Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Nove dos 20 Livros Mais Procurados no Google em Novembro foram adaptados para o Cinema em 2014

Ame ou odeie adaptações cinematográficas de livros. Não dá para negar a influência que os filmes exercem em muitos leitores, principalmente naqueles que costumam ler as obras que viraram febre do momento ou gostaram tanto de ver os personagens na telona e acabaram comprando os livros. Dos 20 Livros em Destaque no Google, em Novembro de 2014, 9 foram adaptados para o cinema e dois deles estão relacionados.

Livro A Esperança, Suzanne Collins
A Esperança (Mockinjay) lidera a lista dos livros que
mais se destacaram nas buscas do Google durante
o mês de novembro de 2014.
Confira abaixo a lista dos Livros mais Procurados no Google em Novembro:

Mockinjay (A Esperança) e The Hunger Games (Jogos Vorazes) – A Esperança Parte 1 foi lançado no Brasil em novembro de 2014 e foi sucesso de bilheteria. No Brasil, o terceiro livro da trilogia de distopia Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins, foi publicado pela Editora Rocco, em 2011.

Gone Girl (Garota Exemplar) – O filme estreou em outubro de 2014 nos cinemas brasileiros e de diversos países e foi sucesso de bilheteria, conquistando milhões de dólares. No Brasil, o livro Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn, foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2013.

Fifty Shades of Grey (50 Tons de Cinza) – A data de estreia era para 2014, mas foi alterada para 2015 (está na lista por causa da expectativa gerada após os trailers e imagens, aumentando o interesse pelos livros). No Brasil, 50 Tons de Cinza, da autora E. L. James, foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2012.

Maze Runner (Correr ou Morrer) – A distopia de ficção científica estreou em setembro nos cinemas brasileiros e rendeu R$ 4,6 milhões no seu primeiro fim de semana. No Brasil, os livros da saga Maze Runner, do autor James Dashner, foram publicados pela Editora Vergara & Riba.

The Fault in Our Stars (A Culpa é das Estrelas) – Lançado no Brasil em Maio de 2014, foi o filme mais visto no período de lançamento. No Brasil, o livro A Culpa é das Estrelas, do autor John Green, foi publicado pela Editora Intrínseca.

If I Stay (Se Eu Ficar) – Lançado em setembro nos cinemas brasileiros, o filme também foi sucesso de bilheteria. No Brasil, Se Eu Ficar, da autora Gayle Forman, foi publicado pela Editora Novo Conceito, em 2013.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos aumentou a procura pelo livro do escritor J. R. R. Tolkien. 

The Hobbit (O Hobbit) e The Lord of The Rings (O Senhor dos Anéis) – O filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos estreou no Brasil em dezembro. No Brasil, O livro O Hobbit, do escritor J. R. R. Tolkien, foi republicado pela Editora Wmf Martins Fontes, em 2013.

The Giver (O Doador de Memórias) – A adaptação do best-seller estreou em setembro nos cinemas brasileiros, aproveitando a onda de sucesso dos filmes de distopias. No Brasil, o livro O Doador de Memórias, do autor Lois Lowry, foi publicado pela Editora Novo Conceito, em 2014.

Divergent (Divergente) – O filme estreou em abril nos cinemas brasileiros, mais uma distopia que fez sucesso. No Brasil, Divergente, da autora Veronica Roth, foi publicado pela Editora Rocco, em 2012.

PS: Esta lista de pesquisas em destaque de livros é fornecida pela ferramenta Google Trends. Infelizmente, no Brasil, os números são exibidos anualmente; Já nos Estados Unidos, é possível ter informações mensais sobre os livros mais pesquisados e quais estão em destaque (Maior aumento no volume de pesquisa desde o período anterior).

Comentários

  1. Me senti completamente perdida, não vi, nem li nenhum desses livros exceto A culpa é das estrelas que eu não gostei. Apesar de no filme ter aquela coisa toda de efeitos especiais e tal, ainda prefiro ler e imaginar sozinha a história! =) Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com
    http://diaadiadadepressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      Não se sinta só neste barco (quase furado!).
      Da lista, li somente 3 (Divergent, A Culpa é das Estrelas e 50 Tons de Cinza). Já li o primeiro de Jogos Vorazes, mas não o terceiro (que é o que está em cartaz!). Devo ir hoje ao cinema assistir A Esperança Parte 1.
      Estou curioso para assistir Garota Exemplar e entender porque fez tanto sucesso.
      Uma coisa é certa: As editoras brasileiros que apostam na tradução de livros que foram recentemente adaptados para o cinema quase não precisam investir em Marketing. O filme faz quase todo o trabalho de despertar o interesse de quem assistiu, gostou e quer ler o livro.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana