Espelho Quebrado
Não era responsável pela ilusão do outro. Não era capaz de salvá-lo de si mesmo. Havia coisas que o outro precisava descobrir por conta própria. Amizade tinha limites e mesmo quando tentava ajudar, era jogado em uma espiral de negatividade e vitimismo. Enquanto um dependia do outro para pequenas e grandes questões, o outro lidava com as próprias questões sozinho. Assim se havia criado uma dependência, uma distorção do que deveria ser uma amizade saudável e havia se tornado cômodo para um dos lados, mas extremamente desconfortável para o outro. Quem é que não queria alguém para escutar seus problemas e reclamações diariamente? A pergunta é: isto é saudável? Quem está se beneficiando disso? E a outra pessoa, como fica após lidar com tantas questões? Era algo que a pessoa era incapaz de perceber e só continuava e continuava, mas mesmo a pessoa mais empática precisava de um espaço e tempo para si mesmo, ninguém precisa ficar aguentando diariamente tanta negatividade vindo do outro, especia...
Eu entendo o que você disse. Eu sou Asperger. Obrigado pela informação. :D
ResponderExcluirOi, Gleiber!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário. Foi bem legal quando descobri os grupos no Facebook de aspies, perceber que existem outras pessoas como eu por aí.
Abraço
Comecei a buscar um diagnóstico agora pra mim, pois suspeito ser asperger. Meu antigo trabalho foi muito difícil depois que fui promovido. Eu executava funções metódicas e sequenciais, e isso era muito confortável e gratificante pra mim, e isso nunca ninguém entendeu, achavam que eu era acomodado na "zona de conforto". Então fui prom]ovido a uma chefia no antigo cargo público que eu ocupava, e não deu certo. Falhei pois era necessário que eu tratasse diretamente com pessoas, o cargo pedia que eu não fosse sincero em muitas vezes, e cada dia era uma incerteza do que aconteceria, o que me fazia ir ao banheiro várias vezes com dores abdominais. Fiquei muito mal naquela época, e deveria ter buscado ajuda psicológica.
ResponderExcluirDepois que meu filho teve um diagnóstico de asperger e eu descobrir ser muito difícil conseguir um novo emprego, passei a perceber que possivelmente eu seja um asperger devido a vários pontos de identificação da minha pessoa com relatos de aspies e com as literaturas médicas.
Eu sempre achei que eu era "único", mas vejo agora muita gente parecida comigo, e isso tem me trazido paz.
Obrigado e sucesso!!
Olá, Cabral. Se você for Asperger, é bem possível que o seu mal-estar no trabalho esteja relacionado, sim. Aspergers não gostam de mentiras. Não quer dizer que eles não saibam mentir (aprendemos por observação e repetição), mas podemos nos sentir bem mal quando mentimos. Geralmente, aspergers são leais e têm dificuldades de entender algumas convenções sociais, como mentiras sem necessidade. Fico feliz que esteja procurando ajuda. Sim, tem relação genética, embora o assunto seja pouco explorado no Brasil. Há muita gente sem diagnóstico. Entender como funciona, os comportamentos e diferente maneira de enxergar a vida são coisas que fazem muita diferença, pois te ajuda a explicar aos outros.
ExcluirGratidão pelo comentário.
Abraço
Já faz alguns anos que enfrento a avaliação 360 na empresa. Parte social e de comunicação piora ano a ano. Pior é que sempre que recebo o feedback, quero morrer. Não tenho coragem de pedir demissão, não gosto da ideia de mudar de emprego, a melhor saída é a janela do apartamento. São crises em silêncio.
ResponderExcluirNão desista. Também estou no espectro e sei muito bem como se sente. Coragem. Busque um lugar melhor, ele existe. Mas temos que ir testando, até encontrá-lo. Força pra vc, e muita paz.
Excluir