Pular para o conteúdo principal

Destaques

Seis meses sem cigarro

Seis meses sem cigarro. Há um tempo parecia algo impossível de alcançar e aqui estava ele: estaria mentindo se dissesse que ainda não tinha fissura, mas havia conseguido controlar bem mais como nunca imaginara antes. Seis meses davam uma sensação boa. Seis meses sem fumar um cigarro, mesmo passando por inúmeras situações de estresse e de ansiedade. Seis meses aprendendo a regular as emoções de forma a não descontar no vício. Os meses iam passando. Datas que antes pareciam impossíveis se tornam reais. Já imaginara quando seria quando completasse um ano sem cigarro. Ia escrevendo para comemorar e lembrar que os pequenos dias também importavam. Escrevia para lembrar que o difícil não era impossível e qualquer um poderia conseguir se livrar do cigarro, por mais difícil que parecesse no início. Escrevia para agradecer a si mesmo por ter se libertado de algo que fazia tão mal e muita gente ainda acreditava que fazia bem. Escrevia para deixar claro que não queria voltar atrás e mesmo nos dias...

Vídeo: Elizabeth Gilbert fala sobre criatividade do artista e equilíbrio (TED)

Autora do livro best-seller Comer, Rezar, Amar (Eat, Pray, Love) e de outras publicações, Elizabeth Gilbert ministrou uma palestra no TED Talks, em 2009, chamada “Your Elusive Creative Genius” (traduzida pela equipe de tradutores do TED como ‘Alimentando a Criatividade’). No vídeo de 19 minutos, a escritora compartilha sua própria experiência com a escrita, além de dar exemplo de outros artistas sobre seus processos criativos.


Talvez um dos diferenciais da palestra da Elizabeth Gilbert sobre a criatividade está em sua tentativa de mostrar que a arte não precisa necessariamente estar atrelada ao sofrimento do artista e doenças relacionadas, como a depressão e o alcoolismo, deixando de lado o negativismo associado à 'loucura' e buscando manter o equilíbrio.

"Eu sou uma escritora. Escrever livros é minha profissão, mas é mais do que isso, é claro. É também o grande amor e a fascinação de toda a minha vida. E eu espero que isso não mude nunca!"Elizabeth Gilbert

A escrita e demais produções artísticas podem ser intensas. Além de ser necessário confiança para continuar produzindo, o escritor lida não só com os próprios demônios (que por si só já podem ser devastadores), como com os comentários e críticas.

Seis anos após o vídeo, Elizabeth Gilbert deve lançar seu novo livro Big Magic: Creative Living Beyond Fear, no dia 22 de setembro de 2015. Depois de compartilhar suas memórias de sua jornada espiritual, a autora fala sobre o seu processo de criação, oferecendo insights para quem deseja escrever, abraçando a curiosidade e abrindo mão de sofrimentos desnecessários.

“Depois de muita reflexão, me parece que a maneira como eu devo trabalhar agora, para continuar escrevendo, é criar uma espécie de "construção psicológica protetora", certo? Eu preciso encontrar uma forma de colocar uma distância segura entre eu mesma, quando escrevo, e minha ansiedade natural sobre qual será a reação à minha escrita, a partir de agora. E, depois de analisar algumas maneiras de fazer isso, durante este ano, eu andei pesquisando através dos tempos, tentando encontrar outras sociedades e ver se elas por acaso tinham ideias melhores e mais saudáveis do que as nossas, sobre como ajudar pessoas criativas a cuidar dos riscos emocionais inerentes à criatividade”. – Elizabeth Gilbert

Ficou curioso? Assista ao vídeo Your Elusive Creative Genius (Alimentando a Criatividade) – Elizabeth Gilbert (TED):
 

Gostou? Compartilhe!

Mais lidas da semana