Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

El Inocente: Thriller explosivo de vingança é adaptação espanhola de livro do Harlan Coben

El Inocente (O Inocente) é uma minissérie espanhola adaptada do livro homônimo escrito por Harlan Coben, publicada pela primeira vez em 2005. Lançada na Netflix no final de abril de 2021, a série de mistério e thriller tem feito sucesso entre os telespectadores por suas inúmeras reviravoltas e roteiro explosivo sobre vinganças, recomeços e crimes.

Dirigida por Oriol Paulo, que ajudou na adaptação do roteiro, junto com Jordi Vallejo e Guillem Clua, a minissérie já começa de forma tumultuada e cada episódio se foca nas memórias de um dos personagens principais. 

Apesar de ver os comentários elogiando a série, confesso que comecei a assistir El Inocente sem muitas expectativas e mesmo sem saber se a adaptação é fiel ao livro, fiquei envolvido por cada segundo após o primeiro episódio e chocado com a teia sombria que conecta os personagens.

Bem escrito, o roteiro parece ter sido milimetricamente editado para despertar diferentes emoções e junto com as habilidades de atuação dos atores de personagens complexos, cria um universo fictício de efeito devastador, em que a qualquer segundo algo pode acontecer. Entre os atores que me surpreenderam na produção espanhola estão: Mario Casas, Aura Garrido, Alexandra Jiménez, Martina Gusman e Juana Acosta.

Para não revelar o que acontece na trama, vou evitar discutir um dos crimes principais explorados na minissérie, mas adianto que é um assunto de interesse público internacional, cada vez mais em destaque na mídia. Seja pelas histórias chocantes ou pela maneira que as atrizes deram a vida para as personagens, O Inocente dá vários socos no estômago e nos lembra o efeito em cadeia intoxicante do mundo do crime, destruindo vítimas de dentro para fora e, muitas vezes, saindo impunes pelo envolvimento de pessoas poderosas.

Em um mundo de vários jogos de gatos e ratos, no qual verdades e segredos se misturam, até onde você iria para provar sua inocência, mesmo sabendo que seria um tiro no escuro? O Inocente entretém e levanta várias questões universais sobre dilemas éticos e morais, como assassinatos não intencionais, a habilidade de perdoar, alimentar ressentimentos e/ou seguir em frente de perdas irreparáveis e situações traumáticas e, acima de tudo, sobre reaprender a amar e a viver.

Se você se interessou por O Inocente, pode gostar também de: Quem Matou Sara?

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana