Pular para o conteúdo principal

Destaques

Algoritmos

Algoritmos. Algoritmos às vezes nos mostravam o que não queremos ver. Quando menos nos damos conta estamos diante da recomendação de um conteúdo ou recomendação para seguir de alguém que já não faz parte da nossa vida há anos. Os anos passam, mas é como se os algoritmos não se atualizassem: é quase como se ele nos prendesse ao passado. Algoritmos não eram necessariamente bons ou ruins, mas causavam impacto nos nossos comportamentos. De repente, basta um simples conteúdo para dar um gatilho sobre o que você viveu com alguém do passado. Chega a ser engraçado como os algoritmos falham. Muitas pessoas comentam: eu sei que essas pessoas estão no Instagram (ou qualquer outra rede social), eu só não quero adicionar elas. Os algoritmos seguem sem a nossa vontade. Eles não sabem as histórias que aconteceram fora dos bastidores das telas, não sabem muito sobre o contato humano. Ainda que cause um incômodo e que o algoritmo recomende alguém totalmente diferente do que você esperava: às vezes é me...

The Wattys 2016: Wattpad anuncia data de início da premiação

Muitos autores que participam do Wattpad estavam ansiosos para saber quando se iniciaria o The Wattys 2016. O perfil oficial do maior concurso de escrita da internet e premiação anual do Wattpad [@TheWattys]  divulgou uma mensagem nesta terça-feira, 14 de junho, confirmando que o concurso vai se iniciar no dia 20 de junho e seguem até o dia 31 de agosto de 2016.


O concurso é voltado para escritores que participam da plataforma de livros online. A primeira edição do The Wattys aconteceu em 2010 e desde então, a equipe do Wattpad afirma que já descobriram e reconheceram autores de diferentes lugares do mundo que escrevem histórias de diversas categorias e sub-gêneros.

Para ficar por dentro das novidades do prêmio do Wattpad, a equipe recomenda seguir o perfil oficial do The Wattys. Outra forma de acompanhar as novidades da rede social para escritores é através do blog oficial do Wattpad.

Como participar da edição de 2016 do The Wattys?


Segundo o Wattpad, o concurso é voltado para autores de histórias em diferentes categorias: fanfic, poesia, contos, ficção história. “Todas as histórias são bem-vindas a entrar no The Wattys”, afirma o perfil oficial do prêmio.

Para participar, os autores deverão adicionar a tag #Wattys2016 na história, a partir do dia 20 de junho de 2016. Os escritores poderão inscrever quantas histórias quiserem. As histórias inscritas serão julgadas pela equipe editorial do Wattpad, junto com a ajuda de cientistas de dados.

O The Wattys é aberto para autores de diferentes países. No ano passado, foram premiadas diferentes categorias.

Confira as categorias do The Wattys Português: 


  • As Mais Viciantes – Histórias mais lidas
  • As Mais Populares – Histórias mais comentadas
  • As Mais Atraentes – Histórias mais adicionadas às bibliotecas dos Wattpaders
  • Maior Sorte de Principiante – Histórias de usuários cadastrados nos últimos 6 meses
  • Escolhidas pelo Público – Histórias mais nomeadas e votadas pelo público
  • Tesouros Não Descobertos – Histórias reconhecidas pela equipe do Wattpad
  • Melhores Histórias Interativas – Histórias que usam recursos visuais (imagens e vídeos)
  • Melhores Fanfics – Histórias consideradas melhores e mais criativas entre as fanfics

As histórias vencedoras do The Wattys são colocadas em destaque na página oficial do concurso do Wattpad. Confira quais foram as histórias ganhadores da edição 2015 do The Wattys: http://wattys.wattpad.com/2015/pt/

Independente de vencer ou não o Wattys, o Wattpad possibilita ao escritor entrar em contato com leitores, acompanhar quais capítulos são favoritos por meio de votos, ler comentários e feedbacks sobre suas histórias e acaba dando destaque para que muitas editoras acabem apostando nesses autores.

Recentemente o jornalista e escritor Felipe Sali, autor do livro Mais Leve Que o Ar, com mais de 380 mil leituras, assinou um contrato de publicação com a editora Lote 42. Em 2015, o livro dele, Ick Perspectiva, foi um dos vencedores do The Wattys 2015 e atualmente conta com mais de 500 mil leituras na plataforma.

O número de escritores que usam o Wattpad e publicaram versões físicas de seus livros tem aumentado cada vez mais e acaba servindo de incentivo para novos autores que desejam ver suas obras publicadas e entrar no mercado editorial.

No exterior, os autores mais populares acabam entrando para a equipe do Wattpad Stars e alguns são patrocinados por empresas. O Wattpad está investindo no poder do storytelling para atrair marcas que apostem em escritores para contar histórias envolventes. Alguns escritores do Wattpad vão ter suas histórias adaptadas para a televisão.

A plataforma de escrita criativa não para de crescer e trazer novidades e diferentes concursos de escrita. Resta torcer para que muitas dessas vantagens venham também para os autores brasileiros presentes na rede social.

Perfis internacionais do Wattys


O Wattpad acabou atendendo aos pedidos dos autores e leitores. A partir desta edição, cada um dos principais idiomas ganhou um perfil oficial do The Wattys. O perfil oficial para os escritores de língua portuguesa é o @WattysPT.

Também estão disponíveis para mais 20 idiomas, entre eles espanhol, italiano, grego, francês e alemão.

Vai participar do The Wattys 2016? Participou de outras edições? Comente abaixo!

***

Gosta de livros de fantasia urbana? Conheça O Círculo, o primeiro livro da série Os Bruxos de São Cipriano, escrito por mim, Ben Oliveira. Atualmente, o livro conta com mais de 4 mil leituras no Wattpad e entrou para os destaques da temática de Fantasia. Siga o meu perfil: @benoliveira

Mais lidas da semana