Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Literatura e Saúde Mental: Relação entre a leitura e o bem-estar será explorada em curso online

A Universidade de Warwick lançou um curso online gratuito Literatura e Saúde Mental: Leitura Para o bem-estar (Literature and Mental Health: Reading for Wellbeing) sobre a relação entre a leitura de algumas obras literárias e como elas podem influenciar a saúde mental e a entender como  poemas, peças e romances podem nos ajudar a entender e lidar com a tensão emocional profunda.


Com uma duração de seis semanas, o curso conta com a participação de médicos, os quais oferecem uma perspectiva médica, e de várias pessoas que se voltaram para a literatura em momentos de crises, como Stephen Fry, Melvyn Bragg, Mark Haddon e Sir Ian McKellen. 

Entre os temas de cada aula estão: Estresse; Coração partido; Luto; Trauma (transtorno do estresse pós-traumático); Depressão e Transtorno Bipolar; Envelhecimento e Demência. O curso é ministrado pelo crítico literário, biógrafo e shakespeariano Jonathan Bate e pela escritora best-seller Paula Byrne, criadora da ReLit – Fundação para Biblioterapia.

Conheça também: Farmácia Literária (Ella Berthoud e Susan Elderkin) 

Sobre o FutureLearn – Os primeiros cursos foram lançados em Setembro de 2013 e desde então, mais de 7 milhões de pessoas já se juntaram à plataforma de ensino. É uma empresa privada de propriedade exclusiva da The Open University, com o benefício de mais de 40 anos de experiência em educação a distância e educação online. Com mais de 140 parceiros pelo mundo, entre eles muitas das melhores universidades do Reino Unido e internacionais, bem como instituições com um enorme arquivo de material cultural e educacional, como o British Council, a Biblioteca Britânica e o Museu Britânico. 

As datas de inscrições do curso ainda não foram abertas, mas é possível registrar o interesse e receber e-mail quando o curso estiver disponível. Alguns dos destaques do curso já estão disponíveis para saber um pouco antes de se inscrever.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, Marco.
      Concordo contigo. Acredito que a biblioterapia deveria ser mais explorada.

      Excluir
  2. Que bacana ter um curso sobre isso. A mim, a literatura já ajudou em diversos momentos. Eu sou uma pessoa muito sentimental e bastante ansiosa também. Os livros me ajudam a acalmar, a focar e a chorar. Pra mim, é importante poder chorar, se não fico acumulando coisas ruins em mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana