Pular para o conteúdo principal

Destaques

Observando Estrelas

As estrelas continuavam brilhando no céu, mas não conseguia alcançá-las. Havia encontrado uma estrela tão brilhante, mas quando tentou aproximar a visão, percebeu que ela já estava ao lado de outra estrela. Entre a surpresa e o choque, logo tentou se esquecer do que havia visto: era a única coisa que restava a fazer. A empolgação inicial de encontrar estrelas dera espaço a uma certa preguiça misturada à letargia. Sabia que elas estavam em algum lugar, bastava o tempo certo para que elas aparecessem, mas já não se sentia tão confiante em sua busca e pensara que ter ficado preso o suficiente em outros formatos estava atrapalhando seus êxitos. Queria uma estrela que servisse como uma musa, algo praticamente impossível de encontrar, mas que sabia que estava ali em algum lugar esperando por ele. Talvez as expectativas fossem altas e irreais, mas depois de se queimar e gelar pela realidade era tudo o que precisava. Estrelas, novas, brilhantes, estrelas que ainda não haviam tocado seu coração...

Internet, Um Universo Paradoxal

A Internet é paradoxal, de acordo com Pierre Levy, ela pode integrar as pessoas e contribuir com o pluralismo. Contrário a opinião do filósofo, está a do sociólogo francês, Dominique Wolton que acredita que a Internet facilitou o isolamento dos indivíduos em comunidades, pois cada vez mais as pessoas buscam somente assuntos que sejam de seu interesse.

Acreditava-se que a Internet resolveria todos os problemas, mas para Dominique Wolton: “As informações avançam rápido, já a comunicação, muito devagar. Identificamos erroneamente as técnicas de comunicação ao progresso, e esquecemos da complexidade do homem”.

Conseguimos evoluir na velocidade de difusão de conhecimento através da rede de computadores, todavia a comunicação entre os indivíduos precisa ser melhorada. Em entrevista, Wolton afirma: “a comunicação deve conviver pacificamente com as novas tecnologias”.

Pierre Levy alertou em seu texto: “A revolução contemporânea em matéria de comunicação” sobre como esta rede de computadores contribuiria com a democracia e com a circulação de conhecimentos, de certa forma, ele estava correto. Atualmente, buscam-se conteúdos facilmente, impossível comparar a outras épocas em que a internet não existia, e só conseguia-se determinada informação com profissionais da área ou através de livros, revistas e jornais. A busca era manual.

Contradizendo Levy, Dominique Wolton explica sobre a aparente democracia e a considera como uma utopia. O sociólogo francês acredita que não existe democracia sem intermediários. Apesar da internet ter aumentado a interação, ainda não existe uma democracia, pois de acordo com ele, as eleições seriam a melhor forma eliminar o que as pessoas não concordam, o que não acontece na prática.

É preciso equilibrar as opiniões dos dois autores, pois sem este balanço, acabamos enxergando a Internet através de uma ótica muito radical, polarizada (boa ou ruim).

Referências

LEVY, Pierre. “A revolução em matéria de comunicação”.

TORRES, Bolívar. “Entrevista com Dominique Wolton: A desconstrução das utopias digitais”.

Comentários

  1. Oi Ben, enfim consegui te responder...
    Estou trabalhando e até a uma semana atrás fazendo cursinho, mas desisti, dormir 3 horas por dia estava muito complicado. Mas como está você? Escrevendo bastante?
    Tem um monte de coisa nova aqui ein? Vou ler tudo. ^^
    Até mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana