Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: A publicidade é um cadáver que nos sorri – Oliviero Toscani

O livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, foi escrito pelo fotógrafo italiano, Oliviero Toscani, em 1995. O autor conta no livro histórias de suas ousadas e polêmicas campanhas publicitárias que repercutiram no mundo. Sua paixão por fotografia começou quando ele ganhou a primeira câmera fotográfica do pai, que era repórter fotográfico do jornal italiano “Corriere della Sera”.

No início do livro, Toscani começa a descrever a publicidade como um “crime contra a inteligência” e cita inúmeros casos e exemplos de fracasso dos anúncios publicitários, como: a falta de criatividade; a inutilidade social; as mentiras; a exclusão e o racismo; a persuasão.

Assim como o jornalismo tem seu papel social, por quê a publicidade não pode fazer o mesmo? Do começo ao fim da obra, o autor propõe uma reflexão sobre o papel da publicidade. A maioria dos seus anúncios foram criados para a Benetton, sempre indo além da lógica da maioria dos publicitários da época, muitas vezes contrariando os padrões e quebrando tabus.

A guerra, o racismo e a AIDS sempre estiveram presentes em seus anúncios. Para Oliviero Toscani, a publicidade é mais do que estimular a venda e o capitalismo, é mostrar assuntos que são de interesse da população que estão além do falso glamour e falsa felicidade abordadas nas propagandas.

Apesar do livro ter sido lançado há 14 anos, observa-se que pouca coisa mudou no ramo publicitário. Os publicitários parecem seguir a mesma “fórmula de sucesso”, mostrar algo que seja agradável e que não provoque a reflexão, sendo o lucro e a satisfação dos clientes prioridades. O que é mais importante para você, ajudar as pessoas a enfrentar a realidade ou fazer com que elas vivam no mundo perfeito e utópico mostrado nas propagandas?

Algumas fotos de Oliviero Toscani, quem quiser ver mais, no site do fotógrafo estão disponíveis.
http://www.olivierotoscanistudio.com/


Comentários

  1. Parabéns Ben, bastante claro,
    cíclico e coeso o texto. Eu li a obra e fiquei fascinado, claro que como atores de mídia já percebíamos a mentira, o reforço dos esteriótipos na publicidade. Mas, pelo menos eu desconhecia da proposta do Toscano. É uma pena que raríssimos publicitários se comprometam com a mesma ideia.

    Adorei o post. O texto está ótimo.
    Arrazou...

    =*

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito irei citar alguns trechos no meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.
      Boa sorte com o seu trabalho.
      Abraços

      Excluir
  3. PARA NÉ PRODUÇÃO, ELE É PIOR QUE OS ABTUAIS USOU A PUBLICIDADE DE FORMA CONTRARIA DANDO UMA DE REVELADOR, PREUCUPADO COM AS CAUSAS SOCIAIS, FAÇA 1000 FAVOR O QUE ESSES CARAS FIZERAM PELA HUMANIDADE ? ATÉ MONTARAM CARROS DE FORMULA 1 QUE SÃO CARRISSIMOS COM CONSIENCIA SOCIAL ? ESSE BOSTA IA LEVAR AGUA PARA AFRICA ? PIOR QUE OS PUBLICITARIOS CONVENCIONAIS É ESSE METIDO A LEVANTADOR DE UMA BANDEIRA SOCIAL, GENTE ELE É PIOR QUE DUDA MENDONÇA E W.OLIVETO, O SENHOR OLIVETTO FOI JANTADO ( ATROPELADO) NO RODA VIVA ( QUANDO NAO ERA MIDIATICO IGUAL HOJE ) FATO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana