terça-feira, 1 de julho de 2014

Ebook ensina como Planejar Blog e Ganhar Dinheiro

Você já se perguntou se é possível ganhar dinheiro com blog? O ebook “Como criar um blog: de desconhecido a problogger”, do blog Escola Dinheiro, fundado por Paulo Faustino, traz algumas dicas para quem deseja criar um blog, planejar o seu conteúdo, a importância do layout, entre outras informações que podem fazer toda a diferença para quem seja se aventurar na blogosfera como um profissional.

O livro digital tem 97 páginas e está disponível gratuitamente no Escola Dinheiro, cujo link você encontrará no final deste post. Decidi ler o ebook, tanto por me interessar por assuntos relacionados à internet e comunicação, quanto pela necessidade de melhorar o meu blog, de forma a deixar os conteúdos mais interessantes, priorizar a navegabilidade e analisar questões de layout que precisam ser melhoradas.

Dividido em vários capítulos, nos quais o autor dá uma série de dicas que podem fazer toda a diferença. Confira abaixo um pouco do que é possível aprender ou ao menos se informar mais sobre este universo dos blogs, cada vez mais procurado por quem deseja melhorar o seu marketing pessoal, criar conteúdo de qualidade e lucrar com anúncios e programas de afiliados:

Planejamento: É recomendável que antes de se criar um blog, haja uma orientação do seu administrador. Caso o blog já exista, é necessário avaliar se vale a pena continuar investindo seu tempo e energia em algo que não está dando retorno, seja financeiro ou social, ou se a melhor alternativa é criar um novo blog. O Ebook ensina a importância de definir os objetivos do blog, o público-alvo, o foco e avaliar se há mercado disponível.

– O meu blog, por exemplo, começou como um exercício para praticar a minha escrita e compartilhar textos sobre a área de Comunicação (mais especificamente a do Jornalismo) e Internet, agora tem um tom mais literário, onde escrevo resenhas sobre livros, entrevisto autores, divulgo livros gratuitos. Já parei para pensar várias vezes se vale a pena continuar investindo no Blog do Ben Oliveira e até agora a resposta tem sido positiva. Tenho aumentado o meu alcance nas redes sociais (principalmente no Google Plus), conquistado novos leitores, ajudado alunos a encontrarem respostas para algumas dúvidas de conteúdos de Comunicação Social, além de ser uma forma de eu expor a minha opinião e informações que eu considere relevantes.

Metas: Quais são suas metas com o blog? Ganhar dinheiro com anúncios? Escrever assuntos que você não costuma encontrar nos meios de comunicação de massa? Alcançar um grande número de leitores? Desde o começo, é importante definir as metas, por mais que ao longo do caminho elas sejam transformadas. Ter um número em mente, inspira o blogueiro a continuar atualizando a sua página, aprendendo cada vez mais sobre marketing digital e descobrindo novas estratégias para fazer o seu conteúdo circular.

– Quando eu criei o meu blog, não tinha muitas metas em mente. Queria simplesmente um espaço onde eu pudesse ajudar outros alunos de Comunicação Social e outros cursos que precisassem ler os meus livros do que eu ou se interessassem pelos mesmos conteúdos a aprenderem. Hoje em dia, tenho outras metas, como ajudar na divulgação e lançamento de livros de contos que eu participo e de colegas escritores, incentivar a leitura de obras literárias, dar dicas para escritores iniciantes, e é claro, conseguir ganhar um pouco de dinheiro fazendo isto, já que no final das contas, se você tem um blog, você sabe o quanto é preciso dedicar semanalmente um tempo para escrever, responder seus leitores, compartilhar os links nas redes sociais e analisar o que está dando certo ou não. Atualmente, recebo uma média de 15 mil visualizações de página por mês. A cada mês que passa, tento aumentar este número ou pelo menos, mantê-lo.

Audiência: Quem é o seu público-alvo? Para quem você está escrevendo? A linguagem precisa estar adequada ao seu leitor. Um texto voltado para adolescentes pode ser diferente de um texto para adultos, assim como um blog sobre engenharia dificilmente terá a mesma linguagem de um blog sobre música pop. Quando se trata da audiência, você necessita levar em conta quais serão os assuntos abordados no blog e qual é o perfil da sua audiência (o que eles fazem? De onde são? Idade? O que procuram?).

– No meu blog, por exemplo, recebo visita de leitores adolescentes e adultos, em sua maioria estudantes ou profissionais de áreas como Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) ou Letras, além de pessoas, como eu, apaixonadas por livros e escrita. Tenho postado pouco nos últimos meses assuntos relacionados ao Jornalismo e Comunicação, mas é algo que planejo continuar abastecendo o blog. Minha prioridade, nos últimos meses, tem sido mesmo a Literatura, desde o prazer de ler, a recomendação de livros até a criação literária e dicas para quem gosta de escrever.

Nicho: Qual é o mercado do seu blog? Um blog sobre tecnologia pode ser muito genérico, já um blog voltado para celulares e tablets Android são mais específicos. Ao escolher o seu nicho, veja qual é a concorrência, se você terá o feedback que precisa ou se talvez a melhor opção não seja criar um blog sobre outro assunto. Por exemplo, não adianta você escrever textos de boa qualidade sobre um assunto cujo retorno será baixíssimo, esperando assim ganhar muito dinheiro com os anúncios (já que, geralmente, o blogueiro ganha pela quantidade de cliques no anúncio, efetivação da compra ou colocando o banner de algum anunciante). Se o seu nicho for muito pequeno, pode alcançar uma audiência de forma direta, mas não dá para se iludir que vai ter a mesma influência do que um blog que recebe milhares de visitantes diariamente e lucra centenas ou milhares de reais por ano.

– Meu nicho é a área de Comunicação e Literatura. No blog, sempre que possível, ajudo a divulgar eventos para jornalistas, publicitários e demais profissionais da Comunicação, divulgar lançamentos de livros, entrevistas com escritores e dicas de leitura. Eu sei, nem todo mundo clica nos links no blog e, nem sempre o blogueiro ganha diretamente, mas só de uma pessoa se interessar em comprar um livro porque você recomendou ou de alguém comentar que o seu texto a ajudou bastante, pode ser gratificante. Na maioria das vezes, não ganho para resenhar algum livro. Tenho parceria com duas editoras, são elas: Caligo Editora e Editora Orgástica. Como funciona essa parceria? Recebo cortesias dos livros para resenhar em casa e recomendar aos leitores do blog, ficando claro que eu tenho todo o direito de não gostar do livro e não resenhá-lo se não achar necessário. Além das parcerias com diversos autores independentes, que me enviam e-mails perguntando se posso resenhar seus livros e como podem fazer para me enviar seus romances e coletâneas de contos.

Autenticidade: É preciso ser autêntico, gostar e ter interesse pelo assunto que você está escrevendo. Com essa explosão de blogs, há muitas pessoas escrevendo sobre coisas que não fazem a mínima ideia, muitas vezes, desagradando os leitores que perdem o tempo à procura de informação de qualidade.

– Aqui no blog, preciso resistir a algumas tentações para escrever sobre assuntos que tenham mais visualizações e fujam do padrão. Por exemplo, é possível analisar quais termos estão populares, seja através de ferramentas como o Google Trends, os trending topics do Twitter, ou tantas outras tools de pesquisa e análise de comportamento dos usuários. É claro, pode-se contextualizar um desses assuntos para que não destoe do restante do conteúdo, porém você pode acabar perdendo alguns leitores que estranham essa mudança súbita.

Viral: Você já se perguntou como alguns blogueiros conseguem ganhar dinheiro tão rápido? Eles costumam criar conteúdos que viralizam pelo ciberespaço – aqueles links que são compartilhados por um usuário até outros e aumenta bastante o número de visitas do blog, podendo até mesmo fidelizar alguns leitores. No ebook, o autor dá algumas dicas de como criar conteúdos que podem se tornar virais, como a utilização de ranking (TOP 10), entrevistas com profissionais da área, entre outras estratégias que você pode descobrir lendo o livro.

Os tópicos acima são só alguns dos que você vai aprender lendo o ebook Como criar um blog: de desconhecido a problogger. É claro, é preciso que o leitor leve em conta que esta transformação de um simples blogueiro em um blogueiro profissional não acontece da noite para o dia, mas com um bom planejamento, criando estratégias e uma boa interação com seus leitores, tudo é possível. O número de pessoas que estão deixando empregos tradicionais para trabalhar na internet não para de aumentar, seja em período integral ou temporariamente. Este aumento do número de blogs também abre espaço para a contratação de freelancers, como redatores, webdesigners (para fazer um layout original e bonito), jornalistas, publicitários, profissionais de mídias sociais, entre outros profissionais da internet.

Para fazer o download do ebook “Como criar um blog: do desconhecido a problogger), acesse o link do blog Escola Dinheiro.   

Se você está pensando em criar um blog ou conhece quem está pensando em se tornar blogueiro profissional, para conseguir ganhar dinheiro na internet, compartilhe o post e o ebook! Não custa nada e ajuda a manter o blog vivo.

Abraços e boa sorte! ;-) 

2 comentários:

  1. Mais um excelente conteúdo e sem medo de mostrar o próprio caminho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlio! Fico feliz que tenha gostado da recomendação de leitura. Acredito que a internet está aí para trocarmos conhecimentos e informações. Este lance de guardar para si mesmo, e achar que é um diferencial ser egoísta e não compartilhar, já não faz sentido!

      Abraços e volte sempre! ;-)

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram