Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

The Wattys 2016: Wattpad anuncia data de início da premiação

Muitos autores que participam do Wattpad estavam ansiosos para saber quando se iniciaria o The Wattys 2016. O perfil oficial do maior concurso de escrita da internet e premiação anual do Wattpad [@TheWattys]  divulgou uma mensagem nesta terça-feira, 14 de junho, confirmando que o concurso vai se iniciar no dia 20 de junho e seguem até o dia 31 de agosto de 2016.


O concurso é voltado para escritores que participam da plataforma de livros online. A primeira edição do The Wattys aconteceu em 2010 e desde então, a equipe do Wattpad afirma que já descobriram e reconheceram autores de diferentes lugares do mundo que escrevem histórias de diversas categorias e sub-gêneros.

Para ficar por dentro das novidades do prêmio do Wattpad, a equipe recomenda seguir o perfil oficial do The Wattys. Outra forma de acompanhar as novidades da rede social para escritores é através do blog oficial do Wattpad.

Como participar da edição de 2016 do The Wattys?


Segundo o Wattpad, o concurso é voltado para autores de histórias em diferentes categorias: fanfic, poesia, contos, ficção história. “Todas as histórias são bem-vindas a entrar no The Wattys”, afirma o perfil oficial do prêmio.

Para participar, os autores deverão adicionar a tag #Wattys2016 na história, a partir do dia 20 de junho de 2016. Os escritores poderão inscrever quantas histórias quiserem. As histórias inscritas serão julgadas pela equipe editorial do Wattpad, junto com a ajuda de cientistas de dados.

O The Wattys é aberto para autores de diferentes países. No ano passado, foram premiadas diferentes categorias.

Confira as categorias do The Wattys Português: 


  • As Mais Viciantes – Histórias mais lidas
  • As Mais Populares – Histórias mais comentadas
  • As Mais Atraentes – Histórias mais adicionadas às bibliotecas dos Wattpaders
  • Maior Sorte de Principiante – Histórias de usuários cadastrados nos últimos 6 meses
  • Escolhidas pelo Público – Histórias mais nomeadas e votadas pelo público
  • Tesouros Não Descobertos – Histórias reconhecidas pela equipe do Wattpad
  • Melhores Histórias Interativas – Histórias que usam recursos visuais (imagens e vídeos)
  • Melhores Fanfics – Histórias consideradas melhores e mais criativas entre as fanfics

As histórias vencedoras do The Wattys são colocadas em destaque na página oficial do concurso do Wattpad. Confira quais foram as histórias ganhadores da edição 2015 do The Wattys: http://wattys.wattpad.com/2015/pt/

Independente de vencer ou não o Wattys, o Wattpad possibilita ao escritor entrar em contato com leitores, acompanhar quais capítulos são favoritos por meio de votos, ler comentários e feedbacks sobre suas histórias e acaba dando destaque para que muitas editoras acabem apostando nesses autores.

Recentemente o jornalista e escritor Felipe Sali, autor do livro Mais Leve Que o Ar, com mais de 380 mil leituras, assinou um contrato de publicação com a editora Lote 42. Em 2015, o livro dele, Ick Perspectiva, foi um dos vencedores do The Wattys 2015 e atualmente conta com mais de 500 mil leituras na plataforma.

O número de escritores que usam o Wattpad e publicaram versões físicas de seus livros tem aumentado cada vez mais e acaba servindo de incentivo para novos autores que desejam ver suas obras publicadas e entrar no mercado editorial.

No exterior, os autores mais populares acabam entrando para a equipe do Wattpad Stars e alguns são patrocinados por empresas. O Wattpad está investindo no poder do storytelling para atrair marcas que apostem em escritores para contar histórias envolventes. Alguns escritores do Wattpad vão ter suas histórias adaptadas para a televisão.

A plataforma de escrita criativa não para de crescer e trazer novidades e diferentes concursos de escrita. Resta torcer para que muitas dessas vantagens venham também para os autores brasileiros presentes na rede social.

Perfis internacionais do Wattys


O Wattpad acabou atendendo aos pedidos dos autores e leitores. A partir desta edição, cada um dos principais idiomas ganhou um perfil oficial do The Wattys. O perfil oficial para os escritores de língua portuguesa é o @WattysPT.

Também estão disponíveis para mais 20 idiomas, entre eles espanhol, italiano, grego, francês e alemão.

Vai participar do The Wattys 2016? Participou de outras edições? Comente abaixo!

***

Gosta de livros de fantasia urbana? Conheça O Círculo, o primeiro livro da série Os Bruxos de São Cipriano, escrito por mim, Ben Oliveira. Atualmente, o livro conta com mais de 4 mil leituras no Wattpad e entrou para os destaques da temática de Fantasia. Siga o meu perfil: @benoliveira

Comentários

  1. Excelente artigo Ben, foi bastante esclarecedor!
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete.
      Muito obrigado. Feliz que o texto tenha ajudado a te manter informada.
      Beijos.
      Gratidão pela visita!

      Excluir
  2. Precisa colocar o #TheWattys2016 no NOME da história ex: "Mesmo Só #TheWattys2016"? Ou no capítulo? Tem de colocar junto a # da categoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayana!
      Pelo que vi da edição passada só na categoria mesmo (tags). #Wattys2016 – sem o The antes! Aì quando for liberado, acredito que a partir do dia 20 de junho, é só editar e salvar. Para saber se deu certo, é só clicar na tag.
      De qualquer jeito, a equipe do Wattpad vai divulgar o regulamento deste ano no perfil em inglês [https://www.wattpad.com/user/TheWattys] e no perfil em Português [https://www.wattpad.com/user/WattysPT]. Siga os perfis, assim você fica por dentro de quando eles publicarem, por meio das notificações.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  3. oi! Eu estou participando com 2 títulos. Um em inovção e o outro comum mesmo. Coloquei assim...TRAUMAS #Wattys2016. Mas não entendi sobre clicar na tag pra vwer se deu certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mano!
      Só agora apareceu seu comentário por aqui.
      A tag precisava ser adicionada junto com outras tags. Não era necessário colocar no título. Uma vez que você cadastra a tag, já estava participando automaticamente. Quanto a clicar, era só para 'confirmar' a inscrição mesmo.
      Abraços

      Excluir
  4. ou outro está assim LILITH MEU LIVRO PROIBIDO! #Inovacao#Wattys2016 e um nessa categoria BIA & NIKA #SimplesmenteEscreva#LGBT . O que eu terei que fazer? preciso editar algo?

    ResponderExcluir
  5. Afinal, quando eles vão anunciar os vencedores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Também estou aguardando o resultado do Wattys 2016. Ainda não divulgaram =/ O jeito é aguardar. Imagino que o número de inscrições em 2016 tenha sido bem maior do que no ano interior. A equipe deve estar penando para conferir todas.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana