Pular para o conteúdo principal

Destaques

Palavras não ditas

Era uma vez um escritor que tinha tanta empatia por alguém próximo, que, muitas vezes, levava para a terapia problemas que não eram seus. Nem sempre sabia como ajudar. Não sabia como dizer não. Sempre estava disposto a ouvir. Até o dia em que se esgotou e se deu conta de que se as coisas não mudassem, ali não era seu lugar para ficar. Quando foi que precisou se diminuir tanto para caber nas expectativas do outro? O outro sequer sabia que seus posicionamentos ideológicos eram contrários e, vez ou outra, sofria com microagressões, mas se silenciava em bem da amizade – era quase como se vivesse uma vida dupla, da qual o outro desconhecia. Foi deixando um monstro crescer cada vez mais, um monstro alimentado pelo silêncio e que tanto se preocupava com o outro, que às vezes se deixava de lado. Para pessoas que estão familiarizadas com impor limites, o caso poderia ser bobeira, mas para ele, havia chegado a um estado de exaustão, no qual não queria voltar atrás. Estava exausto de ouvir proble...

O Gato Preto: Assista ao curta de animação baseado no conto de Edgar Allan Poe

Vít Přibyla e Noemi Valentíny, do canal do Youtube do estúdio Toys In The Attic, criaram um curta de animação com bonecos, usando a técnica do stop-motion, inspirado em um dos contos mais populares do escritor Edgar Allan Poe: O Gato Preto (The Black Cat). O vídeo de 9 minutos e 33 segundos captou a atmosfera sombria da narrativa por meio das imagens, da trilha sonora e efeitos.
Curta feito com bonecos retrata a atmosfera gótica de O Gato Preto. Foto: Reprodução / Youtube.

O curta é bem fiel ao conto e mostra um homem perturbado que se incomoda com o gato Plutão. De um gentil e amante de animais que era feliz com sua esposa até um alcoólatra, o protagonista se torna violento, principalmente quando o gato o arranha sem querer.

"Quem não, uma centena de vezes, se encontrou cometendo uma ação perversa ou estúpida por nenhuma razão que não fosse porque ele não poderia fazer?"trecho de O Gato Preto (Edgar Allan Poe).

Com raiva de Plutão, o protagonista arranca um dos olhos da criatura e, eventualmente, o enforca. No clima de melancolia, o homem continua bebendo e outro gato bastante semelhante a Plutão o segue até em casa.

Em uma tentativa de parar o homem de matar o novo gato, a esposa é quem se torna vítima, sendo assassinada a machadadas. O homem esconde o corpo dela atrás de uma parede. Quando a polícia visita a casa do protagonista, ele quase se safa do crime, até que o miado do gato alerta para algo escondido atrás da parede.

"A fúria de um demônio instantaneamente me possuiu. Eu não me conhecia mais. Minha alma original parecia, uma vez, voar para fora do meu corpo; e uma maldade diabólica, alimentada pelo gin, excitou cada fibra do meu organismo". trecho de O Gato Preto (Edgar Allan Poe).

Assista ao curta baseado no conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe: 


Comentários

Mais lidas da semana