Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Literatura e Saúde Mental: Relação entre a leitura e o bem-estar será explorada em curso online

A Universidade de Warwick lançou um curso online gratuito Literatura e Saúde Mental: Leitura Para o bem-estar (Literature and Mental Health: Reading for Wellbeing) sobre a relação entre a leitura de algumas obras literárias e como elas podem influenciar a saúde mental e a entender como  poemas, peças e romances podem nos ajudar a entender e lidar com a tensão emocional profunda.


Com uma duração de seis semanas, o curso conta com a participação de médicos, os quais oferecem uma perspectiva médica, e de várias pessoas que se voltaram para a literatura em momentos de crises, como Stephen Fry, Melvyn Bragg, Mark Haddon e Sir Ian McKellen. 

Entre os temas de cada aula estão: Estresse; Coração partido; Luto; Trauma (transtorno do estresse pós-traumático); Depressão e Transtorno Bipolar; Envelhecimento e Demência. O curso é ministrado pelo crítico literário, biógrafo e shakespeariano Jonathan Bate e pela escritora best-seller Paula Byrne, criadora da ReLit – Fundação para Biblioterapia.

Conheça também: Farmácia Literária (Ella Berthoud e Susan Elderkin) 

Sobre o FutureLearn – Os primeiros cursos foram lançados em Setembro de 2013 e desde então, mais de 7 milhões de pessoas já se juntaram à plataforma de ensino. É uma empresa privada de propriedade exclusiva da The Open University, com o benefício de mais de 40 anos de experiência em educação a distância e educação online. Com mais de 140 parceiros pelo mundo, entre eles muitas das melhores universidades do Reino Unido e internacionais, bem como instituições com um enorme arquivo de material cultural e educacional, como o British Council, a Biblioteca Britânica e o Museu Britânico. 

As datas de inscrições do curso ainda não foram abertas, mas é possível registrar o interesse e receber e-mail quando o curso estiver disponível. Alguns dos destaques do curso já estão disponíveis para saber um pouco antes de se inscrever.

Mais lidas da semana