Pular para o conteúdo principal

Destaques

Deixava ir

Nem tudo precisava ser dito. Havia algo mágico em não dizer. Longe de ser um último ato de covardia, era um auto de libertação. Tinha aprendido a dizer não só longo do ano. Tinha aprendido que nem sempre precisavam ceder. Tinha aprendido que duas coisas did poderiam ser verdades e não precisava se pressionar. Estaria mentindo se dissesse que não sentia saudade, mas também sabia que era algo unilateral. Enquanto um se silenciava para o outro, o outro continuava buscando, então, para equilibrar, decidira fazer o mesmo. Foi somente quando deixou de ir atrás que começou a sentir o respeito voltar aos poucos. Foi ao aceitar que eram tão diferentes que qualquer afeto que havia entre os dois não importava. Foi deixando tudo ir, na esperança de não estragar o próprio fim de ano. Um ano era mais do que o suficiente para conversar. Mas de um jeito ou de outro, se evitaram. E as coisas foram se acumulando. Foi ao deixar o outro finalmente livre que poderia sentir a própria liberdade. Deixar ir ti...

Blogs literários e incentivo à leitura são tema de pesquisa

A relação entre os blogs literários e o incentivo à leitura foi tema do trabalho de conclusão de curso de Carliene Cristina Oliveira da Silva, para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará, em Belém, 2016. A pesquisa abordou como os blogueiros literários, junto com as mídias sociais, acabam contribuindo para divulgar a literatura nacional e estrangeira.


A intenção da autora da pesquisa foi mostrar como os blogs literários podem ser aliados para a sociedade ao contribuir com o hábito da leitura. A pesquisa faz um levantamento de como as novas tecnologias estão influenciando o processo de leitura, além de citar três das mais populares redes sociais de amantes de livros: Skoob, Goodreads e Wattpad.

Com um breve levantamento histórico sobre os blogs e as ferramentas de comunidade virtual, passando especificamente pelos blogs literários, a autora da pesquisa ressalta quais são os principais métodos adotados pelos blogueiros literários para interagir com os leitores, como resenhas de livros, maratonas literárias, tags literárias, sorteios, eventos e top comentarista do mês.

O trabalho também fala de forma breve sobre as parcerias de blogs literários com editoras e autores e de produtores de conteúdo que acabaram publicando livros (mesmo com o preconceito literário, de certa forma, servem como incentivo à leitura).

Entre as informações levantadas pela pesquisa também estão o perfil do blogueiros literários: idade, escolaridade, profissão, região onde reside e outras informações que ajudam a complementar e entender melhor o universo de quem se dedica a produzir textos e vídeos sobre livros no Brasil, com desafios como o tempo, interação com os leitores e retorno financeiro (diferente de outros nichos do mercado, poucos blogs sobre literatura conseguem tirar algum dinheiro).

Ficou interessado? A pesquisa pode ser lida no link a seguir: http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/15/1/TCC_BlogsLiterariosIncentivo.pdf

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Mais lidas da semana