Pular para o conteúdo principal

Destaques

Fim da série

Há uma sensação de prazer quando chega o fim da série. Se despedir dos personagens com os quais pôde acompanhar suas histórias ao longo de várias temporadas, especialmente se for série antiga. Enquanto muitas novas séries têm apostado em um formato mais curto, alguns até de minissérie, teve uma época boa em que as séries pareciam sem fim. Mas mesmo as séries que pareciam sem fim, também chegam ao final. É gratificante a sensação. É como dizer adeus e agradecer pelo tempo juntos.  Então, se antes você torcia para que a série chegasse ao fim logo, agora você torcia por cada minuto, para que tivesse mais tempo juntos. Quantos dias tinha passado assistindo a série? Quantos episódios assistiu? Perdera a conta, mas de uma coisa estava certo: o alívio de encerrar mais uma série, abrindo espaço para novas descobertas e consciente de que cada minuto assistindo valeu a pena, entre erros e acertos.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa...

Tap: Wattpad lança aplicativo de histórias em forma de chat

Depois do sucesso do Wattpad, considerada a maior plataforma de histórias online, a mesma empresa, criada por Allen Lau e Ivan Yuen, lançou um novo aplicativo em fevereiro de 2017, o Tap. Com a proposta de possibilitar ao leitor ler histórias em formato de trocas de mensagens (chat stories), app similar ao Hooked, a ferramenta faz parte da estratégia do Wattpad de continuar criando novas formas de entretenimento.

Para revelar cada linha do diálogo, é preciso tocar o botão que aparece na tela. Caso o leitor não goste da história, basta clicar na área fora e procurar outras narrativas. Na tela inicial aparecem as histórias mais escolhidas pelos usuários. Também estão disponíveis em categorias: românticas, assustadoras, dramáticas, mágicas, misteriosas, inacreditáveis, engraçadas e suspenses.


Confira trecho da mensagem enviada por Allen Lau, co-criador do Wattpad:


"Dois meses de nossa secunda década, eu estou super animado para anunciar a primeira de muitas novas formas de entretenimento: Tap, do Wattpad. Tap é um novo aplicativo que mergulha as pessoas em histórias viciantes de bate-papo. Tap se baseia no que sabemos bem no Wattpad (e o que as pessoas que gastam 15 bilhões de minutos por mês em nossa plataforma nos mostraram), que quando se trata de contar histórias, todo mundo quer participar"

A função de escrever histórias no Tap ainda não está disponível, mas em breve será possível a escritores compartilharem histórias no formato de bate-papo, podendo adicionar capas e imagens de fundo.

O aplicativo de histórias em formato de chat pode ser baixado em aparelhos da Apple com iOs 9.0 (iPhone, iPad e iPod Touch) e dispositivos que rodam Android 4.4 ou superior. Disponível de forma gratuita, o aplicativo dá a opção premium para quem quiser acesso ilimitado a todas histórias e algumas exclusivas.

Baixei o Tap no meu celular e estou curioso para conferir as novidades que vêm por aí. Para cadastrar um perfil no aplicativo (benoliveira), é preciso cadastrar algum e-mail. No perfil, dá para conferir quantos toques você deu, quais histórias está lendo no momento e quais concluiu a leitura.

O aplicativo foi lançado recentemente e já está recebendo um feedback positivo dos leitores, principalmente dos brasileiros – que adoram ficar por dentro das novidades quando se tratam de mídias sociais –, mas que ainda não estão completamente felizes com a falta de opção de histórias em português.

O Tap possibilita uma experiência diferente de storytelling. Para alguns autores do Wattpad, a novidade vem a somar com algumas estratégias de divulgação criadas para divulgarem suas histórias na plataforma, compartilhando diálogos dos personagens principais. Acaba sendo mais uma ferramenta para escritores construírem sua base de leitores e aprofundarem a interação, além de adaptar suas histórias para outros formatos (transmedia storytelling).

Ficou curioso? Visite o site oficial do aplicativo Tap: https://taptaptap.co/

Link para baixar o Tap no iTunes: https://itunes.apple.com/us/app/tap-stories-to-keep-you-hooked/id1182496809?mt=8 

Link para baixar o Tap no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wattpad.tap 

Assista ao vídeo de apresentação do Tap:



Mais informações sobre o Tap (em inglês): https://taptaptap.zendesk.com/hc/en-us
***
Recentemente o Wattpad foi nomeado como uma das 10 Empresas Mais Inovadoras de 2017 na categoria de mídias sociais. Entre os destaques do Wattpad se deu pela possibilidade de transformar histórias de fan ficiton em entretenimento para Hollywood, parte de um dos projetos de expansão da plataforma, o Wattpad Studios, que fechou parcerias com empresas de entretenimento, cinema e televisão, como Turner, Universal Cable Productions, Simon & Schuster e Paramount Pictures.

Para ficar por dentro das novidades do Wattpad, visite o blog oficial do aplicativo: https://blog.wattpad.com/

Estou na expectativa de que o Wattpad continue crescendo fora do país, mas que também traga muitas novidades para os autores brasileiros. Recentemente, foi anunciada a primeira parceria entre a empresa General Eletrics e uma escritora nacional da plataforma, convidada a escrever um conto de ficção científica.

E aí, o que achou da novidade do Wattpad? 

***
Gosta de ler histórias no Wattpad? Acompanhe minhas histórias (@BenOliveira), como O Círculo (Os Bruxos de São Cipriano: Livro 1), um dos destaques na categoria de fantasia, com quase 50 mil leituras.




Mais lidas da semana