Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Jurassic Park – Michael Crichton

Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) foi uma leitura nostálgica para mim. À medida que me aventurava pelas páginas do romance, foi como se eu desenrolasse várias memórias relacionadas ao universo ficcional dos dinossauros, popularizado pela adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, em 1993. O livro de ficção científica escrito por Michael Crichton foi republicado em 2015, pela Editora Aleph, com tradução de Marcia Men.


Compre o livro Jurassic Park (Michael Crichton): https://amzn.to/2pKUq7R

Mais do que entretenimento para os amantes de dinossauros, Jurassic Park é um conto caucionário sobre ciência, genética, ética e ambição humana. Hammond é um homem rico que idealiza um parque de diversão com dinossauros reais, sem se dar conta dos potenciais perigos de dar vida às criaturas.

Antes da abertura do parque, uma equipe de profissionais é convidada a visitar a Ilha Nublar, na Costa Rica, entre eles um matemático que alerta sobre as chances do projeto se tornar caótico e…

8 Projetos que Mais Procuram Redatores Freelancers na Internet

Nos últimos anos houve um aumento da procura de redatores freelancers. São empresas, sites e blogs que procuram profissionais para escreverem artigos sobre diversos temas, com uma média de 700 palavras, com conhecimentos básicos sobre SEO (Search Engine Optimization), para trabalhar bem as keywords, e produção de conteúdo original, com qualidade e relevância.
Redator Freelancer
Cresce o número de projetos na internet que procuram redatores freelancers. Foto: CC0 Public Domain / Pixabay

Nem sempre os valores pagos pelos artigos correspondem aos preços recomendados pelos sindicatos de jornalistas do Brasil. Aliás, o pagamento costuma ser abaixo da média, e costuma variar de acordo com a extensão do projeto, o tempo que será gasto para a produção, os conhecimentos exigidos do redator e o grau de especialização do texto.

Grande parte dessas vagas para freelancers costuma ser divulgada em plataformas, nas quais o redator precisa fazer um cadastro. O site funciona como um intermediário entre o profissional freelancer e o cliente, em troca uma porcentagem é cobrada. Ainda sobre a questão do pagamento, as opções podem variar de acordo com a plataforma escolhida, podendo o usuário cadastrar o valor mínimo que deseja ser enviado de acordo com as datas de transferência.

Recomendação de Leitura: Ebook Grátis: Seja Mais Produtivo – Luciano Larrossa (Escola Freelancer)

Assim que você define com qual plataforma com serviços para freelancers vai trabalhar – é claro, você também pode trabalhar por conta própria e captar seus próprios clientes – os projetos costumam trazer informações sobre o que se pede. Caso não tenha dados suficientes, o profissional entra em contato. Mesmo quando o cliente estabelece um valor para o serviço de redação, o redator freelancer pode sugerir outro preço, detalhando como vai funcionar o serviço (Pagamento por Artigo ou Pagamento por Hora), o prazo de entrega e o pagamento parcial (Se for vários artigos) ou total (Quando todos artigos forem entregues).

Para garantir a segurança de que o redator vai ser pago, algumas plataformas verificam o método de pagamento antes. Cada plataforma tem suas particularidades. Portanto, é preciso prestar atenção às regras. Em algumas, você não pode divulgar suas informações de contato e toda a troca de mensagens deve ser feita dentro do próprio sistema; Uma forma do site garantir o ganho e poder ajudar os usuários caso haja algum problema.

Veja também: 10 Motivos Pelos Quais Ganhar Dinheiro com Blog Não é Fácil 

Apesar de as vagas para frilas serem divulgadas diariamente, a concorrência é grande. Quanto mais preparado o redator estiver, mais fácil será de garantir o projeto. As plataformas mostram quando o projeto foi publicado, qual é o prazo de entrega do artigo e quantas propostas foram feitas pelos usuários. Logo, na hora de enviar uma proposta para o cliente, recomenda-se que o profissional aponte seus diferenciais e mostre porque é o melhor redator para aquele serviço.
Mesa do redator freelancer
 As vagas para redatores freelancers são concorridas. Conheça os principais temas e se prepare. Foto: CC0 Public Domain / Pixabay

8 Projetos que Mais Procuram Redatores Freelancers: 

Sites de Emagrecimento e Saúde – Os redatores são procurados para escrever artigos sobre emagrecimento, dietas, exercícios físicos, saúde, receitas saudáveis, suplementação.

Descrições de Produtos – Com o aumento do número de empresários que apostam nas lojas virtuais (eCommerce), também cresceu a procura por redatores que escrevam textos criativos sobre os produtos, despertando o interesse dos possíveis consumidores. Lojas virtuais de eletrônicos, produtos importados, roupas, acessórios, alimentos industrializados e por aí vai...

Leia: SEO e Produção de Conteúdo para Comércio Eletrônico

Moda e Cosméticos – Sites e blogs de moda buscam redatores. Os temas variam de acordo com o público-leitor, podendo ser voltado para roupas femininas, moda para homens ou para crianças. Artigos sobre moda, recomendações de produtos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países em que os cidadãos mais compram produtos de beleza.

Como Ganhar Dinheiro na Internet – Um dos temas que mais vejo procurar redatores nos últimos tempos. Como a procura é alta pelo assunto na internet, muitas empresas e blogs acabam ganhando dinheiro ensinando outras pessoas a fazerem o mesmo. Entre os artigos procurados estão: Programas de Afiliados, Produtos Digitais, Criação de Blogs, Monetização, Dicas para Ganhar Dinheiro com Blogs, Como ganhar dinheiro com vídeos do Youtube, entre outros.

Marketing Digital – Artigos sobre Marketing Digital, SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Conteúdos para Mecanismos de Busca), Google Analytics, Mídias Sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Instagram etc.), Palavras-Chave (Keywords), Como aumentar o tráfego de sites, Como produzir Marketing de Conteúdo.

Dica de leitura: Ebook: Marketing de Conteúdo – Primeiros Passos

Criação de eBooks – Com o aumento do número de leitores digitais, possibilitando o ganho com livros digitais ou seja como uma estratégia de conversão de sites (oferecer um eBook em troca do cadastro do leitor), há quem procura redatores para escrever o material, enquanto outros procuram profissionais para organizar as informações, diagramação e formatação.

Turismo – Empresas, Sites e Blogs sobre viagens procuram redatores para escrever sobre as diferentes regiões turísticas, passagens aéreas na promoção, experiências de viagens, locais a se visitar e por aí vai...

Tradução e Revisão de Texto – Tradução de textos para o português, transcrição de vídeos e áudios. O profissional pode cobrar por hora, quantidade de caracteres e nível de especialização do conteúdo a ser traduzido.

Sabendo quais são os projetos que mais procuram profissionais freelancers da área de Redação e Tradução (Writing and Translation), você pode ficar por dentro dos assuntos, criar um portfólio personalizado de acordo com o cliente e ter mais chances de garantir sua vaga no projeto.

Gostou do artigo? Compartilhe!  

Comentários

  1. Oi, Ben, estou entrando agora nessa vida de freelancer, estou fazendo revisão e criação de conteúdo para sites/blogs e ebooks. É bem difícil conseguir um cliente, porque tem gente que cobra bem menos =/ Além de ser muito concorridas as vagas mesmo. Adorei o post!

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele!
      As vagas de freelancers são super concorridas. Mesmo quando o cliente precisa de vários artigos, ele costuma contratando somente um profissional para o projeto (talvez para economizar e fechar um pacote). Como você disse, é complicado porque tem muita gente que cobra bem abaixo do mercado. Então, mesmo que os redatores se recusem a aceitar os serviços, sempre vai ter alguém que vai aceitar.
      Obrigado por sua visita e comentário. Boa sorte na sua jornada de Freelancer!
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana