Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Salvando o Capitalismo: Documentário do economista Robert Reich reforça a importância das políticas públicas

Com um título polêmico, independente da posição ideológica do telespectador, Salvando o Capitalismo (Saving Capitalism) traz as ideias e reflexões de Robert Reich sobre a importância de políticas públicas que levem em conta também os interesses das classes sociais baixas. O documentário foi baseado no livro homônimo e dirigido por Jacob Kornbluth e Sari Gilman, lançado em 2017 na Netflix.

O documentário de 73 minutos faz um apanhado geral da evolução do sistema político e econômico dos Estados Unidos, mostrando que embora tenham se passado décadas, alguns problemas sociais persistem. Em vez de propor a demolição do capitalismo, Robert Reich defende a importância da melhor remuneração da sociedade, já que nem sempre os salários acompanham as inflações e algumas pessoas trabalham para sobreviver, literalmente.

Reich explora as transformações do capitalismo nos Estados Unidos e o progressivo domínio da economia de mercado. Segundo o professor, economista, autor e comentador político norte-americano Robert Reich, embora as intenções pareceram inovadoras na época, elas acabaram agravando as desigualdades sociais, dando mais poder e influência para os grandes empresários nas tomadas de decisões políticas, deixando de lado a população menos favorecida. 

Além de ser um documentário bem didático, servindo tanto com a função de informar, como de despertar no telespectador a vontade de saber mais sobre o assunto e ler o livro do autor economista, o filme traz entrevistas e registros que ajudam a defender o ponto de vista e relembram que esse desequilíbrio de prioridades na política deveria ser combatido por todos, independente de discussões sobre direita ou esquerda, democratas ou republicanos.

Na questão da desigualdade, Salvando o Capitalismo entrevistou uma trabalhadora de uma rede de fast food que revelou como o seu salário vai quase todo com o aluguel e pouco sobra para sobreviver, levantando discussões sobre a importância da aprovação de um salário mínimo mais justo e proporcional aos gastos básicos. Com pesar, ela cita que em poucas horas a loja em que trabalha ganha o equivalente ao seu salário mensal.

O economista também reúne empresários de diferentes posicionamentos políticos para discutir sobre a situação econômica dos Estados Unidos. Mesmo com vieses contrários, percebe-se que muitos profissionais mantêm o respeito; diferente da polarização radical cada vez mais crescente que alimenta o ódio, discriminação e conflitos, com seu livro, documentário e palestras, Robert Reich propõe a organização de grupos para lutarem por seus direitos de forma democrática. 

O que eu mais gostei no documentário foi como o autor desvenda um mundo desconhecido para muitos brasileiros. Embora não seja novidade para quem lê e consome notícias internacionais de diferentes jornais online, há muita gente que tem uma visão idealizada e fantasiosa da economia dos Estados Unidos, como uma terra prometida em que só não se dá bem quem não quer e todos têm as mesmas oportunidades.

Para quem conhece só o lado dos empresários e trabalhadores que foram bem-sucedidos e não imaginam o quanto milhares de norte-americanos lutam para pagar contas de saúde, moradia, lazer, alimentação, entre outras coisas, Salvando o Capitalismo é um lembrete de que a luta por políticas públicas pensada para todos é uma necessidade em vários países, mesmo naqueles que parecem supostamente um paraíso econômico aos olhares de quem vem de regiões mais pobres e com menos oportunidades de desenvolvimento.

Salvando o Capitalismo aposta na razão, deixando de lado extremismos. O economista, por exemplo, discute a tentação do populismo, já que costuma ter maior apelo ao público e diz que não é nem bom nem ruim, que depende da intenção do governante: ele chegou a fazer o comparativo entre Donald Trump e Bernie Sanders. 

É possível salvar o capitalismo, evitando que ele crie mais desigualdades sociais e possa fazer o capital circular nas diferentes classes? Como o excesso de influência de grandes empresários afeta os direitos trabalhistas e aprovação de leis? 

Robert Reich argumenta de forma simples sobre um assunto mega complexo e que exige do telespectador mais estudo e pesquisa, mas que serve como um pontapé para novas visões de mundo.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana