Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance

Quando se lê ou ouve o termo dorama, muitas pessoas associam aos dramas românticos e leves, fazendo com que muitas pessoas evitem conhecer uma série de produções de gêneros diferentes, para quem também gosta de histórias mais sombrias e com uma dose de suspense e ação. Pensando em uma postagem assim que vi nas redes sociais, nas quais os dorameiros estavam indicando opções diferentes, decidi selecionar minhas cinco sugestões de dramas coreanos (kdramas) que fogem dos clichês românticos, dos quais algumas pessoas não gostam. Apesar de grande parte dos conteúdos lembrarem novelas de drama e romance, surgem cada vez mais possibilidades de gêneros e temas para assistir. Quando o termo dorama se popularizou no Brasil, parte da comunidade brasileira coreana não ficou muito feliz por associarem a um gênero. Confira 5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance: 1) Round 6 (Squid Game): da lista, este é um dos dramas coreanos que conseguiram furar a bolha da dramaland e conquistaram telespectadore

Literatura e Saúde Mental: Relação entre a leitura e o bem-estar será explorada em curso online

A Universidade de Warwick lançou um curso online gratuito Literatura e Saúde Mental: Leitura Para o bem-estar (Literature and Mental Health: Reading for Wellbeing) sobre a relação entre a leitura de algumas obras literárias e como elas podem influenciar a saúde mental e a entender como  poemas, peças e romances podem nos ajudar a entender e lidar com a tensão emocional profunda.


Com uma duração de seis semanas, o curso conta com a participação de médicos, os quais oferecem uma perspectiva médica, e de várias pessoas que se voltaram para a literatura em momentos de crises, como Stephen Fry, Melvyn Bragg, Mark Haddon e Sir Ian McKellen. 

Entre os temas de cada aula estão: Estresse; Coração partido; Luto; Trauma (transtorno do estresse pós-traumático); Depressão e Transtorno Bipolar; Envelhecimento e Demência. O curso é ministrado pelo crítico literário, biógrafo e shakespeariano Jonathan Bate e pela escritora best-seller Paula Byrne, criadora da ReLit – Fundação para Biblioterapia.

Conheça também: Farmácia Literária (Ella Berthoud e Susan Elderkin) 

Sobre o FutureLearn – Os primeiros cursos foram lançados em Setembro de 2013 e desde então, mais de 7 milhões de pessoas já se juntaram à plataforma de ensino. É uma empresa privada de propriedade exclusiva da The Open University, com o benefício de mais de 40 anos de experiência em educação a distância e educação online. Com mais de 140 parceiros pelo mundo, entre eles muitas das melhores universidades do Reino Unido e internacionais, bem como instituições com um enorme arquivo de material cultural e educacional, como o British Council, a Biblioteca Britânica e o Museu Britânico. 

As datas de inscrições do curso ainda não foram abertas, mas é possível registrar o interesse e receber e-mail quando o curso estiver disponível. Alguns dos destaques do curso já estão disponíveis para saber um pouco antes de se inscrever.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, Marco.
      Concordo contigo. Acredito que a biblioterapia deveria ser mais explorada.

      Excluir
  2. Que bacana ter um curso sobre isso. A mim, a literatura já ajudou em diversos momentos. Eu sou uma pessoa muito sentimental e bastante ansiosa também. Os livros me ajudam a acalmar, a focar e a chorar. Pra mim, é importante poder chorar, se não fico acumulando coisas ruins em mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana