Pular para o conteúdo principal

Destaques

Uma pausa dentro da pausa

Uma pausa dentro da pausa, às vezes, é tudo o que precisamos para recarregar as energias. Estava aproveitando de forma consciente maneiras de reduzir a quantidade de estímulos e relaxar. Relaxava não só por relaxar, mas por saber que isso ajudaria mesmo nos estudos. Tirar um tempo para si mesmo e não fazer nada, em alguns casos, é tudo o que a gente precisa. E está tudo bem estranhar no começo. Pensar que deveria estar fazendo alguma coisa. Mas não fazer alguma coisa também é fazer algo e, às vezes, para ajudar com o esgotamento, era necessário.  Dias de silêncio também eram importantes. Às vezes, o corpo e a mente pedem. Às vezes, o que você mais precisa é saber separar um tempo do seu dia para se focar em relaxar e evitar uma sobrecarga mental. Ia escrevendo pensando nos dias de silêncio. Ia escrevendo para se lembrar de que era importante este tempo para si mesmo. Ia escrevendo para lembrar que estava tudo bem e a diferença que tirar um tempo para si fazia melhor do que esperava...

Resenha: Sombras e Nefastos – Ricardo Bellissimo

Sombras e Nefastos, do escritor Ricardo Bellissimo, é um romance epistolar (história desenvolvida através de cartas) de suspense, em que o leitor é tragado desde a primeira correspondência para um universo de chantagens, mistérios e mortes envolvendo a família Amaral. A obra de literatura nacional contém 120 páginas e foi publicada em 2003, pela Editora Via Lettera.

Livro Sombras e Nefastos, Ricardo Bellissimo
O livro cumpre o que promete em seu título.
Uma história, literalmente, sombria e nefasta.
Tudo começa com uma carta enviada por José Marcos, na qual o personagem acusa sua irmã, Ana Carla, de ter assassinado a própria mãe e ficado com o dinheiro da herança. José Marcos escreve sem pudores e revela um segredo de sua família, o incesto cometido pelo pai e encoberto pela mãe. Ao final da sétima página do livro o autor já fisgou seus leitores, por exemplo, com o trecho: “Uma carta longa sempre é incômoda, principalmente se o remetente for uma pessoa a quem você preferia ver morto”.

À medida que as cartas vão sendo trocadas, o leitor vivencia confissões, chantagens e conhece um pouco mais da personalidade problemática de cada um dos irmãos. Além de José Marcos, descrito como um esquizofrênico e da acidez e sinceridade perturbadora de Ana Carla, a narrativa também envolve o irmão Pedro Henrique, um homossexual marcado pelas sombras de sua família.

As correspondências entre os irmãos narram a obscuridade e podridão de vidas marcadas pelo incesto e silêncio, pela luxúria e dinheiro, pelos desejos e prazeres, pela loucura e solidão, pelo imoral e fetichismo. O leitor fica intrigado e não sabe a que ponto pode confiar ou não no que está sendo narrado. Os conflitos crescem deliciosamente e os personagens expõem suas desconfianças, incertezas e ameaças.

Não é possível ler Sombras e Nefastos sem mergulhar na história, sem sair da própria inércia. Não é o tipo de livro que você consegue ler e ficar indiferente às tragédias contadas. O leitor é empurrado ladeira abaixo nesta confusão familiar, envolvendo questionamentos sobre as mortes de Edgar e Dona Carmem, os pais dos três personagens. Os acontecimentos do passado, as emoções do presente e as preocupações e ambições do futuro dão pistas sobre o que está acontecendo e o leitor se vê em frente aos pontos de vista dos correspondentes, que, aliás, só aumentam ao decorrer do livro.

Entre confusões e revelações, o leitor entra na dança até se ver em um ponto sem saída. É preciso descobrir o que está acontecendo. Personagens desaparecem, morrem, surtam, fogem, traem – e Ricardo Bellissimo consegue conduzir o leitor até o final surpreendente. Do começo ao fim é possível se surpreender com a brutalidade das palavras que ao mesmo tempo em que golpeiam o estômago, a mente e a alma de quem está lendo, provocam uma sensação de catarse.

Sobre o autor – Ricardo Bellissimo nasceu em 1969, na cidade de São Paulo. Escritor, jornalista e historiador. Livros publicados: a novela Libido Siamesa (vencedora do prêmio I Festival de Literatura Universitária, 1998), o romance Sombras e Nefastos (2003), o romance Sufoco (2008) e Negro Amor.

Mais lidas da semana