Pular para o conteúdo principal

Destaques

My Shy Boss: Série de drama sul-coreano tem protagonista com fobia social e segredos

My Shy Boss (Introverted Boss/Naesungjukin Boseu/내성적인 보스) é uma série de drama romântico sul-coreano sobre a relação entre um chefe de uma empresa de Relações Públicas e uma jovem atriz extrovertida tentando descobrir a verdade sobre um acontecimento do passado que envolveu sua irmã. Lançada em 2017, a série da tvN (canal de televisão da Coreia do Sul) está disponível na Netflix Brasil por tempo indeterminado. Para quem sente falta de ver personagens com dificuldades de comunicação e interação em seriados, My Shy Boss tem Eun Hwan-ki (Yeon Woo-Jin) , um protagonista que evita o máximo possível falar com os funcionários de sua empresa, de forma que gera estranhamento nos outros. Sempre com seu casaco preto de capuz, sua timidez chama a atenção de forma negativa por onde passa. Até se acostumar com o personagem principal, fica difícil compreender alguns dos seus comportamentos. Se é contraditório para os próprios funcionários, para a família dele e até mesmo para alguns clientes insat

Blogs literários e incentivo à leitura são tema de pesquisa

A relação entre os blogs literários e o incentivo à leitura foi tema do trabalho de conclusão de curso de Carliene Cristina Oliveira da Silva, para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará, em Belém, 2016. A pesquisa abordou como os blogueiros literários, junto com as mídias sociais, acabam contribuindo para divulgar a literatura nacional e estrangeira.


A intenção da autora da pesquisa foi mostrar como os blogs literários podem ser aliados para a sociedade ao contribuir com o hábito da leitura. A pesquisa faz um levantamento de como as novas tecnologias estão influenciando o processo de leitura, além de citar três das mais populares redes sociais de amantes de livros: Skoob, Goodreads e Wattpad.

Com um breve levantamento histórico sobre os blogs e as ferramentas de comunidade virtual, passando especificamente pelos blogs literários, a autora da pesquisa ressalta quais são os principais métodos adotados pelos blogueiros literários para interagir com os leitores, como resenhas de livros, maratonas literárias, tags literárias, sorteios, eventos e top comentarista do mês.

O trabalho também fala de forma breve sobre as parcerias de blogs literários com editoras e autores e de produtores de conteúdo que acabaram publicando livros (mesmo com o preconceito literário, de certa forma, servem como incentivo à leitura).

Entre as informações levantadas pela pesquisa também estão o perfil do blogueiros literários: idade, escolaridade, profissão, região onde reside e outras informações que ajudam a complementar e entender melhor o universo de quem se dedica a produzir textos e vídeos sobre livros no Brasil, com desafios como o tempo, interação com os leitores e retorno financeiro (diferente de outros nichos do mercado, poucos blogs sobre literatura conseguem tirar algum dinheiro).

Ficou interessado? A pesquisa pode ser lida no link a seguir: http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/15/1/TCC_BlogsLiterariosIncentivo.pdf

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

  1. Amei o seu blog!
    Os seus post são muitos interessantes.
    Te sigo.

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Gratidão pela visita. Fico feliz que tenha gostado ♥
      Abraços

      Excluir
  2. Oi Ben
    Que legal essa pesquisa .Realmente os blogueiros literarios acaba tendo uma funçã9 na nossa cultura incentivando a leitura e também tem o poder de desmitificar esse preconceito literario contra os livros nacionais.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Gratidão pelo comentário. Também acredito que os blogs literários são importantes e acabam cumprindo um papel que a imprensa abandonou/deveria cumprir.
      Beijo

      Excluir
  3. Muito bom, gostei muito das sugestões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana