Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

A Delicadeza do Amor

Texto: Ben Oliveira

A Delicadeza do Amor ou La Délicatesse (título original) é um filme francês de comédia romântica, lançado em 2011, dirigido por David Foenkinos e Stéphane Foenkinos e estrelado por Audrey Tautou, François Damiens  e Bruno Todeschini.

Quem já assistiu algum filme francês antes, percebe que suas comédias românticas estão mais para comédias dramáticas. Diferentes dos filmes norte-americanos do gênero, na qual o lucro é priorizado, os roteiros são óbvios, os atores bonitos, a trilha sonora é clichê, em A Delicadeza do Amor é possível perceber o cuidado com cada um destes elementos cinematográficos. Além é claro, das produções européias priorizarem a reflexão.

Como não entendo muito de cinema e mais de texto, vou me ater ao roteiro. O enredo do filme está recheado com diferentes sensações e pensamentos, deixando cada minuto uma delícia de assistir, fugindo do padrão Hollywoodiano. Monólogos, estranhamentos, fluxo de consciência e suspense.

A personagem interpretada por Audrey Tautou, Nathalie conhece o seu marido em uma cafeteria, na qual ele, François (interpretado por Pio Marmaï) fica tentando adivinhar o que ela vai pedir. O rapaz acredita que se ela pedir suco de damasco, os dois vão ficarem juntos.

O relacionamento entre Nathalie e François parece ser perfeito. Desde o primeiro dia em que se conheceram os dois se deram bem. O namoro e o futuro casamento beiram ao utópico: os dias passam rápidos, os pais deles se dão bem, entre outras situações que apontam a falta de problemas entre o casal.

Nathalie arranja um novo emprego. O chefe dela, Charles (interpretado por Bruno Todeschini) está sempre dando em cima da funcionário, mesmo sendo casado e ela não demonstrando nenhum interesse por ele.

Certo dia, Nathalie está lendo um livro, enquanto o seu marido François sai para correr. Depois de adormecer, ela acorda com uma ligação avisando que o homem estava no hospital. O marido de Nathalie morre em um acidente. Depois do enterro e dos dias de luto, a mulher decide voltar ao trabalho, mesmo tendo mais alguns dias de licença.

Por mais de três anos, Nathalie foca toda a sua energia no trabalho, consegue diversas promoções e se esquece de continuar vivendo sua vida. Depois de ouvir um comentário crítico, em transe, a mulher beija outro funcionário da empresa, Markus. Dando início a um relacionamento sinistro, o qual ela decide dar uma chance.

Quando finalmente os dois estão felizes, todos estranham aquele relacionamento por causa da aparência de Markus e julgam Nathalie. Assim é A Delicadeza do Amor, um filme sobre recomeçar, no qual prevalecem as atitudes e sentimentos.


Comentários

Mais lidas da semana