quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

4 Dicas sobre Ganhar Dinheiro na Internet para Blogs com Google Adsense

Ganhar dinheiro na internet não é fácil nem é rápido, como prometem os milhares de artigos. Se você é blogueiro e usa o Google Adsense há algum tempo, este artigo é para você! Para quem criou um blog agora e ainda não participa do programa de afiliados da Google, talvez seja preciso se registrar antes, pois somente depois de coletar alguns dados pelo Google Analytics, é possível entender o que está funcionando ou não!
Não existem fórmulas mágicas para ganhar dinheiro na internet com seu blog, mas criar estratégias e usar as informações coletadas sobre seus visitantes podem te ajudar. Foto: Domínio Público / Pixabay.

Presumindo que você, além de usar o Google Adsense e participar do Google Analytics, tenha integrado sua conta das duas ferramentas, vou compartilhar algumas dicas sobre como você pode ganhar uma renda extra com o seu blog. Após muita disciplina, paciência, planejamento de postagens, você pode usar os relatórios do Google Adsense para saber qual foi o número de impressões dos anúncios (Pageviews), quantas vezes eles foram clicados, qual foi o CTR de página (Taxa de cliques nos anúncios), CPC (Quanto você ganhou com os cliques) e o RPM (Ganhos estimados pelo número de pageviews recebidos e multiplicados por mil).

Leia também: 10 Motivos Pelos Quais Ganhar Dinheiro com Blog Não é Fácil 

PS: Antes de se afiliar ao Google Adsense, lembre-se de ler as diretrizes e não se esquecer do principal: a prioridade do programa de afiliados é para blogs e sites que ofereçam conteúdo de qualidade. O que isto significa? O conteúdo precisa ser original e você já precisa estar recebendo visitas, caso contrário, além de correr o risco de não ser aprovado, seu blog exibirá os anúncios, mas não terá ninguém para interagir com eles, impossibilitando ganhar dinheiro.

Confira abaixo 4 dicas sobre como ganhar dinheiro na internet com blogs para quem usa Google Adsense:


1- Descubra quais são os tamanhos de anúncio que geram mais lucro


Estes dados podem ser obtidos dentro do próprio Google Adsense, acessando a guia de Relatórios de Desempenho e navegando até a opção Tamanhos dos Anúncios. Com essas informações, você pode descobrir qual deles tem o maior número de cliques, quais possuem maior solicitações de anúncios e quais dão mais retorno.

É importante observar que nem sempre o bloco de anúncio com maior número de cliques é o que dá mais dinheiro, visto que o que determina este valor não é somente o número de vezes que tal anúncio foi clicado (interação) ou o número de vezes que seus leitores o viram, mas o valor pago pelo anunciante, que varia desde centavos até dólares.
No meu blog, por exemplo, são usados estes três tamanhos e o mais lucrativo é o de 728 x 90, por causa do seu posicionamento. Foto: Reprodução / Google Adsense.

Normalmente, durante os cursos do Google Adsense, os participantes são informados para colocar os anúncios acima da dobra da página (de forma que o usuário não precise rolar a barra para vê-lo) e ao utilizar três blocos de anúncios, geralmente o que está na posição mais alta é o mais disputado pelos anunciantes, portanto costumar ter maior valor de clique e gerar mais lucro.

Como saber qual tamanho usar? Na dúvida, confira sempre quais são as recomendações feitas pela própria Google. Os anúncios recomendados do momento são: 728 x 90 (Cabeçalho); 336 x 280 (Retângulo Grande); 320 x 100 (Banner grande para dispositivos móveis); 300 x 600 (Arranha-céu grande) e 300 x 250 (Retângulo médio). Lembrando: Estas informações podem mudar a qualquer momento. Os tamanhos de anúncios que faziam sucesso há 5 anos, por exemplo, já não são os mesmos dos dias atuais, apesar de ainda estarem disponíveis para uso.

Confira: Blogs: 8 Vantagens de descobrir quem são seus leitores pelo Google Analytics

2- Veja quais páginas geraram mais lucro


Se o seu Google Adsense está vinculado com o Google Analytics, basta ir até a guia Comportamento, Google Adsense e seguir para Páginas do Google Adsense. A ferramenta vai exibir uma tabela com as páginas e você pode clicar no botão Receitas do Google Adsense para mostrar por ordem quais foram as páginas mais lucrativas do seu blog.

Com esses dados, você poderá aprofundar sua análise e tentar descobrir por que algumas postagens do seu blog geram mais lucro do que outras. Como eu mencionei acima, nem sempre as páginas com mais anúncios clicados do Google Adsense são as mais lucrativas.

Uma das metáforas utilizadas pela equipe do Google Adsense para orientar o leitor sobre como o site é utilizado para o sistema de anunciantes é comparando-o a um espaço que será locado. Ou seja, diferente do que muitos blogueiros e donos de sites podem imaginar, você não ganha somente se o anúncio for clicado, mas também pelo número de vezes que ele foi visto pelos leitores.
Se você deseja ganhar dinheiro com seu blog, é preciso saber analisar seus dados, para entender porque algumas páginas geram mais lucro do que outras. Foto: Domínio Público / Pixabay.

O Google Analytics oferece o eCPM do Google Adsense (o custo estimado por mil impressões de página. É sua receita do Google AdSense por mil impressões de página). Com essa informação, você pode saber quais páginas vão te gerar lucro se forem mais visualizadas, ou seja, te fazendo pensar em estratégias para atrair mais leitores, seja através da divulgação nas redes sociais (costumam dar retorno rápido, porém não são duradouros) e otimização do conteúdo (atraindo mais tráfico orgânico, oferecendo aos usuários conteúdos que eles realmente procuram no seu blog!).

Se uma página tem bastante lucro através dos cliques, você deduz que existem palavras-chave que atraem mais atenção dos anunciantes e são mais disputadas (várias empresas competindo para aparecer em seu blog). Os blogs e sites com melhores conteúdos costumam ser preferidos pelas empresas que pagam mais, já que muitas vezes seus visitantes são de determinado nicho e vão interagir com seus anúncios.

Leia: 8 Projetos que Mais Procuram Redatores Freelancers na Internet

3- Use o planejador de palavras-chave 


Outra ferramenta do Google que é integrada ao Google Adwords, a Keyword Planner ajuda o blogueiro na hora de produzir conteúdo. Como? Você pode pesquisar termos que estejam relacionados às postagens do seu blog e descobrir ideias de palavras-chave (Qual é a média de pesquisas mensais?; Qual é a concorrência?; Qual é o lance sugerido?).

Se você quer aumentar o seu número de visitantes, o seu foco pode ser escrever assuntos usando as keywords mais procuradas. Através da concorrência, você descobre quais termos são mais disputados pelos anunciantes e também quais são as suas chances de aparecer na primeira página do Google com determinados termos. Quanto maior o número de visitantes, mais vezes os anúncios serão exibidos (pageviews, impressões), o que pode gerar uma maior taxa de cliques e lucro.
Ferramenta de palavras-chave do Google fornece informações interessantes sobre termos mais pesquisados e quais são os mais caros. Foto: Reprodução / Google Keyword Planner.

Outro ponto interessante de trabalhar as palavras-chave é sabendo qual é o valor do lance sugerido. Segundo o Google Adwords, o lance sugerido é calculado considerando os custos por clique (CPCs) que os anunciantes estão pagando por essa palavra-chave, de acordo com as configurações de local e Rede de Pesquisa que você selecionou. O valor é apenas uma estimativa, e seu custo por clique real pode variar.

Com esta tabela, você vai saber quais são as palavras-chave mais lucrativas. Não existe uma regra para os valores. Há palavras-chave que têm uma baixa concorrência e baixo número de pesquisas mensais, assim como existem palavras-chave muito procuradas e de concorrência alta, cujos valores de lance variam desde centavos até dólares (ou reais). Você pode analisar estes termos e criar conteúdos de qualidade, afinal, não basta somente jogá-los ao longo do texto, e muito menos repeti-los várias vezes (volume), mas disponibilizar ao seu leitor uma boa experiência de forma que ele retorne mais vezes e recomende o seu blog para outros usuários.

4- Descubra quais foram as origens dos leitores que geraram lucro para o seu blog


Ainda através do Google Analytics, é possível descobrir quais foram as Referências do Google Adsense. A ferramenta exibirá uma tabela, com a qual você poderá descobrir de onde vêm esses visitantes que te ajudam a ganhar dinheiro na internet com os anúncios (Redes Sociais, Google Search, E-mail Marketing ou até de blogs parceiros ou outros sites que linkam o seu).

Quer aprender mais? Veja: Google Analytics: Curso Online Grátis sobre Fundamentos da Análise de Dados Digitais 

*Importante: Alguns assuntos são mais procurados pelos usuários da internet do Brasil do que outros, portanto não deixe de consultar o planejador de palavras-chave. Ainda que algumas keywords não sejam tão valorizadas quanto outras ou não tenham uma alta procura, o que vai diferenciar o seu blog de um concorrente é a qualidade, o conhecimento sobre o que você está abordando e o prazer de escrever sobre determinados assuntos. Muitas pessoas procuram termos lucrativos e escrevem sobre eles tentando ganhar dinheiro rápido na internet, porém ao perceberem que o retorno não é tão instantâneo quanto imaginavam, acabam desistindo. Faça o seu blog valer a pena! Afinal, você está investindo energia e tempo nele.
Tenha um blog sobre assuntos que você gosta de escrever, prezando pela qualidade. Blogs sem bons conteúdos costumam ser rejeitados pelo Google Adsense. Foto: Domínio Público / Pixabay.

Espero que este post tenha ajudado de alguma forma. Ganhar dinheiro com o Google Adsense não é fácil, mas também não é impossível. Desde que você tenha um alto número de visitantes por mês, invista na redação de conteúdo de qualidade e faça uma boa divulgação nas redes sociais, você poderá ganhar uma renda extra. Boa sorte!

Dica: 5 Vantagens de usar o Google Plus para compensar o baixo alcance orgânico do Facebook 

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar, assim você estará ajudando este blogueiro a também conseguir alguns trocados... Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram