Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrita além dos benefícios

Escrevia para não ter que ficar engolindo sempre as emoções. Escrevia para processar os pensamentos e as emoções. Escrevia para entrar em contato com sua voz interior. Escrevia. Muitas vezes, era somente quando estava escrevendo que se dava conta melhor das coisas que estavam acontecendo. Escrevia, pois era humano, e sabia que deveria encarar suas fragilidades. Escrevia para encontrar momentos de paz ao longo da semana. Escrever tinha muitos benefícios, mas ainda que não tivessem, continuaria a escrever, era mais forte do que ele. Escrevia pelo prazer de escrever e também para que outros pudessem ler e se identificarem de alguma forma ou outra. O que faria sem a escrita? Não fazia ideia. Era tão parte dele quanto qualquer traço de personalidade que não conseguia mudar. Escrever se tornara parte da sua vida há tanto tempo que poderia abrir mão de outras coisas, mas não abriria da escrita. É sempre encarando a página em branco que as coisas começam a ganhar sentido. Sempre uma palavra pu...

Por que criar um blog?

Texto: Ben Oliveira

Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita, compartilhar sentimentos, pensamentos, opiniões e textos de diferentes gêneros, sejam poesias, artigos, crônicas, além fotos e vídeos.

Dizem que uma das melhores maneiras de se aprender algo é praticando e o blog serve muito bem para esta função. Por exemplo, eu comecei este blog com a proposta de melhorar a maneira que eu escrevo, organizo minhas ideias, compartilhar artigos interessantes e escrever resenhas de livros, artigos e documentários. E com o tempo, a construção do texto acontece com mais facilidade.

Com o passar dos anos, é como se o blog começasse a crescer e ganhar vida própria. De repente, um simples propósito abre uma série de opções de conteúdo para produzir. Todavia, é preciso estar atento ao propósito do blog ou ele pode sair dos trilhos.

Como criar um blog?

Para quem não sabe, a maioria dos blogs são ferramentas gratuitas, como o Blogspot e o Wordpress, as principais plataformas de blog utilizadas atualmente. Além das duas plataformas online, existem o Tumblr, LiveJournal, e outras.

Por meio do blog, o usuário tem a possibilidade de transmitir informações e conhecimento para pessoas do mundo todo, dependendo da língua em que os conteúdos forem postados, além da opção de traduzir textos que pode ser implementada, como o Google Tradutor (Google Translate).

Quem tem dificuldades para reter conteúdo, por exemplo, pode utilizar o blog para fazer resumos de livros, compartilhar trabalhos universitários e sugestões de obras, servindo tanto para uso pessoal, como uma espécie de diário acadêmico, como para ajudar outros estudantes.

Através da caixa de comentários disponível no blog, o autor consegue interagir com os leitores, formular discussões, trocar conhecimentos e ter um retorno (feedback) sobre o seu texto. Os comentários são uma boa maneira de receber críticas, sugestões e conhecer mais o seu público-alvo.

Os blogs também servem como uma espécie de portfólio para os estudantes apresentarem em vagas de estágio e emprego, mostrando suas produções. Por exemplo, se você gosta de moda, com um blog você pode compartilhar seus conhecimentos sobre a área, conhecer profissionais (networking) e entrar em contato com o assunto, mesmo que não trabalhe em uma empresa da área. Para os acadêmicos, os blogs são uma forma de expor suas fotografias, vídeos e textos.

Leia também: Blogs e Jornalismo 


A morte e reinvenção do blog 

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores 

Marketing Digital - Medir sucesso do blog 

Mais lidas da semana