Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...
Blogs literários e incentivo à leitura são tema de pesquisa
A relação entre os blogs literários e o incentivo à leitura foi tema do trabalho de conclusão de curso de Carliene Cristina Oliveira da Silva, para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará, em Belém, 2016. A pesquisa abordou como os blogueiros literários, junto com as mídias sociais, acabam contribuindo para divulgar a literatura nacional e estrangeira.
A intenção da autora da pesquisa foi mostrar como os blogs literários podem ser aliados para a sociedade ao contribuir com o hábito da leitura. A pesquisa faz um levantamento de como as novas tecnologias estão influenciando o processo de leitura, além de citar três das mais populares redes sociais de amantes de livros: Skoob, Goodreads e Wattpad.
Com um breve levantamento histórico sobre os blogs e as ferramentas de comunidade virtual, passando especificamente pelos blogs literários, a autora da pesquisa ressalta quais são os principais métodos adotados pelos blogueiros literários para interagir com os leitores, como resenhas de livros, maratonas literárias, tags literárias, sorteios, eventos e top comentarista do mês.
O trabalho também fala de forma breve sobre as parcerias de blogs literários com editoras e autores e de produtores de conteúdo que acabaram publicando livros (mesmo com o preconceito literário, de certa forma, servem como incentivo à leitura).
Entre as informações levantadas pela pesquisa também estão o perfil do blogueiros literários: idade, escolaridade, profissão, região onde reside e outras informações que ajudam a complementar e entender melhor o universo de quem se dedica a produzir textos e vídeos sobre livros no Brasil, com desafios como o tempo, interação com os leitores e retorno financeiro (diferente de outros nichos do mercado, poucos blogs sobre literatura conseguem tirar algum dinheiro).
Oi Ben Que legal essa pesquisa .Realmente os blogueiros literarios acaba tendo uma funçã9 na nossa cultura incentivando a leitura e também tem o poder de desmitificar esse preconceito literario contra os livros nacionais.
Oi, Babi! Gratidão pelo comentário. Também acredito que os blogs literários são importantes e acabam cumprindo um papel que a imprensa abandonou/deveria cumprir. Beijo
Amei o seu blog!
ResponderExcluirOs seus post são muitos interessantes.
Te sigo.
www.sramaia.blogspot.com
Olá, Beatriz! Gratidão pela visita. Fico feliz que tenha gostado ♥
ExcluirAbraços
Oi Ben
ResponderExcluirQue legal essa pesquisa .Realmente os blogueiros literarios acaba tendo uma funçã9 na nossa cultura incentivando a leitura e também tem o poder de desmitificar esse preconceito literario contra os livros nacionais.
Beijos
Meu mundinho quase perfeito
Oi, Babi! Gratidão pelo comentário. Também acredito que os blogs literários são importantes e acabam cumprindo um papel que a imprensa abandonou/deveria cumprir.
ExcluirBeijo
Muito bom, gostei muito das sugestões.
ResponderExcluirGratidão! Fico feliz que tenha gostado.
ExcluirAbraço