Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Literatura Lésbica: Ganhei dois livros da escritora Diedra Roiz

Chegaram nesta semana dois livros enviados pela escritora Diedra Roiz. As obras foram um presente para que eu pudesse conhecer um pouco sobre a produção literária da autora com seu livros Luas de Marias, escrito em coautoria com sua esposa e escritora Wind Rose, publicado pela Editora Vira Letra, em 2016, bem como para ficar por do seu mais recente lançamento, [in]contadas, uma coletânea de contos com temática lésbica, publicada pela editora Vira Letra, em 2017, com realização do ProacSP, Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.


Quem me acompanha no blog e nas redes sociais sabe que estou com uma lista enorme de livros para ler, então, não tenho ideia de quando vou ler os livros da Diedra Roiz, mas confesso que estou bastante curioso, principalmente para conferir o resultado da coletânea com temática lésbica. Assim como as organizadoras do livro acredito que o termo literatura lésbica (ou literatura LGBT e literatura gay, por exemplo) ainda é necessário por conta da questão de representatividade. Faço parte daqueles escritores que acreditam que a literatura é uma ótima forma de não só dar visibilidade para algumas temáticas, como ajudar a combater preconceitos, como a homofobia.

Ficou curioso para saber mais sobre os livros? Confira mais informações abaixo:


Confira a sinopse do livro Luas de Marias:


No inesperado encontro de vidas tão distintas, o maior obstáculo é a diferença de mundos, objetivos e ideologias. O sinal vermelho é o suficiente para parar Cris - impaciente, mas obediente. Do lado de fora, sem regras, Maria está sentada na calçada, emoldurada pela lua que começa a surgir. No entanto, a sinaleira é a única intersecção da vida das duas. Será a atração que sentem uma pela outra, no tempo ínfimo que lhes permite o sinal vermelho, o suficiente para unir universos tão diferentes, mundos opostos em objetivos e ideologias?

Escrito a quatro mãos pelas escritoras Diedra Roiz e Wind Rose, Luas de Marias é mais um grande sucesso da literatura lésbica da internet.

Sobre as autoras:


Diedra Roiz é escritora, diretora teatral e atriz. Tem sete livros publicados: os romances O Suave Tom do Abismo – Reflexão (2016) e Absorção (2015), O livro Secreto das Mentiras e Medos (2009), Legado de Paixão (2014) e Amor às Avessas (2015), a coletânea de contos Boleros de Papel (2011) e o livro de poesias Ama/Dor/A (2014). Carioca morando em Florianópolis, Santa Catarina, casada com a escritora Wind Rose, praticante do budismo de Nichiren Daishonin.

Wind Rose é escritora, cientista social e pedagoga, começou a escrever literatura com temática lésbica em 2006. Tem dois livros publicados: os romances Amor Indomável (2014) e A Camareira (2016). É gaúcha de Santa Maria, morando em Florianópolis, casada com a escritora Diedra Roiz e praticante do budismo de Nichiren Daishonin.

Confira a sinopse do livro [in]contadas:


[in]contadas é uma coletânea de 15 contos de literatura lésbica, escritos por 15 autoras que  representam a diversidade de ser mulher e lésbica.

Esta coletânea surge com a pretensão de buscar uma oportunidade para traduzir, dar voz e tornar visível uma realidade que ainda é minoritária na produção literária LGBT: a da mulher lésbica como protagonista-narradora-sujeito desejante, portadora da voz, do ponto de vista e do discurso.

"Quando falamos sobre literatura com temática lésbica, não estamos falando da criação de um rótulo. Estamos falando da criação de uma representatividade. Não que exista uma identidade única para representar a mulher lésbica. É exatamente o oposto que queremos mostrar: a pluralidade de ser mulher e ser lésbica" – as organizadoras da coletânea Diedra Roiz e Manuela Neves escrevem na apresentação

Saber respeitar a diversidade é uma tarefa difícil em uma sociedade que cria padrões a partir da construção de modelos pré-estabelecidos, e isso não é diferente dentro do universo LGBT.

Os textos desta coletânea pretendem ser inovadores na medida em que as narrativas lésbicas expressam realidades buscando deixar a invisibilidade de uma sociedade patriarcal, heteronormativa e sexista, que considera um casal de mulheres como sendo “duas mulheres sozinhas”.

São 15 autoras maravilhosas, cada uma com um conto imperdível: Ana Paula Enes, Bel Mazzanti, Carla Gentil, Cidinha da Silva, Danieli Hautequest, Diedra Roiz, Hanna K., Inaê Diana, Jackie Rodrigues, Lis Selwyn, Manuela Neves, Márcia Rocha, Marina Porteclis, Priscila Cruz e Wind Rose.

Coletânea organizada pela escritora Diedra Roiz e pela editora Manuela Neves, realizada por meio do Programa de Ação Cultural - PROAC, do estado de São Paulo.

O livro de contos de literatura lésbica, [in]contadas pode ser pedido gratuitamente no site da Editora Vira Letra, seja na versão impressa ou eBook.

Sobre a editora 


Vira Letra é uma editora que busca dar espaço para a literatura marginal, publicando livros digitais e impressos.  Acreditamos que o conteúdo é tão importante quanto a qualidade editorial. Assim, consideramos que o respeito é o nosso principal valor. A Vira Letra está aberta a qualquer estilo literário, desde que seja considerado o respeito ao próximo. Nós nos preocupamos em construir um mundo melhor e sabemos que os livros são muito importantes nesse processo. Seja compartilhando vivência ou ficção, fantasia ou realidade, acreditamos que existem mundos escritos que merecem ser compartilhados.

Sobre a criadora da Vira Letra 


Manuela Neves é editora responsável pela Vira Letra e trabalha também como editora de livros freelancer para autores independentes.

Atualmente, mora em Franca (SP), após anos na cidade de São Paulo, onde graduou-se em Editoração pela USP. Também passou uma pequena temporada pela Espanha, onde estudou Publicidade e Design.

Em 2016, publicou Quero publicar meu livro: um guia editorial para autores iniciantes (Editora Vira Letra) e, em 2017, participou da coletânea de contos [in]contadas com conto Do amor (e seus opostos).

Os livros Luas de Marias e [in]contadas podem ser encontrados no site da Editora Vira Letra: https://www.editoraviraletra.com.br/

Gosta de livros de literatura lésbica? Conheça também o site da escritora Diedra Roiz: http://www.diedraroiz.com/

Comentários

Mais lidas da semana