Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Escritores da Liberdade: Erin Gruwell fala sobre a experiência com seus alunos no TED Talks

Muitos que já assistiram ao filme Escritores da Liberdade (2007) devem se lembrar de uma professora que utilizou o poder da leitura e da escrita para mudar a vida dos seus jovens estudantes, mostrando-os como encontrar sua própria voz através de livros e de diários. O que talvez muitos não se lembrem ou não saibam é que a história foi baseada em fatos reais e se tornou inspiração para que outros professores pudessem transformar suas relações com os alunos em sala de aula e ajudar na formação de cidadãos.

Erin Gruwell Palestra Escritores da Liberdade no TED Talks

Erin Gruwell, a professora e presidente da Fundação Escritores da Liberdade (The Freedom Writers Foundation) participou de uma palestra no TED Talks, em 2011, contando sobre sua experiência em sala de aula no colégio Wilson High na cidade de Long Beach, Califórnia, no qual conheceu adolescentes que não gostavam de ler e escrever, tinham dificuldades de se expressarem e se comportavam violentamente.

A educadora percebeu as dificuldades iniciais e foi adequando suas aulas por meio de uma filosofia educacional que promovia e valorizava a diversidade. Muitos dos alunos tinham um histórico de criminalidade e violência em suas famílias e comunidades e estavam expostos aos conflitos de gangues, detenção juvenil e tráfico de drogas.

Dentro deste contexto de violência, muitos dos jovens perderam sonhos e perspectivas sobre seus futuros, principalmente por verem seus amigos e familiares morrendo, sendo presos, tendo filhos na adolescência e pelas dificuldades de se integrarem com as outras pessoas do colégio por causa do preconceito cultural: muitos eram de famílias de imigrantes e misturavam o inglês com o espanhol (Spanglish).

Inspirados por livros como O Diário de Anne Frank e O Diário de Zlata, ambos ambientados em cenários de guerra e perdas, Erin Gruwell  e seus alunos reuniram os textos e experiências e publicaram no livro The Freedom Writers Diary: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them, o qual se tornou base para o filme Escritores da Liberdade, estrelado por Hilary Swank no papel de Erin Gruwell e produzido pela Paramount Pictures.

Atualmente, o impacto de Erin Gruwell vai além dos seus alunos, ela fundou a Freedom Writers Foundation e ensina professores dos Estados Unidos como implementar planos de aula inovadores em suas próprias salas de aula. Erin é graduada pela Universidade da Califórnia – Irvine e mestrado pela Universidade Estadual da Califórnia de Long Beach e em ambas foi reconhecida pelas suas ações em prol da educação.

Para quem ficou curioso, o vídeo da palestra foi disponível no Youtube pelo TEDx Talks, mas infelizmente não estão disponíveis legendas em português. Assista abaixo ao vídeo TEDxConejo – Erin Gruwell – The Freedom Writers:



E você, já assistiu ao filme Escritores da Liberdade? Gostou da palestra? Comenta!


Comentários

  1. nao tem a palestra legendada nao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Como o vídeo é meio antigo, não tem. Algumas palestras do TED Talks foram traduzidas para vários idiomas... Geralmente, as 'principais'. Outras, infelizmente, não tem.
      Abraço

      Excluir
  2. Impossível não se emocionar e acreditar que é possível mudar a partir de nós mesmos e da nossa perspectiva.
    Especialmente neste momento de desmonte da educação no Brasil,desencadeada pelo golpe de estado há dois anos, eu quero crer que agentes multiplicadores como Erin Gruwell se levante para libertar essa geração tão cativa e alienada.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo; parabéns pelo blog, uma olhada rápida e já estou amando vou seguir nas outras redes e na medida do possível lerei tudo, tudinho.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria de saber onde posso compra o livro, pois so consigo ler livros de fatos reais, e se pode indica outros livros que siga o mesmo conceito. Obrigada desde já 😗

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana