Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Resenha: Como Se Faz Literatura – Affonso Romano de Sant'Anna

Escrito por Affonso Romano de Sant’Anna, Como Se Faz Literatura é um livro para quem deseja saber quais são os primeiros passos que o escritor precisa saber para entender como funciona o sistema literário. A obra foi publicada em 1985, pela Editora Vozes.

Com apenas 60 páginas, o livro é uma introdução para quem gosta de escrever, sonha em se tornar escritor, mas não tem noção de como é o funcionamento das publicações, editoras, direitos autorais, concursos literários.

Segundo o autor, o escritor iniciante precisa entender os ritos da iniciação literária ou os primeiros passos para quem deseja escrever. Affonso Sant’Anna explica que esse início se dá nos jornais do colégio e da cidade, suplementos literários, revistas literárias, concursos literários, orientações, laboratórios de texto e na leitura.

Affonso Romano de Sant’Anna fala sobre a importância de escrever, de publicar e de ser lido, além de abordar por cima como é o negócio literário e o fazer literário. Apesar do seu conteúdo ser bem leve e enxuto, o autor dá algumas recomendações de leitura importantes para quem deseja aprender mais sobre a arte da escrita e como se tornar escritor.

Mais lidas da semana