Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um Natal diferente

Um Natal diferente. Um Natal sem carregar velhos fantasmas do passado, para se permitir viver o aqui e agora e encerrar um ciclo que já precisava ter encerrado faz tempo. Talvez por fora tudo fosse igual. Talvez tudo parecesse diferente. Mas a verdade era que alguns vínculos se tornavam pesados demais e não valiam a pena manter. Não, nenhuma relação unilateral valia o tempo. Escrevia para se lembrar o quanto algo assim parecia impossível há uns anos. Escrevia para dizer que pouco a pouco havia aprendido a se libertar. Se importava menos com o que os outros pensavam e focava nos próprios limites. Seria um Natal diferente, como deveria ser há anos. Algumas relações se desgastam com o tempo e não têm salvação, não importa o quanto você tente encaixar. De tanto ir deixando ir aos poucos ao longo dos anos, finalmente havia chegado a hora de se soltar de uma vez por todas. Escrevia para dizer o quanto era libertador e que não havia espaço para arrependimento, aliás, recomendava o mesmo ao ou...

Leituras de Agosto – 2015

Agosto foi um mês de leituras clássicas da literatura, leituras dois autores brasileiros contemporâneos e leituras relacionadas ao universo do yoga. Tentei equilibrar um pouco para não ler só autores orientais ou ocidentais. Confira abaixo a lista de leituras de agosto:


Além do Tempo e Mais Um Dia (Lu Piras)

Conto de Natal (Charles Dickens)

A Metamorfose (Kafka)

As Três Irmãs (Tchekhov)

Tratado de Yoga (Mestre DeRose)

Yoga Para Nervosos (José Hermógenes)

Raja Yoga: Desenvolvimento Mental pela Força do Pensamento (Yogue Ramachárada

O Clã dos Quatro Guerreiros (Diego Martins Ribeiro)

Karma Yoga: A Educação da Vontade (Swami Vivekananda)

Os Yogasutras de Patañjali (Tradução de Carlos Eduardo G. Barbosa)

A Joia Suprema do Discernimento (Shankara)

Eat, Pray, Love (Elizabeth Gilbert)

Estou devendo leituras deste mês para os leitores do blog. Em breve devo fazer uma lista de livros sobre Yoga para quem tiver interesse em aprender mais sobre essa filosofia – para quem não sabe, o yoga (palavra em sânscrito que significa 'união') vai além das práticas de Asanas (posturas) e envolvem também Yama e Nyama (impedir práticas prejudiciais e praticar ações positivas), Pranayama (Respiração), Pratyahara (abstração das sensações exteriores), Dharana (Concentração da mente), Dhyana (Meditação) e Samadhi (Meta final, união).

Ah, desde agosto coloquei como meta voltar a ler mais livros em inglês! Comecei a ler Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez, mas acabei deixando de lado, na ansiedade por outras leituras. Em breve devo retomar a leitura.

Mais lidas da semana