Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Candyman – Clive Barker

Um presente para os leitores de Clive Barker, assim é a edição para colecionadores de Candyman, publicada pela editora DarkSide Books, em janeiro de 2019, com tradução de Eduardo Alves e posfácio de Carlos Primati.


Encontre o livro Candyman (Clive Barker): https://amzn.to/2ZdA32y

Candyman (The Forbidden) é um conto, portanto a leitura é enxuta, mas envolvente, e transporta o leitor para o clima de lendas urbanas. Embora já não sejam mais comuns na tradição oral e tenham ganhado o ambiente virtual, histórias sobre acontecimentos assustadores e questionáveis fazem parte da existência humana.

Com uma atmosfera sombria e mais urbana, Clive Barker leva o leitor ao gueto, onde a violência e a criminalidade por si só já contrastam com a realidade de outros bairros da cidade e acabam tão banalizadas que a história faz a personagem principal, Helen, se interessar pelo caso contado por uma das moradoras.

“E as histórias que contaram para ela – seriam confissões de crimes não cometidos, relatos do …

Por que criar um blog?

Texto: Ben Oliveira

Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita, compartilhar sentimentos, pensamentos, opiniões e textos de diferentes gêneros, sejam poesias, artigos, crônicas, além fotos e vídeos.

Dizem que uma das melhores maneiras de se aprender algo é praticando e o blog serve muito bem para esta função. Por exemplo, eu comecei este blog com a proposta de melhorar a maneira que eu escrevo, organizo minhas ideias, compartilhar artigos interessantes e escrever resenhas de livros, artigos e documentários. E com o tempo, a construção do texto acontece com mais facilidade.

Com o passar dos anos, é como se o blog começasse a crescer e ganhar vida própria. De repente, um simples propósito abre uma série de opções de conteúdo para produzir. Todavia, é preciso estar atento ao propósito do blog ou ele pode sair dos trilhos.

Como criar um blog?

Para quem não sabe, a maioria dos blogs são ferramentas gratuitas, como o Blogspot e o Wordpress, as principais plataformas de blog utilizadas atualmente. Além das duas plataformas online, existem o Tumblr, LiveJournal, e outras.

Por meio do blog, o usuário tem a possibilidade de transmitir informações e conhecimento para pessoas do mundo todo, dependendo da língua em que os conteúdos forem postados, além da opção de traduzir textos que pode ser implementada, como o Google Tradutor (Google Translate).

Quem tem dificuldades para reter conteúdo, por exemplo, pode utilizar o blog para fazer resumos de livros, compartilhar trabalhos universitários e sugestões de obras, servindo tanto para uso pessoal, como uma espécie de diário acadêmico, como para ajudar outros estudantes.

Através da caixa de comentários disponível no blog, o autor consegue interagir com os leitores, formular discussões, trocar conhecimentos e ter um retorno (feedback) sobre o seu texto. Os comentários são uma boa maneira de receber críticas, sugestões e conhecer mais o seu público-alvo.

Os blogs também servem como uma espécie de portfólio para os estudantes apresentarem em vagas de estágio e emprego, mostrando suas produções. Por exemplo, se você gosta de moda, com um blog você pode compartilhar seus conhecimentos sobre a área, conhecer profissionais (networking) e entrar em contato com o assunto, mesmo que não trabalhe em uma empresa da área. Para os acadêmicos, os blogs são uma forma de expor suas fotografias, vídeos e textos.

Leia também: Blogs e Jornalismo 


A morte e reinvenção do blog 

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores 

Marketing Digital - Medir sucesso do blog 

Comentários

  1. Eu, particularmente, sempre tive o interesse em criar um blog. Como você
    mesmo mencionou "Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita", e
    concordo. Ter um blog é uma ótima ferramente para exercer a sua escrita.
    Mas claro, é sempre bom também pautar assuntos interessantes e não
    sensacionalistas. Eu, por exemplo, criei o meu blog depois que vi o seu
    Ben, como já conversei acerca disso com você. Posso afirmar que pra quem
    quer ter o seu próprio espaço de comunicação, de escrita - faça o seu
    próprio blog. Não irá se arrepender. Sucesso ainda mais, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      Só agora vi este comentário. Fico feliz que concorde com a minha opinião sobre blogs. Realmente, é uma ótima ferramenta para praticar a escrita. Levando em conta que ela é gratuita, o blogueiro só tem a ganhar, podendo até mesmo ganhar dinheiro com anúncios e afiliados.
      É uma ótima plataforma para postar artigos, conhecer leitores do Brasil e do mundo, além de escrever sobre assuntos que não são tão encontrados nos grandes veículos de comunicação.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana