Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Comunicação Integrada

A comunicação integrada é o trabalho conjunto entre as diversas áreas da comunicação para uma melhor forma de representação da instituição e ela acontece através de um planejamento. Este trabalho agregado permite que os conceitos institucionais transmitidos sejam alinhados a um mesmo propósito.

Se antigamente cada setor da comunicação trabalhava separadamente, atualmente, isto não é mais possível. Os profissionais de comunicação social: publicitários, relações públicas e jornalistas, devem atuar em conjunto, para que a mensagem tenha um amplo alcance e seja uniforme.


Comunicação integrada no cinema

No artigo: "Comunicação Integrada e novas tecnologias da informação", Adriana Machado Casali, traz um exemplo interessante de comunicação integrada utilizada no filme "A Bruxa de Blair". As estratégias de comunicação foram tão fortes que até mesmo os brasileiros começaram a comentar sobre a veracidade ou não do filme.

No Brasil, a campanha não foi tão forte quanto nos Estados Unidos, em que foram utilizadas várias mídias, como a história das lendas da cidade que estavam divulgadas em sites, a utilização de anúncios sobre os jovens desaparecidos, "inclusive em embalagens de leite longa vida".
 

Dualidade 

Mas nem toda comunicação empresarial é sempre positiva. Em diversos artigos, o jornalista Wilson da Costa Bueno, explica a importância de se comunicar fielmente com o público e cita inúmeros exemplos deploráveis em que a comunicação faz um "des-serviço" à população, como no caso da indústria tabagista, os fast-foods, a indústria de bebidas alcóolicas e a indústria farmacêutica.

A visão capitalista está tão predominante nestas empresas que mesmo causando algum prejuízo ou a morte dos consumidores, elas continuam investindo em pesquisas e na transmissão de informações que contrariem aos seus reais malefícios.

Referências

CASALI, Adriana Machado. Comunicação Integrada e novas tecnologias de informação (2002). Disponível em: http:[//www.eca.usp.br/alaic/material%20congresso%202002/congBolivia2002/trabalhos%20completos%20Bolivia%202002/GT%20%206%20%20margarida%20kunsch/Adriana%20Machado%20Casali%20-%20CO%20y%20RP.doc]. Acesso: 04 de abril de 2010.

BUENO, Wilson da Costa. A Comunicação des(integrada). Disponível em: http:[//www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo2.php]

BUENO, Wilson da Costa. A comunicação cínica da indústria tabagista. Disponível em: http:[//www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo1.php]

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: transparência ou maquiagem? Disponível em: http:[//www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo14.php]

Comentários

Mais lidas da semana