Limites: linhas que não devem ser ultrapassadas. Espaço onde a paz permanece. Ausência de conflitos desnecessários. Deixar claro que o que incomoda deve ser respeitado. Era na falta de limite que crescia o desrespeito. Era na falta de limite que tudo ficava estagnado. Era na falta de limite que elos podem ser quebrados, sem qualquer necessidade de adeus. Os dias passavam e quanto mais se dera conta da importância dos limites, mais entendia a decisão de quem escolhera não fazer mais parte da sua vida. Era ao dizer adeus que abria espaço para o novo. Era ao deixar para trás tudo aquilo que pesava que aceitava que algumas coisas simplesmente não eram para ser. Era ao desapegar quando percebia que o que algo fazia sentido antes, agora era indiferente. Escrevia para lembrar. Escrevia para esquecer. Escrevia na esperança de que o aqui e agora deixassem o passado no passado, sem perder tempo pensando no futuro. Escrevia como quem sabia que ciclos encerrados faziam parte da vida. Escrevia...
Blogs literários e incentivo à leitura são tema de pesquisa
A relação entre os blogs literários e o incentivo à leitura foi tema do trabalho de conclusão de curso de Carliene Cristina Oliveira da Silva, para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará, em Belém, 2016. A pesquisa abordou como os blogueiros literários, junto com as mídias sociais, acabam contribuindo para divulgar a literatura nacional e estrangeira.
A intenção da autora da pesquisa foi mostrar como os blogs literários podem ser aliados para a sociedade ao contribuir com o hábito da leitura. A pesquisa faz um levantamento de como as novas tecnologias estão influenciando o processo de leitura, além de citar três das mais populares redes sociais de amantes de livros: Skoob, Goodreads e Wattpad.
Com um breve levantamento histórico sobre os blogs e as ferramentas de comunidade virtual, passando especificamente pelos blogs literários, a autora da pesquisa ressalta quais são os principais métodos adotados pelos blogueiros literários para interagir com os leitores, como resenhas de livros, maratonas literárias, tags literárias, sorteios, eventos e top comentarista do mês.
O trabalho também fala de forma breve sobre as parcerias de blogs literários com editoras e autores e de produtores de conteúdo que acabaram publicando livros (mesmo com o preconceito literário, de certa forma, servem como incentivo à leitura).
Entre as informações levantadas pela pesquisa também estão o perfil do blogueiros literários: idade, escolaridade, profissão, região onde reside e outras informações que ajudam a complementar e entender melhor o universo de quem se dedica a produzir textos e vídeos sobre livros no Brasil, com desafios como o tempo, interação com os leitores e retorno financeiro (diferente de outros nichos do mercado, poucos blogs sobre literatura conseguem tirar algum dinheiro).