Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Blogs literários e incentivo à leitura são tema de pesquisa

A relação entre os blogs literários e o incentivo à leitura foi tema do trabalho de conclusão de curso de Carliene Cristina Oliveira da Silva, para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Pará, em Belém, 2016. A pesquisa abordou como os blogueiros literários, junto com as mídias sociais, acabam contribuindo para divulgar a literatura nacional e estrangeira.


A intenção da autora da pesquisa foi mostrar como os blogs literários podem ser aliados para a sociedade ao contribuir com o hábito da leitura. A pesquisa faz um levantamento de como as novas tecnologias estão influenciando o processo de leitura, além de citar três das mais populares redes sociais de amantes de livros: Skoob, Goodreads e Wattpad.

Com um breve levantamento histórico sobre os blogs e as ferramentas de comunidade virtual, passando especificamente pelos blogs literários, a autora da pesquisa ressalta quais são os principais métodos adotados pelos blogueiros literários para interagir com os leitores, como resenhas de livros, maratonas literárias, tags literárias, sorteios, eventos e top comentarista do mês.

O trabalho também fala de forma breve sobre as parcerias de blogs literários com editoras e autores e de produtores de conteúdo que acabaram publicando livros (mesmo com o preconceito literário, de certa forma, servem como incentivo à leitura).

Entre as informações levantadas pela pesquisa também estão o perfil do blogueiros literários: idade, escolaridade, profissão, região onde reside e outras informações que ajudam a complementar e entender melhor o universo de quem se dedica a produzir textos e vídeos sobre livros no Brasil, com desafios como o tempo, interação com os leitores e retorno financeiro (diferente de outros nichos do mercado, poucos blogs sobre literatura conseguem tirar algum dinheiro).

Ficou interessado? A pesquisa pode ser lida no link a seguir: http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/15/1/TCC_BlogsLiterariosIncentivo.pdf

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Mais lidas da semana