Aceitação: Fim do ciclo
Aceitar que você não pode voltar no tempo. Aceitar o momento presente. Aceitar que as coisas mudam. Aceitação nem sempre é fácil, mas algo necessário. É somente quando aceitamos, que podemos finalmente deixar algumas coisas para trás e voltar os olhos para a frente. Aceitar não significa se pôr no papel de vítima, pelo contrário, assumir que você teve responsabilidade também, de um grau ou outro, por tudo o que aconteceu. Há coisas que vamos adiando e adiando, na esperança de que o outro vá mudar, mas esta mudança nunca vem. Em vez de colocar vírgulas, você decide por um ponto final, um ponto que já deveria ter colocado há anos, desde que fora aconselhado pela primeira vez. Escolher a própria saúde mental vem com um preço: às vezes, você decide colocar sua paz em primeiro lugar e quando você lida com alguém sempre envolvido em problemas, o que há muitos anos tinha sido um relacionamento saudável, há anos já se transformara em várias bandeiras vermelhas. Sabia quando tinha começado, mas...
Para ler, estudar e escrever é necessário, sim, uma boa música. Imagina só, fazendo tudo isso ouvindo uma ótima MPB, eletrônica, pop, nossa... Prefiro ler com o barulho, o silêncio às vezes me incomoda bastante.
ResponderExcluirAcredito que a música ajude bastante a entrar no clima. Dependendo da leitura, gosto de ouvir trilhas sonoras de adaptações. Por exemplo, ao ler Os Diários do Vampiro, gosto de ouvir a trila da série The Vampire Diaries, ou músicas que estejam relacionadas à temática. Quanto ao silêncio, às vezes ele se faz necessário, barulho demais atrapalha os pensamentos a se conectarem. Depende muito do que se está lendo, estudando, escrevendo. Ler por entretenimento exige pouca concentração, enquanto um estudo sério, muitas vezes, exige que o texto seja relido várias vezes, de acordo com o grau de conhecimento. A mesma coisa serve para a escrita: um texto de blog mais informal ou uma reportagem onde você já tem as informações coletadas, a música não faz tanta diferença; Porém, ao escrever um romance, músicas calmas ou psicodélicas podem ajudar a tirar da inércia, mas também podem atrapalhar, distraindo. Seja quando escrevo ou leio, dou preferência para músicas que não conheço, desta forma não fico cantando a música na minha cabeça.
ExcluirAbraços