Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Leituras de Agosto – 2015

Agosto foi um mês de leituras clássicas da literatura, leituras dois autores brasileiros contemporâneos e leituras relacionadas ao universo do yoga. Tentei equilibrar um pouco para não ler só autores orientais ou ocidentais. Confira abaixo a lista de leituras de agosto:


Além do Tempo e Mais Um Dia (Lu Piras)

Conto de Natal (Charles Dickens)

A Metamorfose (Kafka)

As Três Irmãs (Tchekhov)

Tratado de Yoga (Mestre DeRose)

Yoga Para Nervosos (José Hermógenes)

Raja Yoga: Desenvolvimento Mental pela Força do Pensamento (Yogue Ramachárada

O Clã dos Quatro Guerreiros (Diego Martins Ribeiro)

Karma Yoga: A Educação da Vontade (Swami Vivekananda)

Os Yogasutras de Patañjali (Tradução de Carlos Eduardo G. Barbosa)

A Joia Suprema do Discernimento (Shankara)

Eat, Pray, Love (Elizabeth Gilbert)

Estou devendo leituras deste mês para os leitores do blog. Em breve devo fazer uma lista de livros sobre Yoga para quem tiver interesse em aprender mais sobre essa filosofia – para quem não sabe, o yoga (palavra em sânscrito que significa 'união') vai além das práticas de Asanas (posturas) e envolvem também Yama e Nyama (impedir práticas prejudiciais e praticar ações positivas), Pranayama (Respiração), Pratyahara (abstração das sensações exteriores), Dharana (Concentração da mente), Dhyana (Meditação) e Samadhi (Meta final, união).

Ah, desde agosto coloquei como meta voltar a ler mais livros em inglês! Comecei a ler Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez, mas acabei deixando de lado, na ansiedade por outras leituras. Em breve devo retomar a leitura.

Comentários

Mais lidas da semana