Pular para o conteúdo principal

Destaques

Seis meses sem cigarro

Seis meses sem cigarro. Há um tempo parecia algo impossível de alcançar e aqui estava ele: estaria mentindo se dissesse que ainda não tinha fissura, mas havia conseguido controlar bem mais como nunca imaginara antes. Seis meses davam uma sensação boa. Seis meses sem fumar um cigarro, mesmo passando por inúmeras situações de estresse e de ansiedade. Seis meses aprendendo a regular as emoções de forma a não descontar no vício. Os meses iam passando. Datas que antes pareciam impossíveis se tornam reais. Já imaginara quando seria quando completasse um ano sem cigarro. Ia escrevendo para comemorar e lembrar que os pequenos dias também importavam. Escrevia para lembrar que o difícil não era impossível e qualquer um poderia conseguir se livrar do cigarro, por mais difícil que parecesse no início. Escrevia para agradecer a si mesmo por ter se libertado de algo que fazia tão mal e muita gente ainda acreditava que fazia bem. Escrevia para deixar claro que não queria voltar atrás e mesmo nos dias...

Lançamento livro de contos gay - Loveless

Falta menos de um mês para o lançamento do livro Loveless, uma coletânea da editora Escândalo que reúne contos gay de doze escritores, entre eles, eu, Ben Oliveira, com as histórias Prazeres Perigosos e Segredos Expostos.

Por ser o primeiro livro com algum texto meu que será publicado, nem preciso dizer o quanto eu estou ansioso e animado. Não sei dizer exatamente quando foi que comecei a me interessar mais pela literatura, talvez seja influência do meu hábito de ler, ouvir e contar histórias.

Diferente do jornalismo onde é preciso relatar com precisão e objetividade acontecimentos reais, a literatura me permite voar para outros mundos, terras, realidades. Talvez o que o texto jornalístico e o conto apresentam em comum seja o desafio e a possibilid
ade de ambos serem lidos em um curto tempo, prendendo o leitor. A escrita direta, sem muitos rodeios, me ajudou a me entender com este gênero literário.

Escrever ficção é muito mais do que contar uma mentira e fazer o leitor acreditar em sua existência. Da mesma maneira que um escritor consegue transcender ao dar vida para suas palavras, o leitor acompanha esta viagem de perto. Cada letra, ponto, vírgula, ganham sentido e tornam o improvável tão verossímil quanto à manchete de um jornal.

Afinal, o que é a verdade? Um conceito que poderia levar a uma série de discussões, principalmente analisada pela filosofia. Alguns acreditam que nem mesmo o melhor jornalista conseguiria relatar a verdade, já que mesmo que o profissional presenciasse a cena ou entrevistasse várias pessoas, ainda assim passaria por processos subjetivos, filtros pessoais, interferências da comunicação.

Comecei a escrever o meu primeiro conto quando estava em sala de aula. Eu estava influenciado por livros de vampiros, escritos por Anne Rice, Stephenie Meyer, L.J. Smith e P. C. Cast e Kristin Cast. Além é claro de outras centenas de obras que li desde que adquiri o gosto pela leitura. Percebi o que estes autores descreviam em comum sobre estes seres do imaginário, como os sentimentos intensificados e a constante busca pelo prazer. Foi aí que surgiu a ideia de escrever "Prazeres Perigosos", um conto sobre um jovem hedonista, ninfomaníaco, capaz de fazer loucuras para conseguir o que deseja.

Fiquei surpreso quando descobri que dois contos meus haviam sido selecionados no II Concurso Loveless da Editora Escândalo. Sempre desejei publicar minhas histórias em algum lugar, e apesar de ter um blog, acredito que alguns textos merecem um destino melhor. Enquanto uma editora, mesmo tendo um selo LGBT, se recusou a sequer considerar a publicações dos contos, mesmo sem ler as histórias, no concurso literário da Escândalo vi a oportunidade de conseguir ter pelo menos um texto publicado. Para a minha alegria, dos cinco textos enviados para o concurso, a editora havia gostado de dois.

Os dois contos são diferentes, mas além de terem a temática gay possuem algo em comum: o prazer. Seja um personagem obcecado por sexo, sem pudores e limites, e o outro que desejava desfrutar da companhia de outros homens, sem que as outras pessoas soubessem, por isto "Segredos Expostos".

Somente a história de vampiros já estava quase pronta quando soube do concurso. Tive pouco tempo para conseguir pensar em novos contos, enredos, personagens e conflitos para o concurso. Uma vez que os textos não poderiam abordar o tema amor / relacionamento amoroso, um desafio quando se trata de um escritor romântico nato.

Os livros, artigos e ensaios que li sobre contos, literatura e a arte da ficção, me ajudaram a entender mais sobre este gênero literário fascinante. A jornada é longa, mas os primeiros passos já foram dados. Pretendo me aprofundar cada vez mais no texto literário e quem sabe algum dia ter a felicidade de publicar o meu romance já escrito, novos contos e uma série de livros.

***

Para quem estiver em São Paulo no dia 01 junho e deseja adquirir um exemplar da obra, a coletânea será lançada no Telstar Hostels, albergue localizado na Vila Mariana. A data do lançamento de Loveless acontece um dia antes da maior parada gay do mundo, a 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

O lançamento de Loveless faz parte da programação da ESCANDALIZA – Festa Literária da Escândalo.   Durante o evento acontece o lançamento de títulos inéditos e sessão de autógrafos. A Festa Literária vai contar com a participação de vários autores e celebridades da cena LGBT.


Programação

18h - Apresentação Autores e Obras da Escândalo

19h - Lançamento "Maré Vazante", de Alexandre Melo

20h - Lançamento "Loveless", coletânea de contos gay

Entrada franca!! Colegas, amigos e interessados estão convidados! ;)

Local – Telstar Hostels, localizado na Rua Capitão Cavalcanti, 177 – Vila Mariana, São Paulo - SP.

***

No site da editora Escândalo já é possível conferir a capa e algumas informações sobre a Coletânea de Contos - Loveless, todavia o livro ainda não está disponível para venda. A obra está sendo vendida por R$ 26 (frete grátis).

Confira o texto de divulgação da coletânea:

"Quando doze novos e destemidos contistas aceitaram o desafio de desenvolver textos que não versassem sobre o amor romântico, surgiu a Coletânea LOVELESS !!! E a diversidade não está apenas na temática das histórias, mas na espontaneidade dos temas e na desenvoltura dos estilos. Uma leitura imperdível!"

Autores: Eduardo Bravo − Rodrigo Adriano Machado − Felipe Moreira − Luciano Cilindro de Souza − Daniel Manzoni − Ítalo Damasceno − Cícero Edinaldo − Ben Oliveira − Sergio Viula − Tales Gubes − Roberto Maty − Marcio Lima.

Mais lidas da semana