Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Por que criar um blog?

Texto: Ben Oliveira

Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita, compartilhar sentimentos, pensamentos, opiniões e textos de diferentes gêneros, sejam poesias, artigos, crônicas, além fotos e vídeos.

Dizem que uma das melhores maneiras de se aprender algo é praticando e o blog serve muito bem para esta função. Por exemplo, eu comecei este blog com a proposta de melhorar a maneira que eu escrevo, organizo minhas ideias, compartilhar artigos interessantes e escrever resenhas de livros, artigos e documentários. E com o tempo, a construção do texto acontece com mais facilidade.

Com o passar dos anos, é como se o blog começasse a crescer e ganhar vida própria. De repente, um simples propósito abre uma série de opções de conteúdo para produzir. Todavia, é preciso estar atento ao propósito do blog ou ele pode sair dos trilhos.

Como criar um blog?

Para quem não sabe, a maioria dos blogs são ferramentas gratuitas, como o Blogspot e o Wordpress, as principais plataformas de blog utilizadas atualmente. Além das duas plataformas online, existem o Tumblr, LiveJournal, e outras.

Por meio do blog, o usuário tem a possibilidade de transmitir informações e conhecimento para pessoas do mundo todo, dependendo da língua em que os conteúdos forem postados, além da opção de traduzir textos que pode ser implementada, como o Google Tradutor (Google Translate).

Quem tem dificuldades para reter conteúdo, por exemplo, pode utilizar o blog para fazer resumos de livros, compartilhar trabalhos universitários e sugestões de obras, servindo tanto para uso pessoal, como uma espécie de diário acadêmico, como para ajudar outros estudantes.

Através da caixa de comentários disponível no blog, o autor consegue interagir com os leitores, formular discussões, trocar conhecimentos e ter um retorno (feedback) sobre o seu texto. Os comentários são uma boa maneira de receber críticas, sugestões e conhecer mais o seu público-alvo.

Os blogs também servem como uma espécie de portfólio para os estudantes apresentarem em vagas de estágio e emprego, mostrando suas produções. Por exemplo, se você gosta de moda, com um blog você pode compartilhar seus conhecimentos sobre a área, conhecer profissionais (networking) e entrar em contato com o assunto, mesmo que não trabalhe em uma empresa da área. Para os acadêmicos, os blogs são uma forma de expor suas fotografias, vídeos e textos.

Leia também: Blogs e Jornalismo 


A morte e reinvenção do blog 

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores 

Marketing Digital - Medir sucesso do blog 

Comentários

  1. Eu, particularmente, sempre tive o interesse em criar um blog. Como você
    mesmo mencionou "Um blog é uma ótima opção para praticar a escrita", e
    concordo. Ter um blog é uma ótima ferramente para exercer a sua escrita.
    Mas claro, é sempre bom também pautar assuntos interessantes e não
    sensacionalistas. Eu, por exemplo, criei o meu blog depois que vi o seu
    Ben, como já conversei acerca disso com você. Posso afirmar que pra quem
    quer ter o seu próprio espaço de comunicação, de escrita - faça o seu
    próprio blog. Não irá se arrepender. Sucesso ainda mais, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      Só agora vi este comentário. Fico feliz que concorde com a minha opinião sobre blogs. Realmente, é uma ótima ferramenta para praticar a escrita. Levando em conta que ela é gratuita, o blogueiro só tem a ganhar, podendo até mesmo ganhar dinheiro com anúncios e afiliados.
      É uma ótima plataforma para postar artigos, conhecer leitores do Brasil e do mundo, além de escrever sobre assuntos que não são tão encontrados nos grandes veículos de comunicação.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana