Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rede Sombria: Documentários sobre o lado tenebroso da tecnologia

Tecnologia, poder e controle. Se você gosta de Black Mirror e outras histórias de ficção científica, sem dúvidas vai se interessar pela série de documentários Rede Sombria (Dark Net), criada por Mati Kochavi para o canal Showtime, disponível no momento no catálogo da Netflix Brasil.


A série de duas temporadas e um total de 16 episódios aborda diferentes maneiras que a tecnologia foi/será incorporada no nosso dia a dia e quais são/serão seus impactos positivos e negativos e o lado sombrio do universo digital.

Privacidade, polarização, redes sociais, reconhecimento facial, inteligência artificial, relacionamentos virtuais, biohackeamento, crimes cibernéticos, moderadores de conteúdos da internet, abusos policiais, lavagem cerebral, segurança, realidade virtual, entre outros assuntos são discutidos em Rede Sombria.

Ao mesmo tempo em que a internet e a tecnologia podem ser ótimas ferramentas, nas mãos de pessoas mal-intencionadas muitas questões éticas e criminais ainda devem ser discutid…

Vídeo: Elizabeth Gilbert fala sobre criatividade do artista e equilíbrio (TED)

Autora do livro best-seller Comer, Rezar, Amar (Eat, Pray, Love) e de outras publicações, Elizabeth Gilbert ministrou uma palestra no TED Talks, em 2009, chamada “Your Elusive Creative Genius” (traduzida pela equipe de tradutores do TED como ‘Alimentando a Criatividade’). No vídeo de 19 minutos, a escritora compartilha sua própria experiência com a escrita, além de dar exemplo de outros artistas sobre seus processos criativos.


Talvez um dos diferenciais da palestra da Elizabeth Gilbert sobre a criatividade está em sua tentativa de mostrar que a arte não precisa necessariamente estar atrelada ao sofrimento do artista e doenças relacionadas, como a depressão e o alcoolismo, deixando de lado o negativismo associado à 'loucura' e buscando manter o equilíbrio.

"Eu sou uma escritora. Escrever livros é minha profissão, mas é mais do que isso, é claro. É também o grande amor e a fascinação de toda a minha vida. E eu espero que isso não mude nunca!"Elizabeth Gilbert

A escrita e demais produções artísticas podem ser intensas. Além de ser necessário confiança para continuar produzindo, o escritor lida não só com os próprios demônios (que por si só já podem ser devastadores), como com os comentários e críticas.

Seis anos após o vídeo, Elizabeth Gilbert deve lançar seu novo livro Big Magic: Creative Living Beyond Fear, no dia 22 de setembro de 2015. Depois de compartilhar suas memórias de sua jornada espiritual, a autora fala sobre o seu processo de criação, oferecendo insights para quem deseja escrever, abraçando a curiosidade e abrindo mão de sofrimentos desnecessários.

“Depois de muita reflexão, me parece que a maneira como eu devo trabalhar agora, para continuar escrevendo, é criar uma espécie de "construção psicológica protetora", certo? Eu preciso encontrar uma forma de colocar uma distância segura entre eu mesma, quando escrevo, e minha ansiedade natural sobre qual será a reação à minha escrita, a partir de agora. E, depois de analisar algumas maneiras de fazer isso, durante este ano, eu andei pesquisando através dos tempos, tentando encontrar outras sociedades e ver se elas por acaso tinham ideias melhores e mais saudáveis do que as nossas, sobre como ajudar pessoas criativas a cuidar dos riscos emocionais inerentes à criatividade”. – Elizabeth Gilbert

Ficou curioso? Assista ao vídeo Your Elusive Creative Genius (Alimentando a Criatividade) – Elizabeth Gilbert (TED):
 

Gostou? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana