato de processar as palavras estimula o cérebro.


5) Melhora habilidades de aprendizagem


De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado da Califórnia, a leitura tem consequências cognitivas que vão além tarefa de decodificar passagens do texto, mas são acumulativas, seja de maneira positiva (espiral ascendente) ou negativa (espiral descendente), influenciando profundamente uma gama de capacidades cognitivas. Entre as vantagens da leitura citadas pelos pesquisadores estão: Melhora do vocabulário; Aumento da bagagem de conhecimento e mais familiaridade com as estruturas sintáticas complexas.

Fonte: http://www.csun.edu/~krowlands/Content/Academic_Resources/Reading/Useful%20Articles/Cunningham-What%20Reading%20Does%20for%20the%20Mind.pdf




Gostou de saber alguns dos benefícios da leitura? Compartilhe para que mais pessoas possam ler!

Comentários

  1. Adorei seu infográfico e o texto de complemento, acho que ficou bem esclarecido!
    Eu sou uma pessoa BASTANTE esquecida, então a leitura me ajuda muito nesse quesito de exercitar a mente pra não piorar, além, claro, de ser uma das coisas que mais gosto de fazer no tempo livre (ia sair livro, haha)!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Creio que ler é uma atividade que só vem a acrescentar na vida das pessoas. Sou apaixonado por livros e pela escrita, então, te entendo quando diz que é uma das coisas que você mais gosta de fazer no tempo livre.
      Gratidão pela sua visita e pelo comentário! ♥
      Abraços

      Excluir
  2. Oi! Passei a ler no ensino fundamental e com o incentivo da minha professora de matemática, de primeira não foi boa a experiência. Mas quando peguei para ler Querido John de Nicholas Sparks e devorei praticamente em três dias, vi que nunca mais poderia ficar sem um livro ao meu lado. E realmente o hábito da leitura aumenta nosso vocabulário, nos traz paz e eleva nosso conhecimento. Adorei o post e confirmar mais uma vez o quão bom é ser leitor.

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Click Literário! Que bacana você compartilhar sua experiência por aqui. Querido John ♥ É um dos livros do Nicholas Sparks que adoro.
      Gratidão pela sua visita aqui no blog.
      Abraços

      Excluir
  3. Muito bom o Infográfico, parabéns pelo conteúdo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana