segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Blogs: 8 Vantagens de descobrir quem são seus leitores pelo Google Analytics

Manter um blog não é tarefa fácil. Se está tentando ganhar dinheiro com os anúncios e afiliados e fidelizar um público, quanto mais informações tiver sobre os seus leitores, maiores são as chances de você personalizar o seu conteúdo e analisar os dados para ver se está mais perto dos seus objetivos. Uma ferramenta gratuita para quem deseja descobrir mais informações sobre os usuários que visitam o seu blog é o Google Analytics!

Levando em conta de que a ferramenta é grátis, o Google Analytics proporciona uma ótima experiência aos seus usuários. Basta se cadastrar e instalar o código em seu blog (blogger, wordpress ou plataforma utilizada).
Google Analytics Mapa de Visitantes
Google Analytics fornece informações aos blogueiros sobre os seus visitantes.
O número de blogueiros que tentam profissionalizar o seu espaço e ganhar dinheiro na internet não para de aumentar. A competição é monstruosa. Segundo informações do Best Web Hosting Geek, existem mais de 152 milhões de blogs na rede computadores. Levando em conta que esses números são de 2013. Estamos no final de 2014, e com a difusão do conhecimento e informações sobre as vantagens de ter o seu próprio espaço na web, é possível afirmar sem dúvidas que a quantidade é maior.

Confira 8 Vantagens de usar o Google Analytics para descobrir quem são os visitantes do seu blog:



1) Informações Demográficas



Quem são os seus leitores? São homens ou mulheres? Qual é a faixa etária? Quais são os seus interesses? Essas informações podem fazer toda a diferença para o blogueiro. Por exemplo, se o seu blog é voltado para um público jovem, você precisa saber se a linguagem está adequada. Assim como a mensagem pode ser personalizada para um público adulto e da terceira idade.

Dependendo do assunto abordado em seu blog, saber qual é o gênero sexual do leitor pode ajudar a ver se você está recebendo as visitas que gostaria. Se você trabalha com sistemas de afiliados, é essencial que você entenda quem é o seu leitor, para saber se está oferecendo os produtos certos e quais são as chances deles comprarem.

A ferramenta também mostra quais são as categorias de interesse dos seus leitores, mostrando a porcentagem: Esportes; Eletrônicos; Comida e Bebida; Viagens e Destinos Turísticos.

Confira: Google Analytics: Curso Online Grátis sobre Fundamentos da Análise de Dados Digitais

2) Informações Geográficas 


Com o Google Analytics, você pode descobrir a localização geográfica e o idioma de seus usuários. Se o seu conteúdo é em português, por exemplo, o maior número de visitas serão de pessoas que moram em países que falam a língua portuguesa, como Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. É claro, você pode receber visitas de outros países que brasileiros ou pessoas que falam o idioma moram.

Se o seu foco é o público brasileiro, a ferramenta te fornece informações detalhadas sobre os visitantes. Os seus leitores são de qual Estado do país? Qual região tem mais pessoas que visitam o seu blog? Se você quiser aprofundar os dados, pode descobrir quais cidades geram maior tráfego para seu blog.

Você também pode descobrir quais são as páginas mais visitadas do seu blog, filtrando pelo país, região ou cidade.

3) Visitantes Recorrentes (Comportamento)


Receber novos visitantes é sempre bom! No entanto, se você tem um blog, tão importante quanto medir qual é a sua taxa de visitas, é descobrir quantos desses usuários são visitantes recorrentes (leitores). Através do Analytics, você pode ainda ver quantos dias o usuário levou para retornar ao seu blog desde a última sessão.

Outro ponto interessante é descobrir quanto tempo durou a sessão. O seu blog pode ter milhares de visitantes, mas se os usuários estão ficando durante poucos segundos na página, pode significar que eles não estão encontrando o que gostariam. É importante lembrar que, como nem sempre o tempo de visita na internet é tão alto quanto o blogueiro gostaria, assim como a concentração do leitor não é das melhores, você precisa fazer o possível para cativar o visitante desde o início, prendendo-o na teia do texto.
Google Analytics Visitantes Recorrentes e Novos
Taxa de Novos Visitantes x Visitantes Recorrentes.
Leia também: Marketing Digital - Medir sucesso do blog

4) Tecnologia


Descobrindo qual é o navegador mais usado pelos seus visitantes é possível analisar se a taxa de rejeição está alta e descobrir qual é o motivo. Muitas vezes, pode ser que o layout do seu blog seja incompatível com determinado navegador. Você também pode ver quais são os sistemas operacionais dos seus usuários. Essas informações são bastante interessantes para quem tem um blog sobre tecnologia, podendo gerar ideias para a criação de conteúdo.

5) Aparelhos Móveis


O seu blog está preparado para receber visitas de dispositivos móveis? A ferramenta de análise de dados possibilita descobrir quais categorias de dispositivo geram maior tráfego para o seu blog (desktop, tablete ou celular), analisar a duração média de cada sessão e a taxa de rejeição.

Você também pode descobrir quais são os aparelhos e as marcas. Novamente, para quem tem blogs sobre tecnologia, além de ajudar a analisar se suas páginas estão sendo exibidas adequadamente, é possível trabalhar a redação de conteúdo. Se suas visitas maiores são de usuários que têm aparelhos da Apple, por exemplo, você pode escrever posts sobre iPad, iPhone e aplicativos vendidos na Apple Store. Você também pode analisar quais são os sistemas operacionais que geram mais tráfego (iOs, Android, Windows, entre outros).

6) Canais de aquisição


Você sabe de onde vêm os visitantes do seu blog? Você pode descobrir quais são os canais orgânicos de busca que mais geram tráfego (Google, Ask, Baidu, Yahoo), redes sociais (Twitter, Facebook, Google Plus, Twitter, Blogger, Youtube), e-mail, referências (Quais sites estão trazendo usuários para o seu blog?).

Cada um desses canais permite a busca de dados personalizada. Você pode cruzar as informações, descobrindo quais páginas geraram mais visitas, quais foram os conteúdos compartilhados que geraram mais cliques, quantos visitantes os seus blogs parceiros estão lhe trazendo e para quais páginas eles estão apontando.
Gráfico do Google Analytics de Busca Orgânica
O gráfico do Google Analytics mostra a força dos resultados de busca orgânica.
Conheça: Ferramentas de SEO

7) Palavras-chave


Quais são as palavras-chave (keywords) mais procuradas por quem entra no seu blog? Através do Google Analytics, você acaba conhecendo quais são os termos que os seus leitores acabaram buscando no Google ou qualquer outra plataforma de busca para cair no seu blog. Desta forma, você pode otimizar o conteúdo das páginas que geram mais tráfego, analisando qual por meio da duração da sessão e da taxa de rejeição.

Essas informações sobre palavras-chave podem te ajudar na hora de escrever novos textos para o seu blog. Se a taxa de rejeição estiver muito alta, por exemplo, você pode analisar quais motivos a levaram a isso. Às vezes, você escreve um texto sobre um seriado, mas o que os usuários procuram é o link para assistir online, ou o mesmo com filmes, livros, novelas e outros programas televisivos.

8) Google Adsense


O seu blog tem anúncios do Google Adsense? Você está ganhando quanto gostaria com a publicidade? Você sabe dizer quais são os anúncios com maior taxa de cliques? Assim como as outras funções presentes na ferramenta, você pode cruzar os dados e descobrir de que cidades são as pessoas que têm interagido com seus anúncios.

10 Motivos Pelos Quais Ganhar Dinheiro com Blog Não é Fácil

As informações disponibilizadas no Google Analytics podem ser visualizadas em tabelas, gráficos de porcentagem, desempenho, comparação e tabela dinâmica.

Gostou das dicas? Compartilhe a postagem nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, realmente me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiany! Fico feliz que tenha te ajudado.
      Em breve, vou compartilhar mais dicas por aqui.
      Abraços!

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram