Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

Resenha: Manual de Radiojornalismo: Produção, ética e Internet

O livro Manual de Radiojornalismo: Produção, ética e Internet foi escrito em 2001 por Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima (juntos os autores também elaboraram o Manual de Telejornalismo: Os Segredos da Notícia na TV).

Imparcialidade do jornalista

A introdução do livro fala sobre um assunto bastante polêmico no jornalismo: a imparcialidade. Os autores acreditam que a imparcialidade não passa de uma utopia e comentam: "O jornalista tem seu próprio mundo e valores. Toma sempre partido, de uma forma ou de outra, nas notícias que divulga ou comenta. Não há como separar informação de opinião".

Deixando a crença de imparcialidade de lado. A melhor forma talvez de informar a sociedade é através da isenção. É mostrar todos os lados dos envolvidos, "é a busca constante do que se entender ser a verdade".

Ética

Sugestões para uma Conduta Ética é o título do primeiro capítulo do livro. Nele os autores explicam: "A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade". Os jornalistas precisam de um código de valores. (Leia o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros)

Nas sugestões para uma conduta ética são discutidos assuntos como: o interesse público, o sensacionalismo, o jabá (jargão jornalístico para presentes), a credibilidade, a omissão, a isenção e a distinção entre opinião e informação.

Rádio via Internet

A Internet possibilitou a globalização do rádio, "com o simples clicar do mouse, é possível ouvir uma rádio de Nova York, Manela, Zagreb ou da Rocinha". A forma de se fazer publicidade na rádio vai se transformar: "as agência de publicidade vão produzir anúncios locais, nacionais ou internacionais com a mesma cobertura e alcance".

Os autores ainda falam da desmonopolização do rádio, contribuindo com a democratização deste meio de comunicação. A concessão pública perderá importância, pois "na Internet não é preciso pedir licença a ninguém: está aberto a todos".

Outros assuntos interessantes abordados no livro são: entrevista, reportagem, produção, pauta, texto, edição, jornalismo esportivo, pronúncia, redação, o rádio e a política, credibilidade.

Autores

* Heródoto Barbeiro é jornalista da CBN e da TV Cultura, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio - São Paulo, articulista em jornais, revistas e Internet. Autor de livros na área de treinamento para empresas, jornalismo, história e religião.

* Paulo Rodolfo de Lima é editor da Rádio CBN - São Paulo.

Mais lidas da semana