Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autistas com Altas Habilidades: Mais adaptáveis ao mundo neurotípico

Por que eu não gosto de ser acompanhado no meu perfil pessoal por muitos familiares de autistas? Não gosto que queiram saber minhas vivências, como fazem com outros autistas?


Texto da imagem: Os autistas com altas habilidades (dupla excepcionalidade) podem compensar as limitações usando habilidades cognitivas, navegando em situações sociais e se adaptando aos desafios da vida cotidiana (Autism Calgary).

Todos autistas são diferentes. Eu repito isso quase que diariamente. Muita gente fica comparando experiências e vivências, achando que por estarem no mesmo grau, vão encontrar as respostas que precisam. Spoiler: Nem sempre.

Dois autistas podem ser completamente diferentes. Dois aspies podem ser completamente diferentes.

Existem muitas dificuldades que alguns aspies têm na vida adulta, que eu tinha na infância ou adolescência. Isso significa que eu preciso esconder que me adaptei? Não. Significa que somos todos diferentes e sou mais adaptável em alguns aspectos. 
Isso me torna um fake auti…

Leitura da vez: Vencendo o TDAH adulto

Nem só de tretas vive o homem. Minha leitura da vez é sobre TDAH em adultos. Foi indicação de uma colega no espectro.


Compre o livro Vencendo o TDAH adulto (Russell A. Barkley e Christine M. Benton): https://amzn.to/2VZkbny

Ontem encerrei a leitura de 7 Tipos de Inteligência, mas já adicionei outro livro. Estou com várias leituras paralelas e devendo vídeos novos para o canal.

Continuo com o problema da falta de silêncio: para quem tem hipersensibilidade auditiva, o silêncio não existe. A gente ouve tudo: desde ruído da lâmpada, até goteiras, ponteiros de relógio etc. Mas o blog continua sendo atualizado.


“A maioria dos adultos com TDAH tem pelo menos dois transtornos: 80 a 85% têm TDAH e outro transtorno; e mais da metade pode ter três transtornos psicológicos” – Russel Barkley e Christine Benton, Vencendo o TDAH: Adulto


3 Perguntas para fazer para profissionais que atendem pessoas com condições neurológicas diversas, como autismo e TDAH:


– Qual é a porcentagem/quantidade de pacientes que atende que tenham Autismo e/ou TDAH?

– Se atende adultos e crianças. Quantos adultos?

– Há quanto tempo atende adultos autistas e/ou TDAH?

[Perguntas adaptadas do livro Vencendo o TDAH: Adulto, Russel Barkley e Christine Benton]

PS: Não entendo por qual razão alguns diagnósticos no Brasil trazem tanta desconfiança.

Muita gente tem vergonha de se aceitar autista e entendo que existe muito estigma. Eu mesmo já sofri preconceito de todos lados: profissionais desatualizados, outros autistas e familiares de autistas.

“Muitas pessoas com TDAH descrevem uma dupla deficiência nessa área: elas não parecem conseguir se concentrar tempo suficiente para terminar as tarefas rotineiras e também têm sua atenção distraída por virtualmente qualquer coisa que entre em seu campo de consciência” – Russell A. Barkley e Christine M. Benton, Vencendo o TDAH: Adulto

É bem difícil entender por qual motivo as pessoas negam diagnóstico de TDAH. No Brasil, as pessoas são muito religiosas e espirituais e fogem da ciência e diagnósticos, como se fossem algo negativo. Diagnóstico é orientação, não é rótulo.

Antes que alguém fique curioso: não tenho diagnóstico de TDAH, embora seja comum que Aspergers tenham TDAH também.

“A chave para entender o TDAH é que muitos problemas rotulados simplesmente como "dificuldade para prestar atenção" são, na verdade, problemas com o controle dos impulsos” – Russell A. Barkley e Christine M. Benton, Vencendo o TDAH: Adulto

Segundo o especialista mundial em Asperger e autismo, Tony Attwood, cerca de 75% dos aspies têm TDAH. Mas os números levam em conta a realidade australiana. No Brasil, todos dados sobre transtornos estão desatualizados pela resistência das pessoas buscarem diagnósticos.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Comentários

Mais lidas da semana