Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia de Conscientização do Autismo: Data batida por causa do Coronavírus

Hoje foi dia de conscientização do autismo. Com tantas preocupações sobre o Coronavírus, a data acabou passando batida. Mas para quem apoia a causa, além de usar o mês inteiro para abordar o assunto, a vida se torna uma constante aula de aceitação.



Sempre disse que nunca vestiria os símbolos que não concordo, por motivos internacionais, mas como disse minha psicóloga uma vez, não posso ficar comparando a realidade de outro país com a nossa (embora seja quase impossível pra mim).

Embora muitos autistas não gostem do quebra-cabeça e do laço (me incluo entre eles), prefiro o símbolo do infinito da Neurodiversidade, cheguei a conclusão que é só um estresse a mais e não adianta explicar para as pessoas.

Tal qual a palavra autista foi ressignificada, talvez seja melhor ressignificar do que ficar dando murro na ponta da faca (acertei a expressão?).

Enfim, só para não passar batido, foto com a camiseta que minha mãe pegou para mim em um evento de autismo em Campo Grande (MS).

Quando ganhei, p…

Por que criar um blog?

Texto: Ben Oliveira

Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita, compartilhar sentimentos, pensamentos, opiniões e textos de diferentes gêneros, sejam poesias, artigos, crônicas, além fotos e vídeos.

Dizem que uma das melhores maneiras de se aprender algo é praticando e o blog serve muito bem para esta função. Por exemplo, eu comecei este blog com a proposta de melhorar a maneira que eu escrevo, organizo minhas ideias, compartilhar artigos interessantes e escrever resenhas de livros, artigos e documentários. E com o tempo, a construção do texto acontece com mais facilidade.

Com o passar dos anos, é como se o blog começasse a crescer e ganhar vida própria. De repente, um simples propósito abre uma série de opções de conteúdo para produzir. Todavia, é preciso estar atento ao propósito do blog ou ele pode sair dos trilhos.

Como criar um blog?

Para quem não sabe, a maioria dos blogs são ferramentas gratuitas, como o Blogspot e o Wordpress, as principais plataformas de blog utilizadas atualmente. Além das duas plataformas online, existem o Tumblr, LiveJournal, e outras.

Por meio do blog, o usuário tem a possibilidade de transmitir informações e conhecimento para pessoas do mundo todo, dependendo da língua em que os conteúdos forem postados, além da opção de traduzir textos que pode ser implementada, como o Google Tradutor (Google Translate).

Quem tem dificuldades para reter conteúdo, por exemplo, pode utilizar o blog para fazer resumos de livros, compartilhar trabalhos universitários e sugestões de obras, servindo tanto para uso pessoal, como uma espécie de diário acadêmico, como para ajudar outros estudantes.

Através da caixa de comentários disponível no blog, o autor consegue interagir com os leitores, formular discussões, trocar conhecimentos e ter um retorno (feedback) sobre o seu texto. Os comentários são uma boa maneira de receber críticas, sugestões e conhecer mais o seu público-alvo.

Os blogs também servem como uma espécie de portfólio para os estudantes apresentarem em vagas de estágio e emprego, mostrando suas produções. Por exemplo, se você gosta de moda, com um blog você pode compartilhar seus conhecimentos sobre a área, conhecer profissionais (networking) e entrar em contato com o assunto, mesmo que não trabalhe em uma empresa da área. Para os acadêmicos, os blogs são uma forma de expor suas fotografias, vídeos e textos.

Leia também: Blogs e Jornalismo 


A morte e reinvenção do blog 

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores 

Marketing Digital - Medir sucesso do blog 

Comentários

  1. Eu, particularmente, sempre tive o interesse em criar um blog. Como você
    mesmo mencionou "Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita", e
    concordo. Ter um blog é uma ótima ferramente para exercer a sua escrita.
    Mas claro, é sempre bom também pautar assuntos interessantes e não
    sensacionalistas. Eu, por exemplo, criei o meu blog depois que vi o seu
    Ben, como já conversei acerca disso com você. Posso afirmar que pra quem
    quer ter o seu próprio espaço de comunicação, de escrita - faça o seu
    próprio blog. Não irá se arrepender. Sucesso ainda mais, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      Só agora vi este comentário. Fico feliz que concorde com a minha opinião sobre blogs. Realmente, é uma ótima ferramenta para praticar a escrita. Levando em conta que ela é gratuita, o blogueiro só tem a ganhar, podendo até mesmo ganhar dinheiro com anúncios e afiliados.
      É uma ótima plataforma para postar artigos, conhecer leitores do Brasil e do mundo, além de escrever sobre assuntos que não são tão encontrados nos grandes veículos de comunicação.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!