Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Leitura da vez: Vencendo o TDAH adulto

Nem só de tretas vive o homem. Minha leitura da vez é sobre TDAH em adultos. Foi indicação de uma colega no espectro.


Compre o livro Vencendo o TDAH adulto (Russell A. Barkley e Christine M. Benton): https://amzn.to/2VZkbny

Ontem encerrei a leitura de 7 Tipos de Inteligência, mas já adicionei outro livro. Estou com várias leituras paralelas e devendo vídeos novos para o canal.

Continuo com o problema da falta de silêncio: para quem tem hipersensibilidade auditiva, o silêncio não existe. A gente ouve tudo: desde ruído da lâmpada, até goteiras, ponteiros de relógio etc. Mas o blog continua sendo atualizado.


“A maioria dos adultos com TDAH tem pelo menos dois transtornos: 80 a 85% têm TDAH e outro transtorno; e mais da metade pode ter três transtornos psicológicos” – Russel Barkley e Christine Benton, Vencendo o TDAH: Adulto


3 Perguntas para fazer para profissionais que atendem pessoas com condições neurológicas diversas, como autismo e TDAH:


– Qual é a porcentagem/quantidade de pacientes que atende que tenham Autismo e/ou TDAH?

– Se atende adultos e crianças. Quantos adultos?

– Há quanto tempo atende adultos autistas e/ou TDAH?

[Perguntas adaptadas do livro Vencendo o TDAH: Adulto, Russel Barkley e Christine Benton]

PS: Não entendo por qual razão alguns diagnósticos no Brasil trazem tanta desconfiança.

Muita gente tem vergonha de se aceitar autista e entendo que existe muito estigma. Eu mesmo já sofri preconceito de todos lados: profissionais desatualizados, outros autistas e familiares de autistas.

“Muitas pessoas com TDAH descrevem uma dupla deficiência nessa área: elas não parecem conseguir se concentrar tempo suficiente para terminar as tarefas rotineiras e também têm sua atenção distraída por virtualmente qualquer coisa que entre em seu campo de consciência” – Russell A. Barkley e Christine M. Benton, Vencendo o TDAH: Adulto

É bem difícil entender por qual motivo as pessoas negam diagnóstico de TDAH. No Brasil, as pessoas são muito religiosas e espirituais e fogem da ciência e diagnósticos, como se fossem algo negativo. Diagnóstico é orientação, não é rótulo.

Antes que alguém fique curioso: não tenho diagnóstico de TDAH, embora seja comum que Aspergers tenham TDAH também.

“A chave para entender o TDAH é que muitos problemas rotulados simplesmente como "dificuldade para prestar atenção" são, na verdade, problemas com o controle dos impulsos” – Russell A. Barkley e Christine M. Benton, Vencendo o TDAH: Adulto

Segundo o especialista mundial em Asperger e autismo, Tony Attwood, cerca de 75% dos aspies têm TDAH. Mas os números levam em conta a realidade australiana. No Brasil, todos dados sobre transtornos estão desatualizados pela resistência das pessoas buscarem diagnósticos.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Comentários

Mais lidas da semana