Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Leituras de Junho – 2016

Em junho tentei mergulhar um pouco mais no universo do Neil Gaiman. Além dos livros de ficção, também li algumas obras sobre comunicação. Do total de 11 livros lidos no mês de junho de 2016, quatro foram resenhados para o blog e dois dos autores foram entrevistados. Confira abaixo a lista de leituras de junho:


Truques da Escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos (H. S. Becker, Editora Zahar) – A obra explora a ansiedade e as dificuldades que muitas pessoas sentem na hora de escrever. Apesar de ser voltada para o público acadêmico da área de sociologia, é possível extrair conselhos sobre a escrita em geral.

Inverno Negro (Stefano Sant’Anna, Editora Empíreo) – O livro de fantasia nacional explora a história de um jovem que é levado para outro universo e descobre que grande parte da sua história não passou de mentira. Determinado a encontrar respostas e a sobreviver, Leonan acaba encontrando companheiros dispostos a ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e descobrir o que está acontecendo.

A Era dos Mortos-Vivos (Eliel Barberino, Cultura em Letras Edições) O livro traz uma abordagem filosófica sobre o universo dos zumbis, explorando como a temática se tornou um fenômeno cultural e alguns dos motivos que explicam o seu sucesso. Ficou curioso? O autor Eliel Barberino foi entrevistado para o blog!

Os Lobos Dentro da Parede (Neil Gaiman, Editora Rocco) – O livro com ilustrações de Dave McKean conta a história de Lucy, uma garota que acredita que existem lobos vivendo dentro da parede de sua casa, mas sua família não acredita. Quando os barulhos continuam, a família acaba descobrindo que realmente existiam os lobos.

A Comédia Trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch (Neil Gaiman, Editora Conrad) – A história se passa no litoral, quando um garoto passa uma temporada na casa dos avós. Um período de amadurecimento e descobertas, reveladas por personagens insólitos.  Seu tio-avô Morton, marcado desde a infância por uma deficiência física; uma misteriosa mulher, que ganha a vida interpretando uma sereia, e Swatchell, um artista com um passado obscuro. À medida que as histórias desses personagens se entrelaçam e se desdobram , o garoto é forçado a confortar segredos de família, estranhos fantoches e um pesadelo de violência e traição, em uma sombria fábula sobre o fim da infância - e da inocência - e a passagem para a vida adulta.

Os Livros da Magia (Neil Gaiman, Panini Comics) – Timothy Hunter é um típico garoto de treze anos de idade que passa suas tardes assistindo à tevê e andando de skate. Mas ele é diferente de praticamente todos os outros adolescentes do planeta e está prestes a descobrir o porquê. Resumindo em uma palavra: magia. Tim não acredita nela, mas a magia certamente acredita nele – pelo menos o suficiente para que alguns praticantes já estejam planejando sua morte. Mas, pra sorte do garoto, ele também tem aliados nos planos sobrenaturais. Quatro dos maiores e mais misteriosos magos juraram protegê-lo e instruí-lo, e cada um deles está preparando uma jornada para demonstrar os perigos e as recompensas da magia. E, acima de tudo, lhe mostrarão o preço.

Trilhas de Silêncio (Evelyn Postali) – Israel é um jovem jornalista que está à procura de respostas sobre o seu pai. Nesta jornada de descobertas, ele acaba viajando para Lagoa Bela e se encontrando com o seu tio Vicente. Quanto mais ele vai se aventurando e tentando entender melhor o passado de sua família, mais ele acaba descobrindo alguns dos segredos da região e também coisas dele mesmo. Um romance escrito com sensibilidade. Ficou curioso? A escritora Evelyn Postali foi entrevistada para o blog!



Goosebumps: Creep From The Deep (R. L. Stine, Scholastic Paperbacks) – Billy e sua irmã, Sheena, mergulham em um mistério quando aceitam um convite surpresa para HorrorLand, um parque de diversões. Mas antes, Billy e Sheena afundam em um submarino e encontram um navio com um capitão que eles imaginavam que estava morto.

Comunicação em Prosa Moderna (Othon M. Garcia, Editora FGV) – Neste livro, Othon Moacyr Garcia apresenta ao leitor as sutilezas da Moderna terminologia semântica e discute problemas linguísticos e lógicos com os quais se defrontam todos aqueles que se dedicam à escrita, profissionalmente ou não. Com sua experiência, o autor ensina o leitor a pensar de forma coerente, aguçando seu senso crítico.

Comunicação: Discursos, Práticas e Tendências (Antonio Barros, Editora Rideel) – Este livro reúne variadas contribuições recentes para o estudo do campo da comunicação. Deliberadamente, optou-se por uma miscelânea de temas e enfoques, a fim de demonstrar a variedade de olhares, a fertilidade do terreno midiático para a pesquisa e a reflexão sobre as diversas áreas da Comunicação Social no contexto atual.  Além disso, a obra apresenta textos de pesquisadores consagrados como José Marques de Melo e de uma diversidade de jovens pesquisadores, sobretudo um grupo de professores de Brasília que há alguns anos vem se dedicando à análise dos discursos, práticas e tendências da Comunicação.

Design e Comunicação Visual (Bruno Munari, Editora Martins Fontes) – Em 1967 Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente ciquenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou neste livro que é, sem dúvida, uma das obras mais importantes do autor. Trata-se de um verdadeiro manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não nos conceitos do belo e do feio.

E você, já leu algum dos livros da lista? Comente!


Comentários

Mais lidas da semana