Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia do Orgulho Autista: Amor próprio e autoaceitação das diferenças

Hoje, 18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Muitos colegas no Brasil e em vários países estão lutando por uma sociedade menos preconceituosa.


Orgulho duplo para alguns
Existem muitas pessoas no espectro autista que são LGBTQ. Comemoramos de forma dupla em junho. O símbolo da Neurodiversidade também é colorido. 🌈

No dia 18 de Junho, é comemorado o Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day). A data foi criada pelo grupo Aspies for Freedom, celebrada pela primeira vez em 2005. De lá pra cá, muitas coisas mudaram: temos muito mais informações sobre autismo do que tínhamos, porém, o preconceito ainda é um problema.

14 anos após a primeira edição do Dia do Orgulho Autista: alguns problemas permanecem e provavelmente sempre permanecerão. Muitas pessoas não entendem a importância da data para autistas, pois presumem que temos vergonha de quem somos e se esquecem de que somos todos diferentes (Neurodiversidade).

A data é importante, pois as taxas de suicídio entre autistas é altíssima, muita…

Vídeo: Escritores Brasileiros falam sobre Criação Literária, Mercado Editorial e Protagonismo LGBT

5 Escritores brasileiros se reuniram neste domingo para discutir a Criação Literária, o Mercado Editorial e o Protagonismo LGBT na Literatura Contemporânea. O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube, através da ferramenta de Hangout do Google Plus e agora está disponível para quem não acompanhou e tiver interesse em assistir ao vídeo.
Encontro Online Escritores Brasileiros
Hangout foi moderado por mim (Ben Oliveira) e contou com a presença de mais quatro escritores brasileiros. Foto: Reprodução / Youtube.

O hangout contou com a presença dos escritores: Alex Francisco, Alexandre Willer Melo, Ben Oliveira (eu!), Paulo Sérgio Moraes (organizador) e Roberto Muniz Dias. Dois dos autores que foram convidados não puderam comparecer, são eles: Helder Caldeira e Moa Sipriano.

Alguns dos assuntos discutidos no vídeo: 

  • Como é o seu processo criativo? 
  • É necessário o rótulo Literatura com temática Gay? 
  • Enfrentou dificuldades para publicar o livro por causa da temática? 
  • Quais são os desafios do autor brasileiro? 
  • Por que escreve? 
  • A vantagem do autor independente de publicar sua obra e não deixar o texto mofando na gaveta. 
  • A importância do feedback dos leitores. 

Assista ao vídeo Encontro online de Autores sobre Processo Criativo e Mercado Literário:



O encontro foi bem tranquilo, não aconteceram muitas falhas técnicas. Minha conexão falhou nos últimos minutos do hangout, mas os outros autores se despediram por mim. Foi uma experiência bem interessante e me fez considerar começar a utilizar mais transmissões ao vivo e vídeos para complementar o conteúdo do blog. Afinal, além de ser uma opção interativa, também é uma boa alternativa para alcançar usuários que ficam com preguiça de ler os textos publicados por aqui.

A duração prevista do evento era de 1h20, mas acabamos passando um pouco do tempo para complementar algumas questões, um período rápido para divulgação dos livros e encerrar o debate.
Mais informações sobre os autores:

Alex Francisco – Dramaturgo, escritor e roteirista. Autor dos livros A Visita e Corpo Condenado, publicados pela Editora All Print. Página do autor no Facebook: https://www.facebook.com/alexfranciscooficial

Alexandre Willer Melo – Autor do livro Maré Vazante e Outras Estórias e de contos da coletânea Homossilábicas Vol. 2, publicados pela Editora Escândalo. Perfil do autor no Facebook: https://www.facebook.com/alexandre.w.melo

Ben Oliveira – Autor de contos publicados em diversas coletâneas, sendo quatro deles com temática gay presentes nas coletâneas Loveless, Homossilábicas Vol. 3 (Ed. Escândalo) e Mentes Inquietas (Andross Editora) e autor da carta de Amélia que está presente no livro Remetente N15 (Publicação em 2015). Página do autor no Facebook: https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira

Paulo Sérgio Moraes – Autor do romance Condicional, publicado pela Editora All Print e organizador do livro de mistério epistolar Remetente N15 (Publicação em 2015). Confira a entrevista com a autor, publicada aqui no blog! Página do autor no Facebook: https://www.facebook.com/condicionalpaulomoraes

Roberto Muniz Dias – Romancista, contista, poeta e artista plástico. Formado em Letras e Direito. Autor dos livros Adeus a Aleto, Um Buquê Improvisado, Urânios, A Teia de Germano, Errorragia, O Príncipe, o mocinho e o herói podem ser gays. Confira a entrevista com o escritor, publicada no blog! Página do autor no Facebook: https://www.facebook.com/robertomunizdiasescritor

Um segundo encontro de autores brasileiros contemporâneos foi marcado para o dia 21 de dezembro, a partir das 17h30, com o tema: Processos, Estilos e Elementos da Criação Literária. Devem participar: Roberto Muniz Dias, Paulo Sérgio Moraes, Heller de Paula, Sérgio Viula e Tales Gubes Vaz.

Gostou? Compartilhe! Curta a página do Blog e fique por dentro das novidades.

Comentários

Mais lidas da semana