Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Correio: Fevereiro – 2016

Quem é que não gosta de ganhar livros? Esta é a primeira encomenda que recebi desde que me mudei de cidade, enviada pela escritora e editora Bia Machado (criadora da Caligo Editora, parceira do Blog do Ben Oliveira). Além do livro Da Noite Sem Fim, do poeta Thiago da Silva Prada, cujo lançamento foi divulgado aqui no blog e aconteceu em dezembro. Confira quais foram os livros que recebi e vão para minha estante nova:


Exclamação – Antologia de Contos Fantásticos (org. Rubem Cabral, Caligo Editora): Trinta e quatro contos com elementos clássicos do gênero fantástico mas que também ousam na busca por novas possibilidades. Das páginas de "!" brota a essência que faz do gênero fantástico algo tão apaixonante. Lugares distantes, dilemas filosóficos, loucura, poesia, fatos históricos subvertidos, realidades apocalípticas e até mesmo horrendos contos de fadas que afastam o leitor de sua zona de conforto, levando-o a se indagar, entre um parágrafo e outro – não sem uma estranha sensação ao mesmo tempo tentadora e temerosa –, se deve resistir ao impulso de continuar a ler desenfreadamente ou se deve, contra toda a vontade que o domina, guardar o livro e economizar as histórias que faltam.

Leia a resenha de Exclamação – Antologia de Contos Fantásticos

Da Noite Sem Fim (Thiago da Silva Prada, Caligo Editora): Segundo livro de poesias de Thiago da Silva Prada, que "[...] não tem medo de mergulhar em águas profundas. Ele encara a própria noite, e se coloca face a face com muitos abismos: temores, sonhos, frustrações, desejos, pesadelos, quereres. Ele olha o abismo e o abismo o olha de volta, sem espanto, sem atração. Espreitam-se mutuamente, como velhos conhecidos, que já sabem o resultado do embate: o autoconhecimento". – Trecho do prefácio de Renata de Albuquerque para o livro.

"E aqui é onde nos encontramos, eu e você, defronte a nossos fantasmas e demônios, naquele momento em que desejamos encontrar outro ser na noite que esteja nessa insônia febril, procurando uma saída no labirinto de dentro. Quero lhe dizer então que eu não estou só e você também não. Mas aqui e agora, seguro sua mão, e, juntos, entraremos neste meu labirinto, minha casa, meu mundo, e você perceberá, lenta e vagarosamente, a minha transformação em minotauro e quimera, a guiá-lo por estes corredores". – Thiago da Silva Prada.

A Caligo Editora está fechando as portas e seus livros podem ser encontrados na loja virtual da editora com desconto: http://caligo.lojaintegrada.com.br/. Em breve divulgo mais informações sobre as transformações e o fim da Caligo aqui no blog. Para continuar por dentro das novidades deles, curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/CaligoEditora/

Extraneus: Em Nome de Deus Vol. 3 (Org. M. D. Amado, Editora Literata em parceria com a Editora Estronho): Deus. Seja ele quem for, ou seja lá qual for o seu deus, já parou para pensar nas atrocidades que são cometidas em SEU nome? Violência, mortes, estupros e todo tipo de sujeira que o ser humano é capaz de fazer, com a desculpa de que tudo é feito em nome de um deus, quase sempre não respeitado. Um deus cujas palavras são deturpadas e usadas como melhor convém àqueles que a pregam.

Children's Literature: A reader's history from Aesop to Harry Potter (Seth Lerer, The University of Chicago Press): Ever since children have learned to read, there has been children's literature. Children's Literature charts the makings of the Western literary imagination from Aesop's fables to Mother Goose, from Alice's Adventure in Wonderland to Peter Pan, from Where the Wild Things Are to Harry Potter.

The only single-volume work to capture the rich and diverse history of children's literature in its full panorama, this extraordinary book reveals why J. R. R. Tolkien, Dr. Seuss, Laura Ingalls Wilder, Beatrix Potter, and many others, despite their divergent styles and subject matter, have all resonated with generations of readers. Children's Literature is an exhilarating quest across centuries, continents, and genres to discover hor, and why, we first fall in love with the written world.

Madame Bovary (Gustave Flaubert, translated from the French by Eleanor Marx-Aveling, A Cardinal Edition): When Emma Rouault marries Charles Bovary she imagines she will pass into the life of luxury and passion that she reads about in sentimental novels and women's magazines. But Charles is a dull country doctor, and provincial life is very different from the romantic excitement for which she yearns. In her quest to realize her dreams she takes a lover, and begins a devastating spiral into deceit and despair.

Flaubert's novel scandalized its readers when it was first published in 1857, and it remains unsurpassed in its unveiling of character and society.

Como estão as leituras de vocês? Comente! ;-) 

Comentários

  1. Quero muito ler Madame Bovary, assisti a nova adaptação e gostei da história. Por isso que fiquei interessada no livro, até porque os detalhes são maiores com relação a história.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany!
      Madame Bovary é fantástico. Tenho certeza de que você vai adorar. Ainda não vi a nova adaptação. Estou louco para assistir. Aliás, não me lembro se vi a antiga. Se você gostou da história dela, deve gostar também de Thérèse Desqueyroux: é uma adaptação cinematográfica de um livro.
      Beijos! Volte sempre ;D

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana