Pular para o conteúdo principal

Destaques

Coronavírus e Saúde Pública: O momento não pede negação nem omissão | Ben Oliveira

Me tirar do sério não é fácil. Tenho mais de 8 anos de prática de yoga e uma paciência quase infinita. Mas quando se trata do que tem acontecido nos últimos tempos, impossível seria me silenciar.


Para começar: muitas pessoas religiosas e espiritualizadas acham erradamente que cultivar a não-violência é se silenciar diante do caos que esse DesPresidente tem causado. Não poderiam estar mais errados, afinal, ser omisso à violência é uma forma de aumentá-la.

O momento não pede negação nem omissão. Os brasileiros elegeram um homem sem empatia, que sempre se demonstrou ser frio, manipulador e ignorante.

Sim, ele é um reflexo de muitos que não tiveram acesso à educação ou desprezam a intelectualidade, mas é também alguém que não está colocando só a própria vida em perigo, mas de milhares de brasileiros ao ignorar as recomendações de saúde, protocolos de pesquisas com medicamentos e conhecimentos BÁSICOS de saúde: qualquer pessoa que tenha um conhecimento raso de biologia, química e estatísti…

Avaliação Neuropsicológica: Mais ciência, menos pseudociência

Leitura da madrugada. O que o Brasil precisa? De mais conhecimento científico, menos pseudociência e achismos.


Isso serve para profissionais desatualizados também. Eu teria muita vergonha de trabalhar em uma área que entendo o básico. Mas cada um é cada um, né?

A decepção de viver em um país que até médicos e psicólogos compactuam com o charlatanismo. Não é fácil.

“A avaliação neuropsicológica não é um processo de investigação pronto e acabado; está em estruturação e provavelmente estará assim por muito tempo” – Maria Joana Mader-Joaquim

 Compre o livro Avaliação Neuropsicológica com desconto: https://amzn.to/2ZwjZKD



Texto da imagem: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA:

As avaliações neuropsicológicas podem ajudar a identificar alterações na cognição e auxiliar o diagnóstico e orientar o tratamento.

A avaliação não é obrigatória para o diagnóstico do espectro autista, mas pode ser complementar.

Muitas pessoas têm transtornos de aprendizagem e/ou problemas de aprendizagem no Brasil e não são diagnosticadas/não têm apoio. Isso afeta ainda mais a questão da leitura e do aprendizado.


Sinopse:


Esta nova edição de Avaliação neuropsicológica reúne alguns dos principais clínicos, professores e pesquisadores que se dedicam ao desenvolvimento desta área no Brasil. Abordando os avanços recentes e incluindo novos instrumentos de avaliação utilizados neste campo, esta é uma obra fundamental tanto para a formação como para o aprimoramento profissional. Esta obra é uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Confira o texto de contracapa do livro:


A neuropsicologia vem passando por avanços constantes nos últimos anos. A fim de contemplar este cenário, Avaliação Neuropsicológica chega à sua 2ª edição, ampliada e atualizada, reunindo destacados autores – clínicos, professores e pesquisadores – que abordagem os diferentes aspectos que devem ser considerados sobre o tema.

Abardando desde as questões relacionadas à psicometria, passando pelos diferentes domínios de investigação, as etapas do desenvolvimento – da infância à velhice –, até as contribuições específicas para as mais diversas áreas da saúde, e incluindo uma seção sobre instrumentos que estão sendo adaptados e/ou desenvolvidos no contexto brasileiro, esta obra é fundamental tanto para estudantes como para profissionais que buscam aprimorar sua prática.

Sobre os organizadores do livro:


Leandro F. Malloy-Diniz, Psicólogo, neuropsicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Farmacologia Bioquímica e em Farmacologia Molecular pela UFMG. Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFMG. Consultor científico do Instituto Lumina de Neurociências aplicadas à Saúde Mental.

Daniel Fuentes, Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Fellow pela Calgary University, Canadá. Ex-diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).
Paulo Mattos, Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Instituto D%u2019Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).


Neander Abreu, Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre e Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Leia também: Fake news de saúde: Epidemia e a responsabilidade dos jornalistas

Comentários