Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

8 Projetos que Mais Procuram Redatores Freelancers na Internet

Nos últimos anos houve um aumento da procura de redatores freelancers. São empresas, sites e blogs que procuram profissionais para escreverem artigos sobre diversos temas, com uma média de 700 palavras, com conhecimentos básicos sobre SEO (Search Engine Optimization), para trabalhar bem as keywords, e produção de conteúdo original, com qualidade e relevância.
Redator Freelancer
Cresce o número de projetos na internet que procuram redatores freelancers. Foto: CC0 Public Domain / Pixabay

Nem sempre os valores pagos pelos artigos correspondem aos preços recomendados pelos sindicatos de jornalistas do Brasil. Aliás, o pagamento costuma ser abaixo da média, e costuma variar de acordo com a extensão do projeto, o tempo que será gasto para a produção, os conhecimentos exigidos do redator e o grau de especialização do texto.

Grande parte dessas vagas para freelancers costuma ser divulgada em plataformas, nas quais o redator precisa fazer um cadastro. O site funciona como um intermediário entre o profissional freelancer e o cliente, em troca uma porcentagem é cobrada. Ainda sobre a questão do pagamento, as opções podem variar de acordo com a plataforma escolhida, podendo o usuário cadastrar o valor mínimo que deseja ser enviado de acordo com as datas de transferência.

Recomendação de Leitura: Ebook Grátis: Seja Mais Produtivo – Luciano Larrossa (Escola Freelancer)

Assim que você define com qual plataforma com serviços para freelancers vai trabalhar – é claro, você também pode trabalhar por conta própria e captar seus próprios clientes – os projetos costumam trazer informações sobre o que se pede. Caso não tenha dados suficientes, o profissional entra em contato. Mesmo quando o cliente estabelece um valor para o serviço de redação, o redator freelancer pode sugerir outro preço, detalhando como vai funcionar o serviço (Pagamento por Artigo ou Pagamento por Hora), o prazo de entrega e o pagamento parcial (Se for vários artigos) ou total (Quando todos artigos forem entregues).

Para garantir a segurança de que o redator vai ser pago, algumas plataformas verificam o método de pagamento antes. Cada plataforma tem suas particularidades. Portanto, é preciso prestar atenção às regras. Em algumas, você não pode divulgar suas informações de contato e toda a troca de mensagens deve ser feita dentro do próprio sistema; Uma forma do site garantir o ganho e poder ajudar os usuários caso haja algum problema.

Veja também: 10 Motivos Pelos Quais Ganhar Dinheiro com Blog Não é Fácil 

Apesar de as vagas para frilas serem divulgadas diariamente, a concorrência é grande. Quanto mais preparado o redator estiver, mais fácil será de garantir o projeto. As plataformas mostram quando o projeto foi publicado, qual é o prazo de entrega do artigo e quantas propostas foram feitas pelos usuários. Logo, na hora de enviar uma proposta para o cliente, recomenda-se que o profissional aponte seus diferenciais e mostre porque é o melhor redator para aquele serviço.
Mesa do redator freelancer
 As vagas para redatores freelancers são concorridas. Conheça os principais temas e se prepare. Foto: CC0 Public Domain / Pixabay

8 Projetos que Mais Procuram Redatores Freelancers: 

Sites de Emagrecimento e Saúde – Os redatores são procurados para escrever artigos sobre emagrecimento, dietas, exercícios físicos, saúde, receitas saudáveis, suplementação.

Descrições de Produtos – Com o aumento do número de empresários que apostam nas lojas virtuais (eCommerce), também cresceu a procura por redatores que escrevam textos criativos sobre os produtos, despertando o interesse dos possíveis consumidores. Lojas virtuais de eletrônicos, produtos importados, roupas, acessórios, alimentos industrializados e por aí vai...

Leia: SEO e Produção de Conteúdo para Comércio Eletrônico

Moda e Cosméticos – Sites e blogs de moda buscam redatores. Os temas variam de acordo com o público-leitor, podendo ser voltado para roupas femininas, moda para homens ou para crianças. Artigos sobre moda, recomendações de produtos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países em que os cidadãos mais compram produtos de beleza.

Como Ganhar Dinheiro na Internet – Um dos temas que mais vejo procurar redatores nos últimos tempos. Como a procura é alta pelo assunto na internet, muitas empresas e blogs acabam ganhando dinheiro ensinando outras pessoas a fazerem o mesmo. Entre os artigos procurados estão: Programas de Afiliados, Produtos Digitais, Criação de Blogs, Monetização, Dicas para Ganhar Dinheiro com Blogs, Como ganhar dinheiro com vídeos do Youtube, entre outros.

Marketing Digital – Artigos sobre Marketing Digital, SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Conteúdos para Mecanismos de Busca), Google Analytics, Mídias Sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Instagram etc.), Palavras-Chave (Keywords), Como aumentar o tráfego de sites, Como produzir Marketing de Conteúdo.

Dica de leitura: Ebook: Marketing de Conteúdo – Primeiros Passos

Criação de eBooks – Com o aumento do número de leitores digitais, possibilitando o ganho com livros digitais ou seja como uma estratégia de conversão de sites (oferecer um eBook em troca do cadastro do leitor), há quem procura redatores para escrever o material, enquanto outros procuram profissionais para organizar as informações, diagramação e formatação.

Turismo – Empresas, Sites e Blogs sobre viagens procuram redatores para escrever sobre as diferentes regiões turísticas, passagens aéreas na promoção, experiências de viagens, locais a se visitar e por aí vai...

Tradução e Revisão de Texto – Tradução de textos para o português, transcrição de vídeos e áudios. O profissional pode cobrar por hora, quantidade de caracteres e nível de especialização do conteúdo a ser traduzido.

Sabendo quais são os projetos que mais procuram profissionais freelancers da área de Redação e Tradução (Writing and Translation), você pode ficar por dentro dos assuntos, criar um portfólio personalizado de acordo com o cliente e ter mais chances de garantir sua vaga no projeto.

Gostou do artigo? Compartilhe!  

Comentários

  1. Oi, Ben, estou entrando agora nessa vida de freelancer, estou fazendo revisão e criação de conteúdo para sites/blogs e ebooks. É bem difícil conseguir um cliente, porque tem gente que cobra bem menos =/ Além de ser muito concorridas as vagas mesmo. Adorei o post!

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele!
      As vagas de freelancers são super concorridas. Mesmo quando o cliente precisa de vários artigos, ele costuma contratando somente um profissional para o projeto (talvez para economizar e fechar um pacote). Como você disse, é complicado porque tem muita gente que cobra bem abaixo do mercado. Então, mesmo que os redatores se recusem a aceitar os serviços, sempre vai ter alguém que vai aceitar.
      Obrigado por sua visita e comentário. Boa sorte na sua jornada de Freelancer!
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana