Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Confira o vídeo de A Leitura e o Mar (Ben Oliveira)

Sabe aquele velho projeto que você deixa para depois e sempre acontece algum imprevisto? Consegui retomar o meu canal do YouTube, que estava parado desde outubro de 2017, data em que publiquei os teasers dos livros Escrita Maldita e O Círculo.

O YouTube tem servido como uma ferramenta complementar ao meu trabalho produzido aqui no blog, bem como uma forma experimental de produzir conteúdo e compartilhar um pouco não só da minha escrita e dos meus gostos literários, como de torcer para que meu caminho se cruze com o de mais pessoas apaixonadas pelo universo da literatura.


Neste primeiro vídeo de retorno, gravei um dos meus textos publicados aqui no blog, A Leitura e o Mar. Com mais de 500 leituras, o texto também foi publicado no Wattpad, na minha obra que reúne algumas crônicas, Fragmentário.

Uma curiosidade: o vídeo usado na abertura e encerramento do vídeo foi gravado no dia em que escrevi esse texto. Gosto muito do mar e esse contato com a natureza sempre me faz refletir sobre a relação que construo com minha própria escrita e o meu amor pela leitura.

Assista ao vídeo A Leitura e o Mar:




Para quem está com saudade dos meus vídeos no canal e das indicações de livros, no momento estou com algumas limitações: já faz mais de um mês que meu celular só está funcionando na tomada e sem previsão de quando vou conseguir trocar de aparelho. A falha é um vício oculto do aparelho, mas a marca se recusa a trocar após o final da garantia. Paciência... Celulares estão ficando obsoletos cada vez mais rápido!

Já falei aqui no blog que estou escrevendo dois livros no momento. Também estou revisando o segundo livro da série de fantasia Os Bruxos de São Cipriano. Em breve a obra vai estar disponível para Kindle na Amazon, para os leitores que não gostam de usar o Wattpad para leitura. Em seguida, o romance também deve ganhar uma versão paperback para quem prefere livros impressos. Inicialmente, o livro físico vai estar disponível no KDP Print, serviço de impressão por demanda da Amazon. Lembrando que o primeiro livro da série, O Círculo pode ser comprado para leitura no Kindle e em versão paperback.

Estou cheio de ideias, mas infelizmente com a falta de recursos e como autor independente, eu fico de mãos abanando. Por isso é tão importante esse apoio quando leitores compram a versão digital, mesmo que não sejam tão chegados aos livros eletrônicos e/ou quando comentam e indicam obras de escritores que gostaram. Essas recomendações boca a boca são tão poderosas quanto estratégias digitais de marketing.

Nos últimos meses também estava em fase de mudanças – mudei de lugar e até ajeitar tudo, foram tempos exaustivos. Tenho quebrado a cabeça para produzir conteúdos novos para o blog e também para o YouTube, mas confesso que não é nada fácil conciliar tantas plataformas e os projetos paralelos.

Tenho menos horas do que gostaria em um dia e cada um sabe os sacrifícios que faz pelos seus sonhos. É gratificante ver que aos poucos o índice de leitura no Brasil tem aumentado e está ficando mais evidente pela internet, especialmente em épocas de promoções de livros realizadas por livrarias e escritores. Outro movimento interessante é perceber que o preconceito com a literatura nacional tem se quebrando e mais leitores têm se aventurado pela leitura de livros de escritores brasileiros contemporâneos e aproveitando a vantagem de poder interagir com eles dentro do próprio país, seja em eventos ou na internet.

Aproveitando que já estou aqui para agradecer aos leitores que compraram o eBook de Escrita Maldita nos últimos dias e que estão lendo pelo Kindle Unlimited. O livro continua no ranking dos mais vendidos na categoria de terror.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana